domingo, 6 de fevereiro de 2011

Top 10: Jogadores que actuaram sempre no mesmo clube

Costuma-se dizer que actualmente já não existe amor à camisola. Com o dinheiro que se gasta em transferências e salários, um jogador que permaneça no mesmo clube durante a carreira toda - como foram os casos de Lev Yashin, Matthew Le Tissier ou Paolo Maldini - é hoje uma espécie em vias de extinção.

Fica aqui o top 10 de jogadores activos que representaram apenas um clube ao longo da sua carreira profissional.

10. Marcos (Palmeiras, 508 jogos)

O guarda-redes do Palmeiras pode não ser muito conhecido no velho continente, mas é uma lenda no actual clube de Scolari e foi o guarda-redes titular da selecção brasileira no Mundial de 2002.

9. Carles Puyol (Barcelona, 511 jogos)

Produto da academia blaugrana e actual capitão da equipa, Puyol ganhou tudo o que havia para ganhar ao longo da sua carreira e, aos 32 anos, é ainda peça fundamental do Barcelona.

8. Iker Casillas (Real Madrid, 552 jogos)

Com apenas 29 anos, Iker Casillas é o jogador mais jovem da lista e tendo em conta que ocupa a posição de guarda-redes poderá ainda realizar bastantes jogos pelos merengues. Titular desde os 18 anos, o capitão do Real Madrid é um dos melhores guarda-redes do mundo.

7. Steven Gerrard (Liverpool, 554 jogos)

É difícil pensar no Liverpool e não imaginar Gerrard. Pelos Reds, passaram sempre grandes jogadores como foram os casos de Fowler ou Owen, mas Gerrard permaneceu sempre na equipa, mesmo nunca tendo conquistado um único título de campeão inglês.

6. Xavi (Barcelona, 556 jogos)

O 3º melhor jogador do Mundo em 2010 cresceu para o futebol em La Masia, academia do Barcelona. Geralmente na sombra de virtuosos como Rivaldo, Ronaldinho e Lionel Messi, Xavi vê hoje reconhecido o seu enorme talento. Em boa hora, diga-se...

5. Francesco Totti (AS Roma, 595 jogos)

Totti é um jogador, no mínimo, curioso. Dotado de um talento apenas equiparável ao seu temperamento volátil, é de louvar a sua lealdade para o clube que apoiou desde sempre. Mesmo que isso tenha custado aos muitos clubes interessados nos seus serviços...

4. Jamie Carragher (Liverpool, 652 jogos)

Primeiro jogador da lista com mais de 600 jogos oficiais pelo clube. Carragher, que curiosamente cresceu como acérrimo apoiante do Everton, estreou-se pelo clube em 1996 e a sua versatilidade fez dele um jogador sempre útil para a equipa. Aos 33 anos, é ainda titular do clube.

3. Paul Scholes (Manchester United, 662 jogos)

Provavelmente um dos jogadores mais subvalorizados da Europa, Paul Scholes marcou uma era em Old Trafford e fez parte da equipa, juntamente com Ryan Giggs, os irmãos Neville e David Beckham, que conquistou a Liga dos Campeões, Liga Inglesa e Taça da Liga em 1998-99.

2. Ryan Giggs (Manchester United, 861 jogos)

Dono e senhor da ala esquerda do United desde 1991, Ryan Giggs foi desde então um dos extremos mais temidos pelos adversários devido à sua velocidade e drible. Tão importante foi Giggs no sucesso dos Red Devils, que no passado dia 31 de Janeiro, e após uma sondagem conduzida pela revista do clube, o galês foi considerado o melhor jogador de sempre a actuar pelo Manchester United. O que também é incrível? Aos 37 jogos, não só joga na equipa como ainda continua a fintar...

1. Rogério Ceni (São Paulo, 944 jogos)

Esta lista fecha como abriu: com um guarda-redes brasileiro. Ceni ingressou no São Paulo em 1990 - então com 17 anos, e é hoje mais do que uma lenda no clube paulista, tendo no seu palmarés 3 campeonatos Brasileiros, 1 campeonato do Mundo de Clubes e 2 Taças dos Libertadores. Como se o número de jogos realizados não fosse suficiente para merecer destaque, Ceni é também um especialista nas bolas paradas tendo marcado já 97 ao serviço do clube!

Duas menções honrosas têm de ser atribuídas a Alessandro del Piero e Raúl González.

Del Piero, porque embora tendo jogado 2 épocas no Pádova, mudou-se para Turim em 1993-1994 e desde então que é um jogador-chave da Juve. O facto de também ter permanecido no clube após a descida à série B comprova a sua lealdade ao clube.

Quanto a Raúl, basta dizer que é o melhor marcador de sempre do Real Madrid, com 323 golos em 714 jogos....


5 comentários:

Souza disse...

Uma lista que não tem Paolo Maldini não merece a mínima credibilidade.

Sérgio Santos disse...

Amigo,

Atenção que estou a falar de jogadores no activo e não de ex-jogadores, caso contrário jogadores como Maldini ou Baresi teriam lugar cativo no top 10.

Kiko disse...

Ò Souza, já ias ao oculista.. Tá lá bem explicito essa informação

Vitor Fernandes disse...

O Casillas vai apanhar o Ceni, se jogar até aos 36/37

Mendes disse...

O que mais me impressiona é o giggs. É que os outros são defesas e guarda-redes e já se sabe que têm um desgaste muito menor. Adoro o Giggs e espero que ainda jogue mais alguns anos!