quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sporting lucra 2.5 milhões sem vender qualquer jogador

A profícua academia de talentos do Sporting é uma verdadeira mina de ouro. Mesmo sem vender qualquer elemento do plantel (Farnerud saíu a custo zero), os "leões" angariaram cerca de 2,5 milhões de euros provenientes de jogadores formados na sua cantera.

Danny , o protagonista do mercado de transferências, rendeu 225 mil euros, uma ínfima fatia do grande bolo de 30 milhões pagos pelo Zenit ao Dinamo de Moscovo (o luso-venezuelano foi formado no Marítimo, que arrecadou 1 milhão, mas esteve no Sporting antes dos 23 anos, o que faz com que o clube de Alvalade tenha direito a uma parcela da transferência).


Ricardo Quaresma voltou a "dar" dinheiro ao Sporting, desta vez através da mudança para o Inter de Milão. Dos 24,6 milhões euros que o Porto recebeu (estando neste montante incluídos os 6 milhões de euros do passe de Pelé), 738 mil euros foram directamente para o cofre dos "verde-e-brancos".


Carlos Martins foi o "ex-leão" que mais rendeu: a sua transferência do Recreativo para o Benfica proporcionou ao Sporting 150 mil euros de direitos de formação acrescidos de 1,2 milhões por 40 % do passe do médio, percentagem que o clube manteve quando o libertou em 2006.


Purovic não foi formado no clube, mas o seu empréstimo aos turcos do Kayserispor ainda rendeu cerca de 400 mil euros. Se Cristiano Ronaldo e o Manchester United aceitarem a milionária proposta dos novos donos do Manchester City, o Sporting receberá mais uns "trocos"...

Sem comentários: