segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Grandes somam e seguem

Pela terceira jornada consecutiva, FC Porto, Benfica e Sporting venceram os respectivos encontros e mantiveram posições e distâncias pontuais. Os azuis e brancos receberam e golearam o Paços de Ferreira por 3-0, enquanto os 'encarnados' venceram o Olhanense por 2-1. Os leões foram os últimos a entrar em campo e foram a Aveiro - casa emprestada do Feirense - bater o clube de Santa Maria da Feira por 2-0.

Chapa 3

O FC Porto jogou na passada sexta-feira frente ao Paços de Ferreira, num duelo de familiares: Vítor Pereira, técnico dos azuis, é cunhado de Luís Miguel, treinador dos 'castores'. Apesar de uma primeira parte muito bem conseguida pela equipa da Capital do Móvel, foram os azuis e brancos a adiantar-se no marcador já perto do intervalo, depois de um auto-golo de Melgarejo.

A vantagem e o descanso fizeram bem aos pupilos de Vítor Pereira, que dominaram e controlaram o segundo tempo. O sucessor de André Villas-Boas fez entrar no segundo tempo Moutinho e Kléber e os dois fizeram o gosto ao pé, fixando o resultado em 3-0.

Serviços mínimos na Luz

O Benfica entrou em campo sabendo que o seu rival mais directo havia vencido e, por isso, estava obrigado a vencer para manter a liderança do campeonato. E entrou tão bem que, com apenas 25 segundos (!) de jogo, Rodrigo fez o primeiro do encontro. O espanhol estreou-se a titular na liga e não precisou sequer de um minuto para justificar a aposta de Jorge Jesus. Depois do golo mais rápido da liga, os 'encarnados' partiram para uma primeira parte de muito bom nível e, 12 minutos depois do primeiro, Rodrigo bisou na partida.

O intervalo chegou e nas bancadas da Luz esperava-se que a 2ª parte trouxesse mais golos. E trouxe, de facto, mas do Olhanense. Aos 46', João Gonçalves cruzou da direita para Wilson Eduardo que, na cara de Artur, não vacilou e fez o golo. Contudo, os algarvios não mostraram argumentos para mais e viram ainda o árbitro anular um golo limpo a Cardozo, num fora-de-jogo mal tirado.

Verde mecânico

O Sporting teve este domingo um dos encontros mais difíceis desta série de vitórias (10). A defrontar o Feirense em casa emprestada, sentiu os azuis a defender com um bloco muito baixo e, com jogadores rápidos no ataque, a procurar explorar o contra-ataque e as transições rápidas.

Na primeira parte, foram poucas as oportunidades de golo - de um lado e de outro - e foi com alguma naturalidade que o nulo se manteve até ao intervalo. O Sporting não conseguiu repetir o feito dos últimos jogos e não marcou nos primeiros 20 minutos, mas nem por isso alterou a sua forma de jogar ou mostrou nervosismo.

No reatamento, surgiu diferente, mais solto e a pressionar mais à frente. Contudo, foi a partir da expulsão de Henrique (viu 2 amarelos de seguida após 2 faltas sobre Capel) que tomou conta do jogo. O golo chegou aos 64', depois de uma grande penalidade convertida por Van Wolfswinkel - colou-se a Cardozo e a Baba no topo da lista dos marcadores. A jogar com menos um e em desvantagem no marcador, o Feirense ressentiu-se e foi com naturalidade que os 'leões' dilataram a vantagem, através de Schaars.

Destaque para o facto de Jeffrén ter voltado à competição e ter saído aos 84'... lesionado, com uma mialgia na coxa esquerda.

Sem comentários: