sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Thierry Henry regressa ao Arsenal
Ancelotti substitui Kombouaré no PSG
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Messi & Tevez vs Maradona & Francescoli: confronto de titâs!
Ninis na órbita do Sporting
Carlos Freitas conhece muito bem as qualidades de Sotiris Ninis - trabalhou no Panathinaikos durante a temporada passada - e tentou levá-lo para Alvalade no Verão, ainda que tal não se tenha concretizado. Contudo, o futuro do pupilo de Jesualdo Ferreira não parece desenhar-se na Grécia, já que o criativo é muito cobiçado na Europa.
A confirmar-se a mudança para Portugal, Ninis chegaria apenas na próxima temporada, em moldes muito apetecíveis, já que seria uma transferência sem encargos para os leões.
Real Madrid quer resgatar Rodrigo
O Real Madrid, clube que formou o jovem nascido no Rio de Janeiro mas que tem nacionalidade espanhola, tem acompanhado o seu trajecto e mostra-se muito satisfeito com a sua evolução, pelo que pondera 'resgatar' o avançado internacional sub-21. Aquando da saída do jovem para a Luz, os 'merengues' garantiram uma cláusula que lhes permitia recomprar Rodrigo por 12 milhões de euros, pelo que o regresso de Rodrigo dependerá exclusivamente de José Mourinho.
Callejón é um bom exemplo da forma de negociar dos merengues. O extremo também foi formado no Real Madrid, mas teve que se transferir para poder jogar regularmente. Depois de ter dado nas vistas no Espanhol, os madrilenos accionaram a cláusula de recompra e vêem agora o espanhol a brilhar no Santiago Bernabéu.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Ronaldo, Pinto da Costa e Jorge Mendes premiados no Dubai
Leões encontram Nacional na Taça
Os jogos estão marcados para 11 de Janeiro de 8 de Fevereiro, duas quartas-feiras.
Martinez desejado no Dragão
O clube colombiano, que segue na 5ª posição, pretende dificultar ao máximo a saída do seu homem-golo, ainda que confirmem a abordagem dos dragões. Jesus Ortega, director de comunicação dos colombianos, garante que Martinez só sairá perante uma boa proposta, pelo que os dragões terão que abrir os 'cordões à bolsa' para garantirem o avançado.
Ainda assim, os azuis e brancos não desistem e confiam na sua contratação, pelo que Teófilo Gutiérrez vai perdendo terreno no dragão, até porque se trata de uma opção mais cara.
Ruben Amorim suspenso
O mal estar do ex-Belenenses já não é novo, pois esperava, nesta altura, contar com mais jogos nas pernas. Com o Europeu em vista, o polivalente jogador pondera sair para jogar com regularidade. Contudo, este incidente com o timoneiro das águias pode fechar-lhe essa porta, em tom de castigo. Ruben Amorim não foi autorizado a treinar-se nesta quarta-feira, dia que marcou o regresso aos trabalhos do plantel encarnado, e encontra-se suspenso por tempo indeterminado.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Porto aliena passes de Defour e Mangala
VAI DAR QUE FALAR: Scott Sinclair
Depois de um início de carreira algo conturbado, com passagens fugazes por vários clubes ingleses (entre os quais o Chelsea), Scott Sinclair conseguiu finalmente impor-se no futebol profissional. O jovem, que aos 15 anos já se havia estreado pela equipa principal do Bristol Rovers, chegou ao Swansea City no início da temporada passada e foi um dos principais responsáveis pela subida dos galeses ao principal escalão inglês ao apontar 22 golos. Scott actua preferencialmente pelo flanco esquerdo do ataque e é dono de uma aceleração e agilidade incríveis (bem à imagem de Aaron Lennon e Theo Walcott) que causam constantemente calafrios aos defesas adversários. Imprevisível nos seus processos, é venenoso em lances de contra-ataque sendo também um exímio marcador de penaltys. Todas estas características têm feito dele uma das boas revelações da presente edição da Premier League, onde contabiliza um total de quatro golos e três assistências até à data.
Ficha Técnica
Nome: Scott Andrew Sinclair
Data de nascimento: 25/03/1989 - 22 anos
Local de nascimento: Bath - Inglaterra
Altura: 175 cm
Peso: 64 kg
Posição: Extremo
Clube: Swansea City
Nº Camisola: 10
Löw para suceder a Mourinho
«O Real Madrid é o maior clube da história do futebol, mas a minha paixão é Inglaterra. Dêem-me um bom clube aí num par de anos», confessou Mourinho.
