domingo, 9 de junho de 2013

BOLA AO MEIO: Torneio de Toulon (10º dia e Final)


Brasil vencedor do torneio

10º dia

No dia antes da derradeira final e do jogo de consolação para o 3º e 4º lugar, o grupo B esteve ao rubro. Portugal defrontou a Nigéria e venceu por 2-1 com o técnico Edgar Borges a fazer algumas mexidas. A vitória era o único resultado possível se a equipa portuguesa queria ainda, disputar o 3º e 4º lugar do torneio mas não dependíamos só de nós, pouco depois houve o jogo Bélgica - México. Para Portugal marcou Ricardo Alves de grande penalidade e Ricardo enquanto que para a Nigéria, Ejike foi o autor do golo. Com esta vitória Portugal estava à espera que a Bélgica dificultasse a vida ao México para conseguir marcar presença na decisão do 3º lugar contra França e assim foi. O México inaugurou o marcador por Zamorano aos 31 minutos mas a Bélgica chegou mesmo ao empate já depois dos 80 minutos com Bakkali numa altura em que os belgas jogavam com 9. Um jogo extremamente equilibrado e com o golo nos instantes finais, Portugal garantiu o 2º lugar no grupo e um último jogo com França.





FRANÇA - PORTUGAL

A França conquistou o bronze depois de vencer Portugal por 2-1. Sagnol, treinador francês, montou bem a equipa e foi melhor a equipa das quinas.
Portugal entrou com algumas alterações forçadas face aos castigos de João Mário, Betinho e Dabó. A França começou melhor e aos 11 minutos Matida converteu uma grande penalidade que foi cometida por Frederico Venâncio. Estas faltas de concentração no início dos jogos foram uma constante por parte da selecção portuguesa no Torneio de Toulon, é certamente um aspecto a melhorar no Mundial Sub-20 que começa já no próximo dia 21.
Depois de ter sofrido o golo, os pupilos de Edgar Borges acordaram para o jogo e viram por duas vezes a bola embater no ferro com Tozé a mandar a bola ao poste e Piqueti de cabeça a acertar na barra. Quando nada fazia prever a França ampliou a vantagem por intermédio de Vena que foi completamente esquecido pelos centrais portugueses e sozinho cabeceou para o golo. Ao intervalo o resultado era de 2-0 mas Portugal entrou determinado em mudar o rumo do jogo e logo nos primeiros minutos da 2ª parte, Aladje reduziu para 2-1, marcando o seu 3º golo no Torneio. O jovem avançado português foi uma das grandes revelações e mostrou que pode vir a ser muito útil no futuro à nossa selecção. Ivan Cavaleiro esteve perto de empatar a partida assim como logo a seguir Matiba podia ter feito o 3-1 com o remate a bater no poste e depois em José Sá. Portugal despediu-se assim de Toulon em 4º lugar, um torneio onde já fomos particularmente felizes como foi o caso de 1992, 2001 e 2003 onde conseguimos garantir o 1º lugar.


BRASIL - COLÔMBIA

O jogo da final colocou frente a frente duas das melhores selecções da actualidade quando falamos em Sub-20. A Colômbia venceu o Sul-Americano Sub-20 em Fevereiro deste ano e o Brasil é o campeão do Mundo Sub-20 em 2011. A selecção canarinha não vai poder defender o título depois de ter feito uma prestação irreconhecível no Sul-Americano ficando no último lugar do seu grupo. Apesar disto o Brasil entrou em Toulon determinado em vencer para provar o seu valor e assim foi.
A Colômbia chegou à final só com vitórias no seu grupo, já o Brasil em 4 jogos, ganhou 3 e empatou 1.
O Brasil entrou muito forte no jogo e fez o único golo da partida logo aos 3 minutos por Vinicius Araújo na sequência de um canto. O avançado brasileiro foi o melhor marcador do torneio juntamente com Aladje e Abella. Depois do golo foi a Colômbia que teve de correr atrás do prejuízo e chegou a criar algumas situações de perigo mas o Brasil esteve muito concentrado do ponto de vista defensivo e não permitia à Colômbia arriscar mais porque na frente tinha jogadores que podiam fazer a diferença em transições rápidas o que colocou em sentido a formação colombiana. O árbitro desta final foi o português Artur Soares Dias e fez uma excelente partida.

Para a história deste torneio ficam as revelações e as figuras de destaque como foi o caso de Aladje, Vinicius Araújo, Cuevas, Gero, Borja, Imbula, Manzala, Bakkali, Abella, entre outros.


 


Sem comentários: