sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Taça UEFA: Equipas lusas com sortes diferentes

Confirmou-se o que seria previsível. O Braga foi o único a vencer das 5 equipas em acção na Taça UEFA. O Vitória de Guimarães perdeu no terreno do fortíssimo Portsmouth, por 2-0, com golos de Diarra e Defoe, numa noite em que Nilson brilhou a grande nível. Depois de uma primeira parte apagada, com a Fajardo a falhar um penalty, os vimaranenses estiveram melhor na segunda metade, ficando muito perto do golo. Contudo, os ingleses foram sempre superiores e poderiam ter ampliado a vantagem, não fosse o herói Nilson a defender uma grande penalidade.

O Benfica foi ao Sao Paolo defrontar um Nápoles "eléctrico", que soube reagir ao golo do estreante Suazo, com 2 golos de rajada de Vitale e Denis. Na segunda parte da partida, os "encarnados" sofreriam o terceiro golo, num golo de Maggio a meias com Leo. Luisão ainda reduziria para 3-2, num jogo que ficou marcado pela grande exibição de Suazo, e pela dureza dos jogadores napolitanos, ignorada pelo árbitro.

O Vitória de Setúbal defrontou um frágil Heerenveen, tendo sido superior durante todo o jogo. Leandro Carrijo apontou o golo dos sadinos, que tiveram em Pranjic o seu jogador mais perigoso. Quando já nada o fazia prever, Elyounossi colocou o resultado em 1-1, em tempo de descontos.

Os maritimistas tinham a tarefa mais complicada à partida, mas deixaram uma excelente imagem, perante um gigante do futebol europeu. O Valência marcou cedo, por intermédio de Morientes, e adivinhava-se uma goleada... No entanto, o Marítimo não baixou os braços e equilibrou o jogo, atirando duas bolas ao ferro, por intermédio de Marcinho e Fogaça. O 0-1 penaliza a equipa portuguesa, que merecia mais sorte.

Finalmente, vindo da Taça Intertoto, o Braga confirmou o estatudo de favorito perante um Artmédia muito distante daquele que venceu o Porto há poucos anos. O jogo teve um sentido único, e o resultado final de 4-0 podia ter sido ainda mais alargado. Meyong foi o herói do jogo, apontando um hat-trick e fabricando a assistência para o golo de Evaldo.

Em resumo, o Braga é a única equipa lusa com a passagem à fase de grupos da Taça UEFA praticamente garantida. Benfica e Setúbal terão de suar para dar a volta à eliminatória. Guimarães e Marítimo terão uma tarefa herculiana para levar de vencidos Portsmouth e Valência, respectivamente, duas equipas de outra galáxia.

Eis os resultados dos 40 jogos da 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA:

FC Moscovo-FC Copenhaga, 1-2
Litex Lovech-Aston Villa, 1-3
Cherno More Varna-Estugarda, 1-2
Hapoel Telavive-Saint Etienne, 1-2
Slaven Belupo-CSKA Moscovo, 1-2
Ostrava-Spartak Moscovo, 0-1
Brann Bergen-Deporivo Corunha, 2-0
Feyenoord-Kalmar, 0-1
Hamburgo-Urinea Urziceni, 0-0;
Nancy-Motorwell, 1-0
Omnia Nicósia-Manchester City, 1-2
Portsmouth-Vitória de Guimarães, 2-0
Wolfsburg-Rapid Bucareste, 1-0
Slavia Praga-Vaslui, 0-0
Austria Viena-Lech Poznan, 2-1
Beziktas-Metalist Kharkiv, 1-0
Zilina-Levski Sofia, 1-1
NEC Nijmejen-Dínamo Bucareste, 1-0
Timisoara-Partizan Belgrado, 1-2
Bellinzona-Galatasaray, 3-4
Kayserispor-Paris Saint-Germain, 1-2
Young Boys- Clube Brugge, 2-2
Santander-Honka, 1-0
Milan-Zurique, 3-1
Borussia Dortmund-Udinese, 0-2
Brondby-Rosenborg, 1-2
Dinamo Zagreb-Sparta Praga, 0-0
Sampdoria-Kaunas, 5-0
Sevilha-Salzburgo, 2-0
Rennes-Twente, 2-1
Borac-Ajax, 1-4
Napoles-Benfica, 3-2
Everton-Standard Liege, 2-2
Tottenham-Wisla Cracovia, 2-1
Braga-Petrzalka, 4-0
Maritimo-Valência, 0-1
Vitória de Setúbal-Heerenveen, 1-1

Sem comentários: