domingo, 13 de março de 2011

Nuno Gomes salva Benfica da derrota

» Portimonense travou o Benfica
Surpresa na Luz: o Benfica cedeu um empate a um golo ante o Portimonense, último classificado da Liga, em jogo da 23ª jornada. Num claro sinal de que o título já é visto na Luz como uma miragem, Jorge Jesus avançou com um onze inédito, que incluía as presenças de Moreira, Luís Filipe, Roderick Miranda, Carole e Filipe Menezes, bem como de Peixoto, Jardel, Airton, Jara, Kardec e ainda Aimar.

O Benfica entrou em campo naturalmente mais pressionante e ofensivo, mas foi ao Portimonense que pertenceu a melhor ocasião de golo na primeira parte. Aos 25 minutos, Lito rematou com estrondo à trave da baliza defendida por Moreira. Contudo, três minutos depois, Roderick jogou a bola com a mão na grande área encarnada e Paulo Baptista assinalou grande penalidade. Chamado à conversão, Ricardo Pessoa bateu Moreira de forma exemplar.

Em desvantagem, o Benfica carregou o seu adversário durante toda a segunda parte, mas bem pode agradecer à sorte, uma vez que viu Hélder Castro, com um magnífico «chapéu» sobre Moreira, atirar ao poste da baliza encarnada, quando a torcida de Portimão já festejava o golo. Já com Salvio e Gaitán em campo, acabou por ser Nuno Gomes o salvador da partida: aos 78 minutos, Nuno Gomes aproveitou uma imensa confusão na grande área de Ventura para atirar a contar. 

Até ao final do jogo, mais uma boa ocasião de golo para cada lado: Jara (82') e Hélder Castro (86') atiraram para golo, mas Moreira e Ventura seguraram o empate. Com este empate, o Benfica soma 52 pontos, menos 10 que o FC Porto (-1 jogo), e o Portimonense divide agora o último lugar com a Naval, ambos com 16 pontos.

Sporting volta a empatar
O Sporting somou o seu 7º empate na Liga, ao ficar-se pelo nulo em Vila do Conde, frente ao Rio Ave. O empate até acaba por ser fortuíto para os «leões», isto porque o Rio Ave foi superior à equipa orientada por José Couceiro durante quase toda a partida, mas Rui Patrício mostrou-se intransponível. O Sporting continua no 3º lugar, com 37 pontos, e o Rio Ave está tranquilo no 11º lugar, com 27 pontos.

Marítimo vence na Figueira da Foz (3-0)
O Marítimo foi ao terreno da Naval vencer por 3-0, naquela que foi uma das melhores exibições da equipa insular nesta edição da Liga. Kléber (23') e Djalma (25') marcaram os golos da primeira parte e Babá fez o terceiro já perto do fim (87'). O Marítimo divide o 12º lugar com a Académica (25 pontos), e a Naval a última posição com o Portimonense (16 pontos).

Beira-Mar trava série invencivel do Paços de Ferreira (3-1)
Rui Bento estreou-se no banco do Municipal de Aveiro com uma vitória por 3-1 frente ao Paços de Ferreira. Leandro Tatu abriu o marcador logo no início da partida (3'), mas Mário Rondon empatou o placar aos 15 minutos de jogo. A 20 minutos do fim Djamal deu nova vantagem aos da casa e no último lance da partida Renan deu o golpe final da equipa pacense (90+4). O Beira-Mar subiu ao 9º lugar (28 pontos), o Paços de Ferreira divide o 4º lugar com o Vitória de Guimarães (33 pontos).

Nacional e Académica empatam (1-1), Jokanovic apresentou demissão
Na Choupana, Nacional e Académica empataram a um golo, resultado que valeu a demissão do técnico insular Jokanovic. Os da casa marcaram primeira, por intermédio de Orlando Sá (61'), mas Laionel empatou a partida já no final da partida (90'). O técnico sérvio de 42 anos demitiu-se por acreditar que os adeptos não apoiaram o Nacional por sua causa. O até aqui adjunto Ivo Vieira vai orientar os nacionalistas até ao final da temporada. O Nacional está no 7º lugar (31 pontos), e a Académica cai para o 13º (25 pontos).

Vitória de Setúbal arranca empate em Guimarães (1-1)
O Vitória de Guimarães perdeu a hipótese de se aproximar ao 3º lugar, ao ceder um empate a uma bola frente ao Vitória de Setúbal. No Minho, Rui Miguel abriu o marcador aos 27 minutos, mas o brasileiro William repôs a igualdade no marcador aos 90 minutos. O Guimarães (33 pts) está a 4 pontos do Sporting e o Vitória de Setúbal (21 pts) conta com cinco acima da linha de água.

FC Porto pode aproximar-se do título
Os «dragões» só jogam amanhã, em Leiria, e podem aumentar para 13 a vantagem pontual sobre o Benfica. Em caso de vitória, a equipa de André Villas Boas poderá ser campeã no estádio da Luz, caso Porto e Benfica vencam os dois próximos jogos e, depois, o líder leve a melhor. no campo do seu rival. Para amanhã está também marcado o Olhanense - Sp. Braga.

5 comentários:

Carlos Roxo disse...

Pena o JJ não meter o Nuno mais vezes! Merecia.. o Kardec é uma nódoa

Anónimo disse...

o fcp vai festejar o titulo na luz...

GugaNN disse...

Vergonhoso fazer tanta poupança!!!! Agora vamos sofrer a pesada humilhação de ver o arqui-rival comemorar o titulo na Luz...

Anónimo disse...

E subitamente as galinhas perderam a confiança toda na equipa... Sem dúvida os adeptos mais ridiculos do futebol português! Adeptos de festas, é o que são! Agora que a equipa mais precisaria do apoio, já entregam os pontos ao FC Porto.

Mas esperem. É por culpa dos árbitros, não é? Cambada de tristes...

Kardec disse...

Acho que o JJ fez bem. Tá visto que este campeoanto tem de ir para o Porto, por isso mais vale apostar nas competições onde estes srs não tem (tanta) influência. Venha a Taça, a Taça da Liga e se possível a Liga Europa. Vamos abafar os dragões!!!