Perante essas declarações, já vieram a público as preferências do clube merengue para substituir o 'Special One': Joachim Löw. O seleccionador alemão é o técnico que mais agrada nos gabinetes do Bernabéu e até já está acostumado a um desafio semelhante ao de Mourinho: se o técnico português tem como meta acabar com a supremacia do Barcelona a nível de clubes, o germânico tem como objectivo destronar Espanha como a melhor selecção do mundo.
Renato Neto regressa ao Sporting
O médio de 20 anos, natural de Camacan, situado na Bahía, é esperado esta terça-feira em Lisboa, pronto para ser integrado no primeiro treino do pós-Natal. As exibições do jovem brasileiro têm sido acompanhadas de perto pelos responsáveis da SAD, que vêm na polivalência de Renato Neto um trunfo importante para suprir as lesões que têm apoquentado o plantel.
No último ano e meio, Renato Neto foi titular indiscutível em quase todos os jogos e um dos jogadores mais influentes da equipa, tendo sido eleito o melhor médio da Jupiler League (campeonato belga) no ano transacto. Para além de Rui Patrício, Carriço, André Santos, André Martins e Pereirinha, prepara-se agora a entrada na equipa principal de mais um produto da Academia de Alcochete.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Bruno Alves não descarta Sporting
Em entrevista à RTP, Bruno Alves confessa a necessidade de actuar com regularidade para chegar ao Europeu em condições e o Sporting está muito atento a isso. O internacional português, de 29 anos, mostrou-se orgulhoso por estar na mira dos 'leões', mas garante que ainda não foi contactado: «Ainda não surgiram contactos directos mas, sendo verdade, fico orgulhoso por ter uma equipa como o Sporting interessada nos meus serviços». E nem o facto de ter ganho notoriedade no dragão o impedirá de vestir de verde e branco, caso tal se confirme: «Eles sabem que sou profissional e que tenho de ter todas as hipóteses em aberto. O Sporting é um excelente clube, de top nacional e com grandes feitos internacionais».
Rafael Copetti na Luz
O guarda-redes, uma aposta de futuro, prepara-se para assinar um vínculo válido por cinco temporadas e meia e deverá chegar já em Janeiro, estando imediatamente às ordens de Jorge Jesus. Com 20 anos e 1,95 m, o jovem actuava maioritariamente pela equipa de sub-20, mas as qualidades que foi demonstrando valeram-lhe algumas chamadas à equipa principal, sobretudo no campeonato gaúcho.
sábado, 24 de dezembro de 2011
Último Reduto: 2011 Azul Vivo
Está aí o último reduto de 2011. Em plena pequena área, esta é uma altura para balanços também no futebol, onde os adeptos olham para o ano que passou e para os resultados das suas cores clubísticas. Esta é uma análise indelevelmente marcada pelo azul das numerosas conquistas do FC Porto, e na qual o verde e o encarnado surgem inevitavelmente esbatidos.
O primeiro caso é o de um clube que teve em 2011 mais uma época de glória. Comandados por um treinador de liderança tão curta quanto inesquecível, os “dragões” venceram praticamente tudo o que havia em disputa, com destaque para o título nacional resgatado ao Benfica, e para a Liga Europa, importante pelo dinheiro mas sobretudo pelo prestígio internacional que reforçou à organização chefiada por Pinto da Costa. Uma época de sonho, qual ghostbuster que finalmente permitiu ao FC Porto lidar com o fantasma das conquistas de 2003 e 2004, de José Mourinho.
Já o Benfica teve de refrear os ímpetos de uma gloriosa temporada de estreia de Jorge Jesus, quedando-se pela vitória na Taça da Liga. Sem que o trabalho dos da Luz tenha perdido a sua matriz e filosofia, a verdade é que a perda de pedras fulcrais na equipa e sobretudo o advento de um Porto invicto e intratável ditou um desfecho fracassante.
O Sporting assinou aquela que foi, em termos pontuais e exibicionais, uma das piores épocas da história do clube. Desprovidos de garra e munidos de vícios e engasgos que pautaram o futebol verde e branco nos últimos anos, os agentes desportivos de Alvalade deixaram a nu a evidência de uma descredibilização crescente do clube, reflectida na quebra pronunciada de laços entre os adeptos e a equipa. 2011 marcou a assumpção de um futuro em risco no Sporting.
Nota ainda para o perfume minhoto que protagonizou alguns dos melhores momentos deste ano. Nunca mais os adeptos do Sporting de Braga esquecerão uma temporada em que, ao sólido bronze no campeonato se juntou a inédita presença numa final europeia, catapultando os arsenalistas para o reconhecimento definitivo como a quarta potência do futebol nacional e ajudando à causa histórica de uma final europeia 100% portuguesa.
2011 chega ao fim com a Liga ao rubro. A um Benfica igual a si mesmo juntam-se agora um Porto algo descaracterizado e intermitente e um Sporting renovado e empolgado. Com um Braga a parecer perder o comboio da frente, os três crónicos candidatos mantêm intacto o sonho do título. Veremos de que cor será pintado o novo ano.
Um abraço e votos de Feliz Natal para todos os leitores da Futebolista.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
PSG sonda Hulk
Os dirigentes parisienses já terão encetado contactos, segundo a France Football, com a direcção portista, que não se mostra disponível em negociar abaixo dos 100 milhões de euros. Depois do City ter mostrado interesse no melhor jogador do campeonato passado, é agora a vez de outro multimilionário demonstrar o seu apreço pelo internacional brasileiro.
Depois do fracasso nas negociações com Tévez, Hulk torna-se assim na principal prioridade de um clube que, após ter sido afastado das competições europeias, aposta agora tudo na conquista da Ligue 1, que lhe escapa desde 1993/94.
Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal
O jogo não começou fácil para os leões, que até viram os insulares começar atrevidos. Mas o leão acordou e respondeu por intermédio de André Martins, que atirou por duas vezes à barra. O Marítimo teve uma grande oportunidade aos 21', por intermédio de Baba, que não conseguiu superar uma boa mancha de Rui Patrício.
O intervalo chegou sem que houvesse golos, mas sentia-se bom futebol em Alvalade. No segundo tempo, os verde e brancos entraram decididos a adiantar-se no marcador e conseguiram-no, por intermédio de Carrillo, aos 49', após cruzamento de Diego Capel. Poucos minutos mais tarde, Igor Rossi cometeu grande penalidade sobre Wolfswinkel que, pela primeira vez na carreira, falhou um penálti em jogos oficiais. Contudo, não se deixou abalar e, aos 60', teve direito à segunda oportunidade: depois de falta sobre Carrillo, o homem do jogo, o holandês atirou a contar para o fundo das redes de Ricardo. Esse golo teve o condão de 'matar' o encontro, ainda que o Marítimo não tenha nunca deitado a toalha ao chão e tenha contado com um bom par de oportunidades para reduzir. Contudo, a ineficácia dos seus atacantes e a boa performance de Rui Patrício assim não o permitiram. Antes do apito final, os leões ainda tiveram tempo para o 3-0, por intermédio de Insúa, a culminar boa jogada colectiva.
Não perca aqui os golos do encontro:
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
VAI DAR QUE FALAR: Yevhen Konoplyanka
O seu nome é difícil de pronunciar, mas o seu talento é fácil de detectar. Com apenas 22 anos, Yevhen Konoplyanka é já uma das maiores promessas mundiais, sendo, muito provavelmente, o digno sucessor de Andriy Shevchenko como principal estrela do futebol ucraniano. Muitos consideram-no o Messi de Leste e a verdade é que o jovem do Dnipro tem um futebol bastante idêntico ao astro argentino. Rápido, com uma técnica apurada e de bola sempre colada ao pé (no seu caso, ao direito), Konoplyanka consegue ziguezaguear com mestria por entre os adversários, causando várias vezes o pânico nas defesas. Tem também uma força e raça invulgares para a sua estampa física (176 cm; 68 kg), sendo daqueles jogadores que um treinador sempre gosta de ter na equipa, pois, como se diz na gíria futebolística, deixa sempre a pele em campo. Titularíssimo nos últimos compromissos da Ucrânia, Konoplyanka já provou que tem tudo para singrar ao mais alto nível, podendo potenciar todo o seu brilhantismo já no próximo Campeonato da Europa.
Ficha Técnica
Nome: Yevhen Olehovych Konoplyanka
Data de nascimento: 29/09/1989 - 22 anos
Local de nascimento: Kirovograd - Ucrânia
Altura: 176 cm
Peso: 68 kg
Posição: Extremo
Clube: Dnipro Dnipropetrovsk
Nº Camisola: 10
Rei morto, rei posto: Ronaldinho pode render Beckham no “trono” dos LA Galaxy
E uma das hipóteses é o brasileiro Ronaldinho Gaúcho que se encontra de mome nto num impasse quanto à sua continuidade ao serviço do Flamengo.
Recorde-se que no espaço de uma semana esta a segunda vez que o nome do internacional brasileiro aparece associado ao interesse de um clube, já que antes dos actuais campeões dos Estados Unidos da América surgiram ecos de que o River Plate estaria disposto a abrir os cordões à bolsa para levar “R10” para Buenos Aires.
Trio de reforços para Domingos Paciência
No treino desta quinta-feira, a grande novidade foi a reintegração dos já lesionados de longa data Jeffrén e Izmailov, escudados por Matías Fernández, que se lesionou no dérbi frente aos encarnados. Depois da lesão contraída frente ao Feirense, a 30 de Outubro, o ex-Barcelona prepara-se assim para dar o seu contributo à equipa leonina, bem como o czar, que está agora plenamente recuperado da terceira cirurgia a um joelho num período de dois anos.
Numa altura em que tanto se fala da possibilidade de os leões atacarem o mercado de Janeiro - Salamon foi dado como certo pelo Brescia, mas Pedro Sousa, director de comunicação da SAD leonina, já veio garantir que o médio não será reforço -, aí estão três jogadores que, se mantiverem um bom nível físico, poderão assumir-se como enormes mais-valias para Domingos Paciência atacar 2012 em força.
Os jogos contra o Rio Ave, a 2 de Janeiro, a contar para a Taça de Liga e frente ao FC Porto, marcado para dia 7 do mesmo mês, deverão marcar o regresso dos três jogadores.
Nani brilha em goleada do United
O jogo dificilmente poderia ter começado melhor para os 'red devils', que viram Welbeck inaugurar o marcador logo aos 5', depois de boa jogada de Nani pela extrema esquerda. Vinte minutos depois, seria a vez do internacional português fazer balançar as redes, finalizando de cabeça um cruzamento de Ryan Giggs. Ainda antes do apito para o intervalo, o campeão inglês em título ampliou a vantagem, com o suspeito do costume em acção: Nani arrancou pela direita e assistiu Giggs, que apareceu à entrada da área a fazer o 3-0.
Na segunda metade, perante um Fulham que parecia ir à procura de algo mais no jogo, os avançados do Manchester United 'mataram' o encontro: Rooney e Berbatov - num toque de classe, de calcanhar - fixaram o resultado final.
Depois dos desaires na Liga dos Campeões e consequente queda para a Liga Europa, o 'gigante' de Manchester parece estar a levantar-se.
Veja aqui os golos do encontro:
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
FC Porto entra na Taça da Liga com vitória
Não perca os golos da vitória portista:
Académica nas 'meias' da Taça
Oito jogos de suspensão para Suárez por racismo
O incidente remonta a 15 de Outubro, data em que se realizou o Manchester United - Liverpool, no qual Evra acusou Suárez de lhe ter dirigido vários insultos de cariz racista. A estrela do Liverpool é agora sancionada após ter sido dado como provado, num inquérito aberto pela FA na quarta-feira passada.
Em comunicado oficial, a FA dá como provada a existência de «palavras insultantes, que incluíam referências à cor da pele de Evra».
Franceses dão Beckham no PSG
O internacional inglês irá auferir, a partir de Janeiro próximo, num contrato válido por temporada e meia, 800 mil euros mensais, números que são possíveis devido à injecção de capital realizara por pela Qatar Sports Investments.
Depois da saída da Europa em 2007, ano em que deixou o Real Madrid e rumou aos LA Galaxy, Beckham representou o AC Milan em duas ocasiões distintas, ambas por empréstimo dos norte-americanos. Agora, aos 36 anos, o astro inglês prepara-se para morar na Cidade Luz.
Éder a caminho do FC Porto
Ao que tudo indica, o acordo entre os azuis e brancos e o jogador já foi alcançado, pelo que será muito difícil Éder escapar às redes do dragão. Éder tem sido uma das revelações da liga nacional, levando já 5 golos apontados ao serviço dos 'estudantes'.
Recentemente, Pedro Emanuel, técnico da Académica, aconselhou o seu pupilo a Paulo Bento, vendo em Éder uma solução para uma das posições em que a Selecção Nacional está mais débil: o centro do ataque.
Assim sendo, Vítor Pereira vai começando a moldar o plantel para 2012/13.
Benfica 'pesca' em Leiria
O Benfica tem seguido de perto do avançado e as suas qualidades são muito apreciadas por Jorge Jesus, que pretende garantir já os seus serviços, impedindo que o jovem de 20 anos rume a outras paragens.
