segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ainda se lembra...de Marc Overmars

Para começar mais uma semana agitada no futebol mundial, nada melhor que relembrar um jogador, que fez da sua velocidade uma das maiores armas para superar os seus adversários.


Uma rápida ascensão

Marc Overmars, nasceu a 29 de Março de 1973, em Emst na Holanda e foi no Epe, clube de distrito, que iniciou o seu percurso no meio futebolístico. A sua chegada aos escalões maiores da liga holandesa aconteceu em 1990, ingressando nos Go Ahead Eagles, lá esteve apenas uma época, mudando-se para o Willem II, onde ficaria também uma temporada. Apesar de ter marcado um só golo nos 31 jogos que disputou, tal facto não deixou que o Ajax deixa-se de contratá-lo e foi aí que Overmars despontou para uma carreira de sucesso. Ao longo dos cinco anos que esteve em Amesterdão, a sua velocidade e golos que foi marcando fizeram dele um dos melhores jogadores do mundo a actuar na posição de extremo direito, além de conseguir aliar uma equivalente capacidade técnica em ambos os pés, mesmo naquela posição. O Ajax comandado na altura por Louis Van Gaal era uma autêntica potência tanto a nível nacional como europeu e Marc Overmars rapidamente conquistou vários títulos, o mais saboroso chegaria em 1995 ao vencer a Liga dos Campeões, derrotando na final o AC Milan por 1-0, com um golo de Patrick Kluivert a cinco minutos do fim.


De Inglaterra até Espanha

O grande pesadelo da carreira de Marc Overmars chegaria em 1996, uma grave lesão no joelho direito colocou o extremo fora dos relvados e do Europeu desse ano. Porém tal como o Ajax havia visto nele boas características aquando da sua passagem pelo Willem II, a longa paragem não fez adormecer essa mesma habilidade e em 1997 o Arsenal pagou ao clube holandês, 5,5 milhões de euros pelo passe de Overmars. Em Londres esteve três épocas, o suficiente para conquistar mais troféus. A velocidade mantinha-se e os golos também, destacando-se o que deu a Taça de Inglaterra, na final frente ao Manchester United e em Old Trafford, na vitória rumo ao campeonato de 98. A entrada no novo milénio trouxe uma nova experiência a Overmars, o Barcelona fez chegar aos cofres londrinos 40.600 milhões de euros, essa transferência seria a primeira na história do futebol a ser oficializada pelo próprio jogador no seu sítio oficial. Em Camp Nou, o extremo jogaria até 2004 e mesmo com toda a sua técnica a grave lesão contraída em 96, já não faziam dele o mesmo velocista de outros tempos, de tal forma que acabaria por não vencer qualquer título pelo clube catalão.


Os golos, as jogadas, a velocidade de Overmars em vídeo






O ponto final na carreira

Terminada a sua ligação ao Barcelona, o joelho direito fez com que Marc Overmars decidisse colocar de parte as chuteiras, e voltar aos Go Ahead Eagles, desta feita na função de director técnico. Porém em 2008 o extremo chocou os dirigentes do clube, ao revelar que pretendia voltar aos relvados. A decisão surgiu após um jogo de homenagem a Jaap Stam, em que Overmars participou. O seu desempenho foi de tal maneira surpreendente que foram os membros da equipa técnica dos Eagles a insistirem para que regressasse. Depois de alguns treinos, Marc aceitaria voltar a jogar com algumas condições, já que o seu joelho ainda lhe dava muito que fazer. Assim o médio criativo alinhou uma época, fez 24 jogos e apenas treinava algumas vezes durante a semana. Em 2009 e terminada a temporada, Overmars colocaria de vez um ponto final na sua carreira, exercendo até aos dias de hoje as funções de director técnico da equipa.


De laranja ao peito

Marc Overmars estreou-se pela Holanda a 24 de Fevereiro de 1993, numa partida contra a Turquia. No mundial de 98 o extremo era presença assídua no onze titular, mas o fatídico joelho voltaria a provocar-lhe dissabores no jogo contra Jugoslávia (actual Sérvia), Overmars acabaria por se lesionar, tendo o encontro seguinte frente à Argentina em risco. A Holanda derrotou os argentinos por 2-1, o extremo seria substituto utilizado, mas agravou ainda mais a lesão de tal forma que nas meias finais não saiu do banco para defrontar o Brasil, que venceria os holandeses nas grandes penalidades por. A despedida da selecção chegou em 2004, na derrota contra Portugal, na meia final do Europeu. Ao todo foram 86 as internacionalizações de Marc Overmars, tendo finalizado com sucesso por dezassete ocasiões.


Palmarés

Ao longo da carreira Marc Overmars obteve doze títulos, com destaque para os conquistados ao serviço do Ajax, onde venceu três campeonatos, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça europeia e outra Intercontinental. Realizou um total de 401 jogos e marcou 78 golos.




4 comentários:

Gualter disse...

Bem como eu gostava deste gajo... Era uma flecha! Pena as lesões

Flavio Costa disse...

Nem sabia que tinha jogado no Go Ahead..

Tiago Silva disse...

Ele, o Ljungberg e o Henry tornavam aquela equipa do Arsenal na minha favorita de Inglaterra. Pena que não tenham conqusitado nada de especial...

Necas disse...

Os holandeses e os joelhos... Van Basten, Overmaars, Nistelrooy. Enfim, que pena. Um senhor do futebol!