sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Iker Goñi

Iker Muniain Goñi é uma jovem promessa da cantera do Athletic Bilbao. Depois de dar os primeiros passos no modesto Chantrea, chegou a San Mamés com 12 anos de idade. Goñi, também apelidado de 'Bart Simpson', soma já vários recordes ao serviço dos 'leones'. Estreou-se pela equipa principal no passado mês de Julho, contra os Young Boys, numa partida a contar para a qualificação da Liga Europa, e entrou para a história como o jogador mais novo a envergar a camisola do Athletic em jogos oficiais (16 anos, 7 meses e 11 dias). Uma semana depois, voltaria a actuar frente aos suiços, e apontaria um dos golos do encontro, tornando-se também no jogador mais novo do clube a 'facturar'. Joaquín Caparrós continuou a apostar no 'benjamim', e este continuou a somar recordes: futebolista mais jovem da história dos 'rojiblancos' a jogar na principal liga espanhola (logo como titular, contra o Espanhol, a 30 de Agosto), e jogador mais novo a apontar um golo na primeira divisão (frente ao Valladolid, a 4 de Outubro).

Goñi actua preferencialmente a avançado, mas também pode jogar a extremo, mercê da sua velocidade estonteante. Com apenas 16 anos, mas já com lugar cativo no plantel do Athletic Bilbao, 'Bart Simpson' é uma das grandes figuras da selecção espanhola de sub-17 que vai participar no Mundial da categoria, entre 24 de Outubro e 15 de Novembro, na Nigéria.

Ficha Técnica



Nome: Iker Muniain Goñi
Data de nascimento: 19/12/1992 - 16 anos
Local de nascimento: Pamplona, Espanha
Altura: 1.69m
Posição: Avançado
Clube: Athletic Bilbao


4 comentários:

Unknown disse...

Bart Simpson é craque :P

peter schmeichel disse...

Com 16 anos já é craque???

Pako disse...

É craque dentro da sua idade... tem um potencial brutal. vai brilhar com certeza no mundial de sub-17, ao lado do koke e companhia..

Anónimo disse...

Ai esta o novo talento da espanha
este miudo e um craque
vai ser um dos melhores da europa