domingo, 12 de julho de 2009

VAI DAR QUE FALAR: Marcus Berg

É um dos jovens avançados mais cobiçados do momento, depois de ter realizado um Europeu Sub-21 fantástico. Marcus Berg começou a carreira no Torsby, clube da sua terra natal. Em 2002 rumou ao IFK Velen, onde permaneceu apenas uma temporada, até que aos 17 anos seria contratado pelo Gotemburgo, onde se estreou como profissional, em 2005. Dois anos depois ajudaria os azuis-e-brancos a vencer o campeonato sueco (título que já não conquistavam há 11 anos), tendo-se sagrado melhor marcador da competição, com 14 golos. A Suécia tornou-se pequena para tanto talento, mas a jovem estrela acabaria por assinar pelo modesto Groningen, da Holanda, por uma quantia a rondar os 2.5 milhões de euros.

Berg chegou ao Groningen como o substituto de Luis Suarez, que tinha assinado pelo Ajax. Na primeira época ao serviço do seu novo clube, apontou 18 golos, tornando-se no ídolo dos adeptos. No início de 2008, o possante ponta-de-lança somaria a sua primeira internacionalização pela selecção principal da Suécia, num amigável frente à Turquia. Desde então, é presença assídua nas escolhas de Lars Lagerback. Na época transacta, manteve a veia goleadora, registando 17 tentos (só no campeonato apresentou a excelente marca de 13 golos em 15 jogos).

O Campeonato europeu de sub-21, que se realizou no passado mês de Junho no seu país natal, Berg sagrou-se o melhor marcador, com 7 golos, ajudando a sua selecção a atingir as meias-finais, onde perdeu com a Inglaterra. Depois deste torneio, a sua cotação subiu em flecha, tendo vários clubes no seu encalço. A sua habilidade e forte remate com ambos os pés fazem dele um matador. Será, indubitavelmente, o parceiro de Zlatan Ibrahimovic na Selecção da Suécia nos tempos vindouros. Para já, Berg espera para ver onde irá jogar na próxima temporada. Seguramente não será em Groningen.

Ficha Técnica



Nome: Marcus Berg
Data de nascimento: 17/08/1986 - 22 anos
Naturalidade: Torsby, Suécia
Altura: 1.83m
Posição: Ponta-de-lança
Clube: Groningen







2 comentários:

coolio disse...

Grande juga! pena nao vir po benfas!!!!

Jorge Ai Jesus disse...

Este os lampiões não o agarram