segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ainda se lembra...de Gary Lineker

No início de mais uma semana recordamos um dos mais fantásticos avançados da história do futebol, que deixou a sua marca por todos os relvados onde jogou com os seus inúmeros golos e grande espírito desportivo.


Começo no clube do coração

Gary Winston Lineker nasceu a 30 de Novembro de 1960, em Leicester e foi no clube da terra que começou a jogar futebol em 1977, após deixar os estudos. A sua primeira grande conquista aconteceu três anos depois, quando levou a equipa a chegar à divisão máxima do futebol inglês, no entanto voltaria a descer, mas em 1983 o Leicester voltaria ao convívio dos grandes. E foi nessa temporada que Lineker se destacou ao ser o melhor marcador do campeonato com 24 golos, a cobiça de emblemas maiores aparecia e a sua permanência na cidade que o viu nascer começava a ser uma miragem. Em 1985 uma proposta de 800 mil euros por parte do Everton, levaram Lineker para a equipa de Liverpool e a estreia não podia ser melhor, já que na primeira época o avançado seria de novo o goleador principal da liga, desta feita com 30 golos que levaram o Everton ao segundo lugar. Nesse mesmo ano perdeu a final da Taça de Inglaterra para o rival Liverpool (que já havia conquistado o campeonato), por 3-1 com Lineker a dar vantagem à equipa. Com uma época ninguém todos esperavam que as seguintes fossem de afirmação para o Everton e que Lineker pudesse conquistar ainda mais títulos, no entanto o cenário seria bem diferente.


A mudança para Barcelona

Os "tubarões" da Europa seguiram as prestações de Lineker e o Barcelona acabaria por o contratar ao Everton por 2,200 mil euros. Habituado a fazer grandes inícios de época, Lineker não decepcionaria os seus adeptos blaugranas e marcaria 21 golos na sua primeira temporada, entre os quais um hat-trick na vitória por 3-2 frente ao Real Madrid. Em 1988 o barça conquistou a Taça do Rei, para no ano seguinte erguer a Taça das Taças e foi aqui que as coisas mudaram. Johan Cruyff passou Gary Lineker para o lado direito do ataque, deixando Mark Hughes a ponta de lança, ora o inglês não se adaptou e como tal foi perdendo o seu lugar na equipa o que levaria a regressar a Inglaterra.


Chegada ao Tottenham

Gary Lineker voltava a Inglaterra e o primeiro clube a querer contratá-lo foi o Manchester United, Alex Ferguson tinha levado Mark Hughes para o clube e queria juntar novamente os dois avançados, só que Lineker rejeitou a oferta acabando por assinar por três temporadas pelo Tottenham. Como de costume na primeira época foi o melhor marcador com 24 golos e a conquista da Taça de Inglaterra, que voltaria a vencer no ano seguinte. No último ano ao serviço dos spurs, Lineker apontou 28 golos, ficando apenas a um de Ian Wright, mas apesar da boa prestação a equipa londrina acabaria o campeonato numa modesta 15ª posição.


Encerrar de carreira no Japão

Em 1992 Gary Lineker mudava-se para o outro lado do mundo, para o Japão onde actuaria pelo Nagoya Grampus Eight. O avançado faria somente 23 encontros, já que uma lesão o levaria a colocar um ponto final na carreira no Outono de 1994.


Ao serviço da selecção

Gary Lineker fez a sua primeira internacionalização em 1984, num jogo frente à Escócia. O Mundial de 86 deu ao inglês o título de melhor marcador com seis golos em cinco jogos, entre os quais um hat-trick frente à selecção da Polónia. A Inglaterra seria eliminada nos quartos de final, pela Argentina e a "mão de Deus" de Diego Maradona. No Euro88 Lineker ficaria a zero em golos e falharia os jogos da fase de grupo, por sofrer de uma hepatite, deixando para o Itália 90 a sua melhor prestação com a equipa. Com quatro golos, o avançado inglês ajudou a Inglaterra a chegar às meias finais e depois de estar a perder por 1-0 frente à Alemanha, Lineker empataria o jogo, levando-o para as grandes penalidades onde os alemães seriam mais felizes. Mais tarde o avançado inglês proferiu uma frase que ainda hoje se ouve, "o futebol é um jogo simples, 22 homens correm atrás da bola durante 90 minutos e no fim ganha a Alemanha", a sua última prestação ao serviço da Inglaterra aconteceu no europeu de 92. Gary Lineker é dos poucos jogadores mundiais que se pode gabar de nunca ter levado um cartão amarelo ou vermelho em encontros pela selecção.


Veja os melhores golos de Lineker pela Inglaterra




Actualmente e Palmarés

Terminada a sua carreira futebolística, Gary Lineker é hoje um dos comentadores desportivos da BBC. Em 2002 teve um gesto da maior nobreza ao pagar do seu próprio bolso e em conjunto com uma angariação de fundos, salvou o seu clube do coração, o Leicester da falência. Nos relvados Gary Lineker fez um total de 466 jogos a nível de clubes tendo marcado 243 golos, enquanto pela selecção inglesa foi internacional por 80 ocasiões tendo feito o gosto ao pé 48 vezes. Individualmente foi o melhor marcador da Liga Inglesa em três anos e recebeu o prémio de futebolista mundial da época em 1985-1986 e 1991-1992.

2 comentários:

E.COSTA disse...

Um verdadeiro matador. pena que os miudos de hoje nem saibam quem é Gary Lineker!

Guus disse...

Grande craque! Tem uma mulher de grande qualidade também ;)