segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ainda se lembra de Predrag Mijatovic

Numa semana em que se joga ao mais alto nível, nada melhor do que recordar um dos avançados mais conceituados do futebol mundial dos anos 90, e que marcou muitos e decisivos golos ao longo da sua carreira.


O Parti(r)zan de carreira

Predrag Mijatovic nasceu a 19 de Janeiro de 1969, em Titogrado, actualmente conhecida como Podgorica, capital de Montenegro. Começou a jogar futebol com 20 anos, quando assinou pelo Buducnost em Dezembro de 1989 e logo aí a sua arte de fazer golos veio ao de cima, já que nas duas épocas que esteve ao serviço do clube, apontou 60 golos em 59 jogos. Foi então que o Partizan de Belgrado o contratou a meio da temporada de 89, para a sua frente de ataque, e a estreia não podia ser mais agridoce, já que faria o gosto ao pé precisamente contra a sua antiga equipa. Na temporada seguinte e apesar dos 14 golos apontados, o título foi parar aos rivais do Estrela Vermelha, que voltariam a sagrar-se campeões na época vizinha, perdendo a final da Taça para o Partizan. Em 1992, a Jugoslávia desintegrou-se como país, o campeonato ficou reduzido a equipas da Sérvia e Montenegro e como há terceira é de vez, Mijatovic conseguiu finalmente conquistar o título de campeão, sendo um dos principais goleadores da equipa.


Chegada a Valência

As boas exibições e "veia" goleadora de Mijatovic levaram há cobiça de vários clubes europeus, entre os quais o Real Madrid e a Juventus, só que acabaria por ser o Valência a conseguir os serviços do avançado, isto porque os dirigentes merengues já haviam tido uma má experiência com Prosinecki e não quiseram arriscar uma nova contratação sérvia. A estreia de Mijatovic aconteceu a 5 de Setembro de 1993 contra o Oviedo e até ao fim do campeonato seriam 16 os golos em 35 encontros, tornando-se logo um dos indispensáveis do técnico Guus Hiddink. Em 1995 o sérvio seria uma peça determinante na obtenção do segundo lugar no campeonato por parte do Valência, marcando 28 golos, uma média fantástica, se levarmos em conta que jogou a maior parte da temporada como médio. O Real Madrid, que já se havia arrependido de não o ter contratado há três anos atrás voltava agora a pressionar Mijatovic, para que este se transferi-se para a capital.


Do céu ao Inferno em Madrid

A pressão do Real acabou por dar os seus frutos, quando no verão de 1996, Mijatovic, com 27 anos chegava a Madrid, treinado na época por Fábio Capello, que mesmo acusado das suas estratégias defensivas, conseguiu formar um trio temível no ataque blanco, com Davor Suker e o na altura jovem Raul de 19 anos a juntarem-se ao avançado sérvio. Ora os resultados não podiam ser melhores, o Real conquistou o título de campeão espanhol, com os três da frente a marcar entre si 59 golos. 1998 acabou por ser um dos anos mais marcantes da carreira de Predrag Mijatovic, as lesões que o atormentaram durante grande parte da época, não lhe permitiram dar o melhor contributo ao Real Madrid, que perderia a La Liga, para o Barcelona de Figo, Luis Enrique entre outros. Porém e como se costuma dizer o melhor fica para o fim, e neste caso o fim não podia ser mais formidável para Mijatovic, que marcaria o único golo na final da Liga dos Campeões, frente à Juventus, disputada na Arena de Amesterdão, dando o "caneco" aos merengues. Mas como o que é bom acaba depressa, em Agosto Mijatovic começou a dar sinais de fraqueza, com a chegada John Toshak, com o qual o sérvio desde logo teve alguns desentendimentos, devido às preferências tácticas do técnico, que entregava o ataque a Raul e Morientes, preterindo Mijatovic para médio. Os resultados acabaram por não surgir, de tal modo que o Real seria eliminado nos quartos-de-final da Liga dos Campeões pelo Dinamo Kiev e via de novo o Barça conquistar o título espanhol. No final da época, Mijatovic já com 30 anos viu o Bernabéu abrir-lhe as portas de saída, com a chegada de uma nova estrela em ascensão, Nicolas Anelka, com 20 anos vindo do Arsenal ocuparia o lugar do sérvio.


