terça-feira, 30 de setembro de 2008

Liga Sagres: Análise da 4ª Jornada

O dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting foi naturalmente o grande destaque da 4ª jornada da Liga Sagres. Saíram vencedores os encarnados, que assim quebraram um jejum de 3 anos sem vencer os ‘leões’ no Estádio da Luz.
Num encontro bastante equilibrado, a primeira parte foi dominada pelo Sporting, que controlando as operações a meio-campo com uma boa circulação de bola, mas com pouca agressividade em termos ofensivos, só não chegou em vantagem ao intervalo por culpa própria. Yannick Djaló desperdiçou a maior oportunidade de todo o jogo para os leões quando logo no 1º minuto se isolou e atirou por cima da baliza de Quim. No segundo tempo as coisas mudaram. Com a entrada de Katsouranis ao intervalo para o lugar de Rúben Amorim, Benfica equilibrou as operações.
Já com a equipa estabilizada, a entrada de Aimar aos 15 minutos viria a ser decisiva no desfecho do encontro. Poucos minutos depois, aos 66, Reyes tabelou com o internacional argentino e à entrada da área disferiu uma potente trivela de pé esquerdo, indefensável para Rui Patrício.
Seis minutos após o 1-0, e com a equipa de Paulo Bento ainda meio atordoada, o Benfica ‘matou’ o jogo. Uma falta sobre Pablo Aimar deu origem a um livre, que Carlos Martins cobrou na medida para a cabeça de Sidnei, que assim carimbou a vitória encarnada, num dérbi onde a eficácia do Benfica foi a chave do sucesso.
Eis os melhores momentos do dérbi de Sábado:

Numa jornada onde o Nacional sofreu a primeira derrota do campeonato diante do E. Amadora, destaque também para o regresso às vitórias do FC Porto, que mesmo ainda sem convencer totalmente os seus adeptos, não teve grandes dificuldades para levar de vencida o Paços de Ferreira, triunfando por 2-0, com golos de Raul Meireles e Hulk.
De realçar ainda o triunfo do Leixões no Restelo, que agudizou ainda mais a crise do Belenenses, e permitiu aos de Matosinhos igualarem Nacional e Sporting no topo da tabela.

Resultados: FC Porto-Paços de Ferreira 2-0; Braga-Naval, 1-1; Vitória de Setúbal-Rio Ave, 1-0; Benfica-Sporting, 2-0; Nacional-Estrela da Amadora, 1-2; Marítimo-Académica, 2-0; Trofense-Vitória de Guimarães, 1-3; Belenenses-Leixões, 0-1.

Classificação: 1º. Nacional, 9 pontos; 2º. Sporting, 9; 3º. Leixões, 9; 4º. FC Porto, 8; 5º. Benfica, 8; 6º. Naval, 7; 7º. Vitória de Setúbal, 7; 8º. Estrela da Amadora, 7; 9º. Vitória de Guimarães, 7; 10º. Académica, 6; 11º. Braga, 4; 12º. Marítimo, 4; 13º. Rio Ave, 2 ; 14º. Paços de Ferreira, 1; 15º. Belenenses, 1; 16º. Trofense, 0.

‘Onze’ da Jornada - avaliação da ‘Futebolista’ (de 1 a 10):

Guarda-Redes – Nélson (E. Amadora) – 8 pontos
Defesa – Sidnei (Benfica) - 7
Defesa – Paulo Jorge (Marítimo) – 7
Defesa – Luciano Amaral (V.Guimarães) – 7
Médio – Raul Meireles (FC Porto) - 7
Médio – Vidigal (E. Amadora) – 8
Médio – Reyes (Benfica) – 7
Médio – Marcinho (Marítimo) – 7
Avançado – Braga (Leixões) - 7
Avançado – Aimar (Benfica) – 7
Avançado – Douglas (V. Guimarães) – 8
Golo da Jornada:
Braga (Leixões)
Diz-se muitas vezes que o melhor fica guardado para o fim, e tal ditado aplica-se na perfeição em relação ao golo da 4ª jornada. Foi da autoria de Braga, jogador do Leixões, que através de um pontapé fulminante aos 75 minutos apontou o único golo dos 'homens do mar' na partida frente ao Belenenses.

4 comentários:

Anónimo disse...

O penalty do Yebda não era nada penalty!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, BENFICA, !!!!!!!!

Anónimo disse...

Os galiináceos ganham dois jogos seguidos e já pensam k sao os maiores do mundo... e depois admiram-se de a malta n gostar deles.

Saudações azuis e brancas
FJ

Anónimo disse...

eu tenho pena dos portistas e dos sportinguistas....
o porto tem a mania que e o maior...
quero ver contra o arsenal....
o sporting perdeu 2 a 0... QUE VERGONA... opah quero la saber do penalti ganhamos e o qu interresa pah!
BENFICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!