Para além de Djaniny, também Ruben Brígido é seguido com muita atenção pelos responsáveis encarnados. As 'águias' garantiram direito de preferência sobre um dos médios mais promissores do futebol nacional, que ainda não jogou esta temporada devido a uma fractura no perónio. Se algum clube fizer uma proposta pelo internacional sub-21, o Benfica terá sempre a oportunidade de a igualar e de 'resgatar' o jogador.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Salamon a um passo do Sporting
Pedro Proença no Euro 2012
Conheça os 12 árbitros do Euro 2012:
Cüneyt Çakir (Turquia)
Jonas Eriksson (Suécia)
Viktor Kassai (Hungria)
Bjorn Kuipers (Holanda)
Stéphane Lannoy (França)
Pedro Proença (Portugal)
Nicola Rizzoli (Itália)
Damir Skomina (Eslovénia)
Wolfgang Stark (Alemanha)
Craig Thomson (Escócia)
Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Howard Webb (Inglaterra)
Prosinecki tenta “pescar” reforços para o Estrela Vermelha na cantera do Barcelona
A imprensa Sérvia adianta os nomes de três promessas barcelonistas que possivelmente estarão nos planos de Prosinecki, nomeadamente Cristian Tello, Johnatan Soriano, e Rodrigo Ríos.
Da eficácia ao sucesso
As forças de ataque dos três candidatos ao título foram muito semelhantes. Domínios avassaladores, adversários vergados no último terço do seu terreno, muitas oportunidades de golo. As características servem tanto para o Benfica-Rio Ave como para o FC Porto-Marítimo ou o Académica-Sporting. No entanto, os resultados foram todos muito diferentes.
O Benfica converteu quase todas as oportunidades e meteu cinco golos. O FC Porto rematou 33 vezes à baliza e marcou duas vezes já no fim do encontro. O Sporting teve mais de cinco hipóteses flagrantes (três delas de van Wolfswinkel) e arrancou a ferros um empate. A menos que o FC Porto se reforce em Janeiro com um ponta-de-lança eficaz, a eficácia das águias pode muito bem dar-lhes o título lá para Maio do ano que vem.
Funes Mori por Belluschi
O internacional argentino representou o River Plate antes da mudança para o futebol europeu, onde veio representar o Olympiakos, mas os 'millonarios' pretendem o regresso do médio. De acordo com a imprensa argentina, Belluschi está entre os transferíveis do Dragão e a necessidade do FC Porto contratar um avançado pode facilitar a transferência.
Sp. Braga vence em Olhão
O jogo não podia ter começado melhor para o conjunto de Daúto Faquirá que, aos 4, se adiantou no marcador através de Cauê. Depois de muitas oportunidades desperdiçadas, Yontcha fez o 2-0 antes do intervalo e foi com esse resultado que chegou o intervalo.
Leonardo Jardim mexeu na equipa, pôs a 'carne toda no assador' e foi feliz. Aos 53', Douglão marcou e relançou os arsenalistas no encontro. Aos 64', Elderson - que foi expulso no encontro europeu - restabeleceu o empate, rematando à boca da baliza. A partir daí, só deu Sporting de Braga, que chegou à vantagem aos 69', depois de auto-golo de Maurício. Apenas dois minutos depois, Lima descansou Leonardo Jardim e fez o 4-2. Contudo, Cauê respondeu de imediato e reduziu para os algarvios, que ainda foram à procura do empate. A verdade é que tal já não foi possível e que o Sporting de Braga saiu por cima de um encontro de 'loucos'.
Com esta vitória, os bracarenses aproximam-se do Sporting e ficam apenas a 2 pontos do terceiro lugar. Pelo contrário, o Olhanense desce para uma perigosa 10ª posição, que está a apenas 3 pontos do penúltimo lugar.
Veja aqui os golos do encontro:
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
FC Porto segue Lisandro López
Académica empata Sporting
Os leões entraram à procura do golo e van Wolfswinkel teve nos pés a oportunidade de inaugurar o marcador à passagem do terceiro minuto, depois de 'oferta' de Berger. Contudo, nesse lance o holandês mostrou que não estava em noite sim e confirmou-o ao longo de todo o encontro. Depois dessa ocasião, a Académica foi crescendo no jogo, tapando espaços ao rival e chegou ao golo aos 28', após jogada de ataque rápido culminada por Éderzito, que não facturava desde a 4ª jornada. Foi com esse resultado que chegou o intervalo.