Veja o golo de Mijatovic na final da Liga dos Campeões



De Florença até ao fim em Levante

Em 1999 Mijatovic mudou-se para Itália, representando a Fiorentina onde voltaria a formar um trio de ataque de grande qualidade, desta vez ao lado de Gabriel Batistuta e Enrico Chiesa. Ao longo dos três anos que passou ao serviço do clube, Mijatovic teve o seu melhor momento ao conquistar a Taça de Itália em 2001, derrotando na final o Parma, já que no diz respeito a golos, ficou-se pelos quatro, nos 42 jogos que alinhou com a camisola viola. O avançado sérvio voltaria então a Espanha no ano de 2002, para finalizar a sua carreira assinando um contrato com o modesto Levante, clube pelo qual jogou até 2004, os 34 anos de idade pesavam cada vez mais, ao ponto de fazer só 21 jogos nas duas temporadas e marcado por três ocasiões, terminado o campeonato Predrag Mijatovic decidiu então terminar a sua carreira de jogador de futebol.


Pela Jugoslávia e Sérvia

Predrag Mijatovic começou a jogar nas camadas jovens da Jugoslávia em 1987. Dez anos depois e após o embargo da ONU no país, o avançado sérvio ajudou a selecção a chegar ao Mundial de 1998, ao marcar sete golos nos dois encontros de qualificação frente há Hungria, um hat-trick em Budapeste e um poker, na partida de Belgrado. Em França, esperava-se que Mijatovic, com 29 anos, com uma grande época ao serviço do Real e os 14 golos marcados na fase de apuramento, pudesse levar a Jugoslávia a uma boa prestação. Puro engano, o jogador apresentou-se bastante abaixo das expectativas, que teve o seu culminar quando nos 16 avos de final, Mijatovic, atirou à barra o penalti que deixou a Jugoslávia fora do Mundial na derrota por 2-1, contra a Holanda. Seguiu-se depois o europeu de 2000, Mijatovic continuou a ser convocado e na fase de qualificação brilhou quando no jogo decisivo em Outubro de 1999 frente á Croácia, o sérvio empatou a partida a uma bola num bom golpe de cabeça, o resultado final seria 2-2 que qualificou a Jugoslávia para a fase final a disputar na Holanda e Bélgica. Só que tal como em França, Mijatovic que agora já tinha 31 anos, voltaria a passar ao lado do evento principal, apesar de ter feito quatro jogos não marcou qualquer golo e a estrela da selecção jugoslava acabou por ser o outro avançado Savo Milosevic. Depois do europeu, Predrag Mijatovic não mais voltou a jogar pelo seu país.


Veja alguns dos golos de Mijatovic pela Jugoslávia




Actualmente e Palmarés

Ao longo da carreira Predrag Mijatovic venceu um campeonato e Taça da Jugoslávia, uma Liga, Taça e Supertaça espanholas, sendo os títulos de maior renome a Liga dos Campeões e a Supertaça Europeia ao serviço do Real Madrid. Jogou em seis clubes, tendo feito 433 jogos e marcado 148 golos, foi internacional por 73 vezes e fez a festa do golo por 28 ocasiões. Após terminar a carreira, Mijatovic assumiu o cargo de director desportivo do Real Madrid em 2006, função que deixaria de exercer em 2009, altura em que se mudou para Valência onde vive actualmente, sendo agente de futebol.

2 comentários:

Nuno Vaz disse...

grande, muito grande este homem! quando me lembro do real nos anos 90 lembro-me logo deste senhor.

Bruno disse...

Grande golos marcou Mijatovic!