segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ainda se lembra...de Fernando Redondo

No início da semana trazemos em memória, aquele que foi e poderia ter sido um dos maiores médios defensivos do futebol mundial, infelizmente as lesões assim não o quiseram, mas enquanto jogou deixou um legado fantástico.


Os primeiros passos

Fernando Carlos Neri Redondo nasceu a 6 de Junho de 1969, em Adrogué, Buenos Aires. O seu talento começou a surgir em 1985, quando com apenas 16 anos estreou-se com a camisola do Argentinos Juniors e apesar de não ter conquistado qualquer título ao serviço do clube, a sua qualidade de passe, visão de jogo e a polivalência com que defendia e partia para o ataque, não deixava dúvidas de que estávamos na presença de um jogador de grande futuro. Redondo atuou durante cinco épocas, realizando 75 encontros e marcando um golo. O futebol argentino era pequeno demais para si e como tal estava na hora de saltar para a Europa.



De Tenerife a Madrid

Em 1990 Fernando Redondo chegava a Espanha para representar o Tenerife, treinado pelo também argentino, Jorge Solari. O clube lutava pelos lugares de acesso às competições europeias e acabaria por ter um papel decisivo na luta pelo título. Durante duas épocas consecutivas o Real Madrid, perderia o campeonato para o rival Barcelona, em jogos da última jornada frente ao Tenerife. Redondo era o pilar do meio campo e continuava a espalhar a sua qualidade com a bola nos pés, tal facto não passou despercebido aos merengues, treinados na altura por Jorge Valdano e foi assim que em 1994, com Valdano a assumir o cargo de director técnico, aproveitou para comprar Fernando Redondo por cinco milhões de euros. Com Vicente del Bosque aos comandos da equipa, o médio argentino acabaria por conquistar os títulos mais importantes da sua carreira, dois campeonatos a juntar a duas Ligas dos Campeões, a última dos quais com o jogador a assumir uma enorme preponderância no meio campo madrileno, que teve o seu expoente máximo no jogo dos quartos de final em Old Trafford com o Manchester United. Depois do 0-0 em Madrid eliminatória estava em aberto, com o resultado em 2-2, Redondo servido pegou na bola, fez o que quis do defesa Henning Berg e depois isolou Raul para o 3-2 final. Terminado o encontro Sir Alex Ferguson afirmaria, que Redondo parecia ter um iman nas botas. O Real acabaria por conquistar o troféu ao derrotar o Valência por 3-0, com Redondo a receber o prémio de jogar mais valioso da prova.


Milan, lesões, fim de carreira

Com o seu nome ligado ao Real Madrid, Fernando Redondo surpreendeu todos os adeptos madrilenos, quando em 2000 transferiu-se para o AC Milan por 11 milhões de euros. Aos 30 anos o médio queria experimentar outro campeonato e a formação rossoneri abriu-lhe as portas, só que os quatro anos que passaria ao serviço do emblema milanês seriam um autêntico calvário de lesões. Logo na estreia e com somente três minutos de jogo, Redondo lesionava-se com gravidade no joelho, ficando afastado dos relvados durante dois anos e meio, esse factor levou o próprio jogador a suspender o seu salário, tendo ainda tentado devolver o carro e a casa, que lhe haviam sido oferecidos pelo Milan, ao que clube rejeitou. O médio voltaria aos relvados na sua última época ao serviço do clube, já com 34 anos e uma nova lesão no mesmo joelho, fez com que Fernando Redondo arruma-se definitavamente as chuteiras. Em quatro temporadas o médio realizou apenas dezasseis jogos com a camisola milanesa.


A selecção

As lesões afastaram também Fernando Redondo da selecção argentina, internacional por 29 ocasiões a grande maioria entre 1992 e 1994, quando a alviceleste era orientada por Alfio Basile. Em 1990, o jogador recusou ser chamado para o Mundial, pelo técnico Carlos Salvador Bilardo, por não querer interromper os estudos em Direito, embora muitos dos outros elementos da equipa, afirmassem, que o médio não quis jogar por não concordar com as tácticas bastante defensivas do seleccionador. A sua primeira internacionalização aconteceu numa vitória por 2-0 frente à Austrália. Fernando Redondo brilharia no Mundial de 94, nos Estados Unidos, jogando no lugar de Maradona, que tinha sido expulso devido aos testes positivos de doping, mas não conseguindo levar a Argentina mais longe do que os 16 avos de final, perdendo por 3-2 contra a Roménia. A controvérsia estaria de novo presente, quando em 98, Redondo se recusou a jogar pela selecção, agora treinada por Daniele Passarella, segundo o médio, Passarella queria que este cortasse o seu longo cabelo, Redondo não entendia o que tinha isso a ver com estratégias de jogo e como tal não quis fazer parte da equipa durante o Mundial. O seu último encontro seria em 1999, já com Marcelo Bielsa ao comando, num amigável frente ao Brasil, com vitória da Argentina por 2-0.


Veja os melhores momentos da carreira de Fernando Redondo




Palmarés

Fernando Redondo fez 359 jogos e marcou 13 golos ao longo da sua carreira, conquistou oito títulos, dos quais dois campeonatos de Espanha, um de Itália e três Ligas dos Campeões, duas pelo Real Madrid e a outra pelo AC Milan. Pela selecção venceu a Copa América em 1993, um campeonato mundial de sub-17 em 1985 e ainda a Taça das Confederações em 1992.


Actualmente

Depois de terminada a sua carreira, Fernando Redondo voltou para a Argentina onde vive com a sua familia, limitando-se a jogar futebol em partidas de beneficiência com outras antigas estrelas do mundo futebolístico.



3 comentários:

kiko disse...

post todo mal organizado, com as imagens e o texto todo desalinhado... assim nao vao a lado nenhum. nem da vontade de ler, so de olhar ja mete confusao...

Gonza disse...

Grande, grande jogador. Quando era mais novo, tb jogava á bola e na mesma posição dele. Era o meu idolo. Até usei o cabelo como ele e tudo :p

Jorge Campos disse...

O melhor 5 que o Real já teve. Classe, classe, classe!