Após o reatamento, Domingos lançou Carrillo para mexer com o jogo e foi bem sucedido. O Sporting voltou decidido a virar o rumo aos acontecimentos, mas teve em Wolfswinkel (desinspiradíssimo) e em Peiser obstáculos intransponíveis. Já com Bojinov em campo, as oportunidades para os leões sucediam-se, mas o golo teimava em não chegar. Entretanto, a Académica aproveitou o balanceamento ofensivo do rival e lançou contra-ataques perigosos, que obrigaram Rui Patrício a aplicar-se para manter o resultado. Resultado esse que sofreu alterações perto do minuto 80', por intermédio de Elias. Antes do apito final, os leões tiveram mais ocasiões, mas não conseguiram chegar à vitória.
Veja aqui os golos do encontro:
domingo, 18 de dezembro de 2011
Barcelona campeão do mundo
Porto bate Marítimo (2-0)
sábado, 17 de dezembro de 2011
Renovação de Maxi Pereira oficializada
Polga recebe prémio Stromp 'Especial Carreira'
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Benfica apanha susto mas acaba por golear
Confira os melhores momentos do jogo:
Último Reduto: Corte no “ranking”?
Dia de sorteio nas provas da UEFA. Os 3 grandes (+1) de Portugal ficaram a conhecer a sua sorte para os próximos compromissos internacionais, com destaque para o Benfica, única presença nacional no seio dos milhões da Champions. Na generalidade, não podemos afirmar que a sorte tenha abundado para os lados de Portugal: será que o “ranking” nacional na UEFA vai resistir a um “corte”?
Aos encarnados bastará, em condições normais, realizar dois jogos competentes para levar de vencida uma equipa do Zenit que já provou, nesta temporada, estar longe de ser das melhores equipas da Europa. O conjunto russo é coeso mas peca em qualidade, obedecendo à escola italiana implementada por Spalletti: fora Danny, a criatividade não abunda numa turma que está longe dos tempos áureos do futebol de Arshavin e companhia.
Na Liga Europa podemos ler toda uma outra história. Apesar de continuar uns furos abaixo da colossal competitividade entre os “tubarões” da prova rainha da UEFA, parece claro que esta temporada nos traz a mais forte selecção de clubes de que esta prova já dispôs. Valencia, Ajax, FC Porto e os dois de Manchester são nomes de Champions e conferem a estas eliminatórias um outro respeito.
Era difícil pedir mais aos “dragões” para começar a defender o título. O City está assente numa gigantesca almofada financeira, numa das mais brilhantes constelações de estrelas e, talvez pela primeira vez, numa verdadeira equipa. A despromoção europeia não chega para escamotear a grande temporada da equipa, líder isolada na Premier League, e autora de vários recitais de futebol como o inesquecível 6-1 aplicado aos rivais do United. Com um Porto à procura de rumo e de um pulso forte, poderá residir nesta eliminatória o ponto de viragem para o resto da época, ou o enterro definitivo da liderança de Vítor Pereira.
Os sportinguistas poderão falar em sorte envenenada: depois de conhecerem o seu adversário – o modesto Legia de Varsóvia, 3º classificado da liga caseira e quase estranho às provas uefeiras – perceberam que, depois da previsível e presumível eliminação dos polacos, terão pela frente o City ou o…FC Porto. Seria bonito mais um clássico português em pleno ambiente europeu, depois de na temporada passada a Liga Europa ter sido decidida em tons verde-rubros…mas se olharmos à teoria, o Sporting encontrará o poderosíssimo clube de Manchester. Para seguir em frente e assumir-se como candidato, bastará ao Sporting ser…perfeito.
Em Braga mora uma equipa a tentar agarrar-se à memória de conquistas recentes. Longe do brilho do ano passado – e sem a mesma qualidade nos seus intérpretes – o Sporting local chega a esta fase da Liga Europa para enfrentar um Besiktas sempre perigoso, recheado de nomes portugueses, mas que tem como maior arma o terrível ambiente do seu estádio. É um conjunto superior ao português, mas cujas fragilidades poderão ser aproveitadas por um Braga organizado e eficaz.
Os de Lisboa aprontam-se para resistir a esta eliminatória, mas no Norte a tarefa já é bem mais complicada…
Máquina do Tempo: O primeiro treinador português vitorioso na Europa do futebol
Amor pela modalidade e pelo Sporting, o clube que ajudou a escrever uma das páginas mais reluzentes da sua gloriosa história. Sem mais demoras apresentamos Anselmo Fernandez, o arquitecto, o homem que conduziu o Sporting à conquista da Taça dos Vencedores das Taças em 1964, e o primeiro treinador português a vencer uma prova europeia.
Nasceu em Lisboa a 21 de Agosto de 1918 e desde cedo se deixou enfeitiçar pelo bichinho da bola. Aos 16 anos iniciou a sua curta carreira de futebolista no emblema da sua paixão, o Sporting. E curta porque uma apendicite o afastaria da carreira de futebolista. Desistiu do futebol mas não do desporto, enquanto praticante, sendo que tempos mais tarde iniciaria uma aventura no râguebi. Numa altura em que o profissionalismo no desporto estava ainda a léguas de ver a luz do dia Anselmo Fernandez nunca perdeu os estudos de vista, pelo que na hora de eleger uma profissão optou pela arquitectura.
Uma área onde foi mestre, não só nos edifícios que criou – entre outros foi responsável pela construção do Hotel Tivoli, e da Reitoria da Universidade, ambos em Lisboa, e com Sá da Costa foi também um dos mentores do projecto do antigo Estádio José de Alvalade – mas também nos projectos tácticos que haveria de desenhar de leão ao peito na década de 60.
Possuidor de um estilo de treino muito particular – entre outros aspectos foi o primeiro treinador português a recorrer ao vídeo para analisar os adversários – Anselmo Fernandez é chamado em 1962 a substituir o mítico treinador húngaro Joseph Szabo no comando do seu Sporting. Faria cinco jogos, e nos cinco obteve outras tantas vitórias. Posteriormente diria não a uma possível permanência no banco leonino, não só porque não queria dinheiro do futebol, e muito menos do seu amado Sporting, mas também porque «seria um louco se deixasse a arquitectura pelo futebol», confidenciava desta forma à imprensa da época Anselmo Fernandez.
Posto isto um interregno de dois anos surgiu no caminho do arquitecto no que concerne ao trabalho directo com o futebol. Regressaria ao Sporting na temporada de 1963/64, desta feita para substituir o brasileiro Gentil Cardoso, uma troca que não poderia ter um final mais feliz. Gentil Cardoso saíra do clube pela porta pequena após ter sido goleado em Manchester por 4-1 pelo United local num encontro a contar para a 1ª mão dos quartos-de-final da Taça dos Vencedores da Taças (TVT), na altura já a segunda prova europeia mais importante ao nível de clubes da UEFA.
Para muitos a eliminatória perante os “red devils” estava perdida, não só devido à pesada derrota em Old Trafford mas sobretudo porque do outro lado da barricada actuavam alguns dos melhores jogadores do Mundo da altura, como Bobby Charlton, Denis Law, ou George Best treinados por outra lenda da táctica da altura, Matt Busby. Missão impossível para muitos mas não para o arquitecto. Foi então que em Alvalade – na 2ª mão – o futebol português viveu uma das noites mais felizes e épicas da sua longa e gloriosa história, muito à custa de um demolidor Sporting e em particular do homem que comandava os seus destinos desde então: o “arquitecto”. 5-0, a eliminatória estava virada e os verde-e-brancos alcançavam as meias-finais da prova europeia.
Mas a viagem de sonho não iria ficar-se por ali, muito longe disso. Antuérpia, bela cidade belga, seria o porto de destino – final – da nau leonina. Localidade onde foi realizada a finalíssima da TVT dessa temporada na sequência de um empate a três golos na final de Bruxelas. Em Antuérpia Morais deu aso ao sonho de trazer para Portugal a primeira e única TVT. E tudo aconteceu graças a um golo de canto directo... o cantinho do Morais como ficou eternizado. O Sporting vencia assim o seu único – até à data – troféu internacional. Um vitória arquitectada por Anselmo Fernandez, um homem que durante essa gloriosa campanha europeia não quis receber um único tostão que fosse do clube. Fez tudo por amor... amor ao futebol e ao Sporting.
Cumprida que estava a missão deixou mais uma vez, desta vez para sempre,o banco leonino regressando à sua arquitectura. Morreu a 19 de Janeiro de 2000, em Madrid.
Saviola na órbita do Nápoles
O facto de Saviola estar no último ano de contrato com o Benfica torna-o num alvo muito apetecível e o Nápoles pretende garantir as qualidades de 'El Conejo' já em Janeiro, aproveitando a abertura das 'águias' para negociar, visto tratar-se da última oportunidade de realizar um encaixe financeiro com o internacional pelo país das pampas.
