quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Conversas de Dragão: Gosto em complicar



Ao longo da semana, ouvi colegas e amigos, muitos deles portistas, dizer: "Contra o Apoel, já está ganho." Eu alertava: "Não os subestimes." E parece que eu tinha razão. Tinha visto estes cipriotas realizarem bons jogos frente ao Atlético e ao Chelsea e sabia que não seriam um adversário fácil. Ao dragão valeu sobretudo a maior experiência na Liga dos Campeões.

Mas a verdade é que o FC Porto também complicou. Entrou mal no encontro e permitiu que o adversário ganhasse confiança, chegando a uma vantagem sem realizar um único remate. A sorte é que o Apoel, limitado em termos de qualidade e com ausências importantes na defesa, cometeu dois erros infantis que permitiram ao endiabrado Hulk virar o resultado.

Faltou criatividade ao meio-campo azul e branco - notou-se a falta do Belluschi -, e foi um erro colocar Mariano como interior direito. Este mesmo jogador que, através de um acto irracional, tornou uma vitória que podia ser confortável, num triunfo sofrido. Sinceramente não percebo este erro repetido de Jesualdo Ferreira, quando tem tão boas alternativas para aquele lugar. Se virmos bem, as transições de bola melhoram quando Cristián Rodríguez passou para o meio-campo e depois mais tarde com a entrada de Guarín.

O que fica para a história é a vitória portista e mais um grande passo caminho aos quartos-de-final. Sobretudo depois da goleada do Chelsea frente ao Atlético de Madrid. Penso que bastará apenas mais um triunfo para selar a qualificação.

Só que o jogo em Nicósia será bem mais complicado que este. Equipas como o Apoel são muito mais fortes a jogar contra o seu público e o Porto não poderá cometer os mesmos erros que cometeu no Dragão.

1 comentário:

Zico disse...

Este fcp esta a mostrar q nao é tao forte como no ano passado...