sexta-feira, 31 de julho de 2009

Adeus Sir Bobby Robson!

O mundo do futebol está enlutado: perdeu-se, hoje, um treinador lendário, Sir Bobby Robson.
Considerado “imortal” por uns, lembrado por ter sido um “grande desportista”, um lutador e um símbolo do fair-play por outros, Sir Bobby desaparece aos 76 anos vítima de cancro.
Desde os relvados ao banco, este homem dedicou cerca de meio século da sua vida ao futebol. Como jogador representou clubes como Fulham, West Bromwich Albion e o Vancouver Royals, para além da Selecção Inglesa.
Como treinador, cargo que o celebrizou no mundo do “desporto-rei”, liderou diversas equipas: desde o Ipswich (com o qual ganhou a Taça Uefa em 1981, acontecimento que viria a lançar a sua carreira para o estrelato), passando por emblemas como o PSV, o Sporting, o FC Porto (onde foi bi-campeão nacional e venceu uma Supertaça Cândido de Oliveira, sendo por muitos considerado o “pai”do “penta”), o Barcelona (onde conquistou uma Taça do Rei, uma Supertaça Espanhola e uma Taça das Taças) e o Newcastle (clube onde terminou a sua carreira de técnico devido ao cancro). Ao nível das selecções treinou a “selecção das rosas”, a qual atingiu com Robson a sua melhor classifcação num Campeonato do Mundial (1990) desde 1966, e foi consultor especial da República da Irlanda entre 2006 e 2007.
“Mentor” do “Special One”, que o acompanhou em início de carreira nas suas passagem pelo Sporting, FC Porto e Barcelona, Sir Bobby Robson foi ainda considerado, em 1997, o melhor treinador europeu.
Afastado dos relvados, em 2004, pela praga do século XXI, o cancro, o “gentlemen do futebol mundial” não arrumou as botas e continuou a lutar como sempre fez. Criou uma fundação de luta contra o cancro, “The Sir Bobby Robson Foundation”, e através dela ajudou aqueles que tal como ele sofriam, vítimas da doença. Pode-se dizer que “jogou” até ao último minuto, pois ainda Domingo passado esteve em St. James Park (estádio do Newcastle) para uma angariação de fundos para a sua fundação.
Enfim, resta apenas lembrar o Homem, o Jogador, o Treinador, o “Gentleman”, o Lutador, o “Mentor”…
Adeus Sir Bobby Robson!

1 comentário:

Special Two disse...

Leões e Dragões nunca o esquecerão.
Rest...In...Peace!!!
Um coach como ele já não há, com a excepção do Mourinho.
Bobby Robson, um verdadeiro Special One.