segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ainda se lembra...de Guillermo Amor

Mais uma semana de futebol está a começar e com ela relembra-mos um jogador, que fazia a posição do chamado "carregador de piano", mas não foi por isso que não deixou saudades pelos relvados onde actuou.


Catalão de coração

Guillermo Amor Martinez nasceu a 4 de Dezembro, de 1967 em Benidorm, Espanha. Começou a jogar futebol nas camadas jovens do Barcelona, o médio que era apanha bolas do clube entretinha-se a dar toques com a bola e foi numa dessas ocasiões, que Johan Cruyff, na altura técnico dos catalães reparou nele. Depois de uma temporada no Barcelona B, onde jogou 49 jogos, marcando dez golos, a chegada à equipa principal aconteceu em 1988 e rapidamente pegou de estaca no onze do treinador holandês. A temporada terminou com a conquista da Taça das Taças, derrotando na final a Sampdória por 2-0. O começo da década de 90 foi de ouro para Amor, que conquistaria quatro campeonatos seguidos e uma Liga dos Campeões em 92. O espanhol acabaria por permanecer em Camp Nou até 1997, com a chegada do novo treinador Louis Van Gaal.



Passagem por Itália antes do fim da carreira

Amor viajou depois para a Florença, onde jogou por duas épocas ao serviço da Fiorentina, mas nunca se conseguiu impor na equipa titular, jogando apenas 29 encontros. Esse factor fez com que em 2000, regressa-se a Espanha para vestir a camisola do Villarreal, que tinha acabado de subir há 1ª divisão. O fim da carreira aconteceu em 2003, ao serviço do Livingston da Escócia, tendo realizado somente três partidas, sendo a melhor a de estreia com uma vitória por 3-1 contra o Lions, evitando a descida de divisão.



Ao serviço da La Roja

Guillermo Amor foi internacional espanhol por 37 vezes e marcou quatro golos, a estreia deu-se a 14 de Novembro de 1990, na derrota espanhola por 3-2 contra a antiga Checoslováquia. Amor faria parte das escolhas para o Europeu de 96, onde a 18 de Junho marcaria o tento decisivo na vitória da Espanha por 2-1 frente à Roménia, apurando a selecção para os quartos de final. Estaria também presente no Mundial de 98 e seria nesse ano, que a 5 de Setembro Amor actuaria pela última vez com a camisola roja, em nova derrota por 3-2 desta com a congénere cipriota, num jogo de qualificação para o Euro 2000.


Golo de amor ao Real Madrid que valeu o título ao Barcelona




Actualmente

Guillermo Amor fez 458 jogos, tendo marcado 58 golos. Depois de abandonar os relvados, esteve durante quatro anos, até 2003 como responsável das camadas jovens do Barcelona, acabando por sair com a chegada do novo presidente Joan Laporta e curiosamente com a saída do mesmo, Amor regressou este ano ao clube do coração para ser o director técnico da formação catalã.

5 comentários:

Flávio Santos disse...

Já nem me lembrava deste!!! Grande barça desta altura!!

JP disse...

Grande craque! Excelente rúbrica, continuem

Castanheira disse...

Este gajo era fraquiçimo!!! Só ficou conheçido pk tava numa ganda ekipa e ganhou tudo.

Anónimo disse...

ӏ have been ехplоring for a bit for аnу hіgh quаlity aгticles or blοg ρosts on thiѕ sort
οf space . Exрlοrіng in Yahoo I finally ѕtumbled upon this
ѕіte. Rеading this info Ѕo i am glad to shoω
that I've a very good uncanny feeling I came upon just what I needed. I such a lot undoubtedly will make certain to don?t forget this site and give it a glance regularly.

Here is my website; Read the Full Content

Anónimo disse...

Normally I ԁon't learn article on blogs, however I wish to say that this write-up very forced me to check out and do so! Your writing taste has been amazed me. Thanks, quite great article.

Here is my blog post :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php