terça-feira, 11 de junho de 2013

BOLA AO MEIO: Europeu Sub-21 - 2ª jornada

Morata a festejar o golo da vitória frente à Alemanha


GRUPO A

Na 2ª jornada do Grupo A assistimos a algumas surpresas como foi o caso eliminação da Inglaterra que caiu aos pés da Noruega com uma derrota por 3-1. Os noruegueses começaram melhor e logo aos 15 minutos fizeram o 1-0 por Berge na sequência de um pontapé de canto. Aos 34, Berget ampliou a vantagem com o resultado a ser 2-0 ao intervalo. Na 2ª parte a Inglaterra entrou melhor mas foi mesmo a Noruega que ampliou a vantagem com Eikrem a fazer o 3-0 à passagem do minuto 52. A Inglaterra ainda reduziu por Dawson na marcação de uma grande penalidade. A Noruega mostrou ter uma selecção de grande qualidade enquanto que a Inglaterra que era uma das favoritas à passagem das meias-finais foi eliminada por ter apenas jogadores de grande qualidade. Stuart Pearce não conseguiu montar uma equipa na sua verdadeira acepção da palavra embora os ingleses tenham tido mais posse de bola do que a Noruega mas os nórdicos conseguiram sair melhor em transições rápidas e foram mais eficazes.

No outro jogo do grupo, a Itália confirmou todas as expectativas que foram criadas após o jogo frente a Inglaterra. Os italianos defrontaram a anfitriã deste torneio, Israel, e aplicaram uma goleada por 4-0. Logo aos 18 minutos, Saponara abriu o marcador e ainda antes do intervalo, Gabbiadini fez o 2-0. Insigne, uma das referências italianas, saiu de maca aos 40 minutos depois de uma entrada violenta de Golasa que foi expulso o que dificultou ainda mais as contas para a Israel. Na 2ª parte houve mais do mesmo com a Itália a dominar o encontro e a chegar ao 3-0 aos 53 minutos por Gabbiadini que fez o seu 2º golo na partida. Florenzi fez o 4-0 na passagem do minuto 71, fechando assim o resultado final. 

Inglaterra foi eliminada nesta 2ª jornada com Israel a ter uma tarefa muito complicada já que basta um empate à Noruega para se qualificar. Itália e a Noruega disputam hoje o 1º lugar do grupo no último jogo da fase de grupos.










GRUPO B

A 2ª jornada no grupo mais equilibrado do Europeu também já trouxe algumas definições com a Rússia e a Alemanha a serem eliminadas. A Holanda mostrou o porquê de ser uma das favoritas à conquista deste Europeu ao aplicar uma goleada por 5-1 à Rússia. Wijnaldum abriu o marcador aos 39 minutos após uma excelente iniciativa individual, um pouco semelhante ao golo que marcou frente à Alemanha. Na 2ª parte Chicherin foi expulso e a Holanda aproveitou da melhor maneira para começar a definir a sua goleada. Luuk de Jong fez o 2-0 aos 61 minutos. A Rússia ainda reduziu por Cheryshev mas logo de seguida o benfiquista, Ola John fez o 3-1. Hoesen entrou para fazer o 4-1 e Leroy Fer marcou mais um golo em período de descontos, fechando o resultado em 5-1.

No outro jogo, a Espanha teve algumas dificuldades para ultrapassar a Alemanha que precisava urgentemente dos 3 pontos se quisesse manter vivo o sonho da conquista do Europeu. Tratou-se de um jogo equilibrado com algum pendor para a Espanha devido aos seus valores individuais. A Alemanha conseguiu aguentar a pressão espanhola durante muito tempo e conseguiu libertar-se bem em contra-ataques que ainda resultaram em algumas jogadas de perigo. Contudo, os espanhóis demonstravam tranquilidade e acreditavam que a vitória iria aparecer mais tarde ou mais cedo e foi o que aconteceu com Morata a ser mais uma vez o herói espanhol. O ponta-de-lança do Real Madrid entrou aos 73 minutos para substituir Rodrigo e aos 86 minutos apontou o único golo da partida numa jogada individual e com o guarda-redes alemão, Leno, a ter algumas culpas na forma como consentiu o golo. A Espanha demonstrou mais uma vez que tem muita qualidade mas falta algum discernimento na hora de definir as jogadas nomeadamente no último terço. Esta falta de capacidade de decidir, aliado à falta de velocidade e imprevisibilidade fez com que a Alemanha conseguisse segurar o empate durante largos minutos. Morata deslocou-se da posição central para ir à faixa esquerda trabalhar o golo e esse movimento desequilibrou a defensiva alemã que estava a fazer um trabalho irrepreensível. 

Com estes resultados a Espanha e Holanda irão discutir o 1º lugar do grupo com a Rússia e a Alemanha a serem eliminadas.





 



Para a segunda jornada no Grupo A teremos um jogo hoje entre Israel - Inglaterra às 17:00 e Noruega - Itália também às 17:00. No Grupo B, haverá amanhã às 17:00, Holanda - Rússia e Alemanha - Espanha às 18:30.




Sem comentários: