quarta-feira, 5 de junho de 2013

BOLA AO MEIO: Europeu Sub-21

Começa hoje em Israel o Campeonato Europeu Sub-21 com várias selecções a ter em conta.
Portugal falhou a qualificação mas haverá a Noruega que chega aqui depois ter eliminado a França, temos ainda a anfitriã Israel, a Espanha que é a actual detentora do troféu (Europeu Sub-21 em 2011), a Holanda que apresenta excelentes valores individuais, a poderosa Alemanha, a competente Inglaterra, a Itália de Verratti e a Rússia que deixou para trás Portugal.
A Espanha afigura-se como a principal favorita à conquista do título. A selecção espanhola terá uma tarefa complicada pela frente que se prende com a defesa do título que conquistou em 2011 numa selecção composta por De Gea, Adrián, Thiago Alcântara, Juan Mata, Javi Martínez, Capel, entre outros. Este ano alguns dos protagonistas mudaram mas a qualidade mantém-se. A Espanha ficou em 1º num grupo constituído por Suíça, Geórgia, Croácia e Estónia com 7 vitórias e 1 empate, depois eliminou por uns expressivos 8-1 a Dinamarca.
Lopetegui tem em mãos um grupo cheio de qualidade com Thiago Alcântara na linha da frente, apoiado por Isco, Rodrigo, Munian e Tello como os jogadores a ter mais em conta.

A Alemanha também reparte com a Espanha algum do favoritismo com Rainer Adrion a depositar a sua confiança em jogadores como Leno, Holtby e Emre Can. A selecção germânica ficou à frente da Bósnia, Grécia, Bielorrússia, Chipre e San Marino na fase de qualificação, eliminando ainda a Suíça por 4-2.
A laranja mecânica terá uma tarefa complicada no Grupo B mas contará com a ajuda de Bruno Martins Indi para dar segurança defensiva, Van Ginkel, Jordy Clasie, Strootman e Leroy Fer para dominarem o meio-campo e na frente Ola John, Luuk de Jong, Wijnaldum para desequilibrarem. O treinador Cor Pot terá uma grande dor de cabeça quando tiver que escolher o onze base do meio-campo para a frente.

A Rússia parte por fora na corrida do grupo B mas isso não invalida que não tenha qualidade como demonstrou ao longo da qualificação ao ficar em 1º no seu grupo com Portugal, Polónia, Moldávia e Albânia. Na fase a eliminar, deixou para trás a República Checa. Atenção para Denis Cheryshev do Real Madrid e ainda Dzagoev do CSKA.
O grupo A não é tão equilibrado como o grupo B mas também tem bons valores. A Israel joga em casa e deverá querer mostrar que também tem qualidade com Golasa a ser a grande cabeça de cartaz.
A Noruega é uma selecção desconhecida, um pouco à imagem de Israel, mas o facto de ter eliminado a França por 5-4 depois de ter ficado em 2º num grupo que contou com  Inglaterra, Bélgica, Azerbaijão e Islândia faz com que a selecção nórdica deixe algumas dúvidas no ar. Atenção a Markus Henriksen, Singh e Marcus Pedersen.

Inglaterra é a grande favorita no grupo A depois de terem ficado em 1º no mesmo grupo da Noruega e terem eliminado a Sérvia por 2-0. Jogadores como Henderson, Wilfried Zaha, McEachran e Delfouneso são as grandes figuras desta selecção que tenta conquistar o seu terceiro título europeu Sub-21 depois de 1984.

A Itália parte logo atrás da Inglaterra e contará com Insigne, Immobile, Borini e sobretudo Marco Verratti, uma das grandes figuras deste torneio. A selecção transalpina ficou em 1º no seu grupo com Turquia, República da Irlanda, Hungria e Liechtenstein. Na fase a eliminar deixou para trás a Suécia por 4-2.

Certamente que não quererá perder uma das provas mais entusiasmantes deste Verão com inúmeros jogadores que quererão mostrar o seu valor para se poderem afirmar nos seus clubes. Pode desde já começar a preparar o seu caderno e apontar os jogadores que mais lhe enchem as medidas porque daqui a uns anos certamente que irão ser falados.

Iremos abordar de jornada a jornada os jogos com resumos das partidas, vídeos, análises e destaques.

 
Grupos
 
Grupo A
Israel Israel
Norway Noruega
Italy Itália
England Inglaterra
Grupo B
 
Netherlands Holanda
Germany Alemanha
Spain Espanha
Russia Rússia  

Calendário
5 de Junho

17:00 Israel - Noruega
19:30 Inglaterra - Itália
6 de Junho

17:00 Espanha - Rússia
19:30 Holanda - Alemanha

8 de Junho

17:00 Inglaterra - Noruega
19:30 Itália - Israel
9 de Junho

17:00 Holanda - Rússia
19:30 Alemanha - Espanha
11 de Junho

17:00 Israel - Inglaterra
19:30 Noruega - Itália
12 de Junho

17:00 Espanha - Holanda
19:30 Rússia - Alemanha
 
15 de Junho - Meias-finais

16:30 Primeiro Grupo B - Segundo Grupo A (Semi A)
19:30 Primeiro Grupo A - Segundo Grupo B (Semi B)

18 de Junho - Final

  
17:00 Vencedor Semi A - Vencedor Semi B




Sem comentários: