domingo, 21 de novembro de 2010

Espanha: Barca marca oito, Real cinco

Histórico. O Barcelona igualou maior goleada de sempre na qualidade de visitante na Liga espanhola, ao «esmagar» o Almeria por oito golos sem resposta. Curiosamente, o antigo recorde pretencia à equipa da Catalunha, estabelecido em Las Palmas, na temporada 1959/60. 

Lionel Messi - o melhor em campo - inaugurou o festival aos 17', cabendo a Iniesta aumentar a vantagem dois minutos depois. Ariadela, ao colocar a bola na própria baliza, fez o terceiro do Barcelona (27'), antes de Pedro (35') fazer o quarto e de Messi bisar (37') na partida. 

Na segunda parte Guardiola deu-se ao «luxo» de retirar de campo Xavi e Iniesta, fortes candidatos à Bola de Ouro 2010, mas ainda houve tempo para mais três golos. Bojan bisou (62' e 73'), com Messi a fazer o hat-trick pelo meio (67'). Foi o 10º golo do astro argentino em 9 partidas.

Quem não resistiu à goleada foi o técnico do Alméria, Juan Manuel Lillo, que foi despedido pelo clube espanhol após o encontro. O Almeria está na 18ª posição, com 9 pontos. O Barca soma 31 pontos, menos um que o Real Madrid, que defronta na próxima jornada, em Camp Nou.

Real Madrid responde com «hat-trick» de Ronaldo
O Real Madrid vai a Camp Nou na condição de líder isolado, embora apenas um ponto separe as duas equipas. Os «merengues» bateram o Atlético Bilbao por 5-1, com Cristiano Ronaldo a conseguir o terceiro «hat-tric» da sua carreira.
A equipa orientada por José Mourinho começou a construir a goleada aos 19', com Di Maria a assistir Higuaín para o primeiro da partida. Cristiano Ronaldo ampliou a vantagem aos à meia hora de jogo, com um remate de pé esquerdo e após assistência de Ozil, cabendo a Llorente reduzir para a equipa basca (40') antes do intervalo. Recorde-se que o «gigante espanhol» tem sido apontado como potencial reforço merengue já a partir de Janeiro.

Na segunda parte Di Maria foi derrubado na grande área e permitiu que Sérgio Ramos fizesse o terceiro golo dos merengues (57'). José Mourinho ficou surpreendido com a escolha do defesa para bater a grande penalidade, uma vez que deveria ter sido Ronaldo a fazê-lo. No final da partida, o jogador português anunciou que deixou Ramos bater o penalty para «ganhar confiança». Certo é que Ronaldo terminaria o jogo com um «hat-trick»: bisou na conversão dum livre directo (62') e fechou as contas já em cima do minuto 90' - aqui sim, de grande penalidade.

Ronaldo «pica» Barcelona antes do clássico
Bem ao seu estilo, Cristiano Ronaldo não deixou de provocar os rivais da Catalunha: «O resultado do Barcelona não me diz nada. Veremos se nos marcam oito na segunda-feira», desafiou. O clássico entre Real Madrid e Barcelona estende-se às individualidades, uma vez que Messi e Ronaldo - os melhores  jogadores e marcadores do campeonato - vão cruzar-se em campo. Questionado sobre a hipótese de ser o melhor marcador da competição, Ronaldo foi claro: «Estou a lutar pela Liga, e não pelo pichichi», vincou o português, melhor marcador da Liga com 12 golos em 11 desafios.

2 comentários:

Gualter disse...

Impressionante a luta entre real e barça, e cr9 e messi...

Guto disse...

O Almería deve ter jogado com os suplentes, como fez o gijon...