Caso a transferência venha a realizar-se, Saviola será muito bem recebido pelos compatriotas Lavezzi, Campagnaro e Fernández.
Chelsea não desiste de Álvaro Pereira
André Villas-Boas sabe que Ashley Cole começa a entrar na fase descendente da carreira e pretende contratar um lateral que tão bem conhece dos tempos em que treinou o FC Porto: Álvaro Pereira.
Abramovich quer ver o Chelsea a lutar pelos lugares cimeiros e percebe que faltam soluções ao técnico português, pelo que estará na disposição de pagar a cláusula de rescisão do lateral uruguaio, fixada nos 30 milhões de euros.
Tottenham de olho em Rui Patrício
Segundo a Rádio Renascença, o Sporting já tem um plano delineado caso o clube londrino avance, de facto, com uma boa proposta por Rui Patrício. Os leões avançarão para a contratação de Fabiano Freitas, guardião do Olhanense, que tem sido um dos destaques da liga nacional, tendo já sido cogitado o interesse do FC Porto.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Tévez quer Boca Juniors
Em entrevista à revista Gente, o avançado confessa o seu desejo de regressar a casa, onde venceu os seus primeiros títulos, entre 2001 e 2004: «Quero ir para Tandil, fazer a pré-época com o Boca e jogar a Libertadores. Não importa se tenho de abdicar do dinheiro. Estou cansado das viagens e das idas e voltas. Para Inglaterra não volto mais», afirmou.
O ainda avançado do Manchester City já venceu a Libertadores em 2003 e marcou um golo na final, contra o Santos. De acordo com o empresário do argentino, Carlos Rouco, Tévez já procura escola para as filhas em San Isidro, a 20 quilómetros de Buenos Aires.
Depois de ter sido dado como certo no AC Milan, 'Scarface' pode agora ser cedido ao Boca Juniors, ficando o clube de Buenos Aires com opção de compra. Contudo, o desejo dos 'Citizens' é vender o internacional argentino, pelo que a transferência não se afigura fácil.
Torres com guia de marcha
Esta posição do clube londrino está ligada ao facto de David Villa estar no mercado. Com o dinheiro da venda de Fernando Torres, André Villas-Boas pretende contratar o avançado 'blaugrana', que tem sido pouco utilizado esta temporada por Pep Guardiola.
Desde que trocou Liverpool por Londres, Fernando Torres tem apresentado um registo muito aquém do esperado e a veia goleadora parece ter desaparecido. O espanhol não tem, sequer, feito parte das opções iniciais do técnico natural do Porto.
Recorde-se que 'El Niño' chegou ao Chelsea em Janeiro de 2011, a troco de 58 milhões, e, desde então, apontou apenas 5 golos.
Sporting derrotado em Roma
A Lazio estava obrigada a ganhar e esperar que o Vaslui não conseguisse ganhar ao Zurique para poder passar à fase seguinte e, por isso, entrou a todo o gás. Mas os leões conseguiram suster a pressão e apenas aos 42' sofreram o primeiro golo, apontado por Kozak, após cruzamento de Lulic. O avançado que substituiu Klose aproveitou a falta de marcação dos centrais leoninos e cabeceou para o fundo das redes.
A segunda parte começou praticamente da mesma maneira: com um golo da formação romana. Aos 55', Diakité descobriu Sculli que, após uma excelente desmarcação, bateu Marcelo Boeck. A partir daí, o Sporting agarrou no jogo, mas não conseguiu traduzir essa superioridade em golos. Bojinov ainda tentou de livre directo, mas o guardião italiano opôs-se e fez uma grande defesa. Já perto do final, foi a vez de Insúa chegar tarde a um cruzamento de Pereirinha e falhar o golo de honra leonino.
Destaque para o facto de Domingos ter feito estrear mais um júnior, João Mário, e ter acabado o encontro com 6 atletas da formação verde e branca: Pereirinha, Carriço, Ilori, João Mário, André Santos e André Martins. O Sporting continua sem conseguir vencer em Itália.
Veja aqui os principais lances do encontro:
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Izmailov e Jeffrén serão reforços de inverno
Quanto a Fito Rinaudo, o departamento médico leonino mantém as 12 semanas de recuperação, pelo que o jogador deverá voltar a treinar-se sem limitações no final de Janeiro/início de Fevereiro.