quinta-feira, 24 de março de 2011

O Reino do Leão - Eleições no Sporting: os 5 candidatos

É já sabado que ficamos a saber quem será o novo presidente do Sporting, e a expectativa é enorme. Há candidatos com os mais variadíssimos projectos, com um vasto leque de soluções e ideias, todas elas com o objectivo de devolver ao Sporting o caminho das vitórias.

Godinho Lopes será, proventura, o candidato da continuidade, pois na sua lista constam cerca de 80% de membros das listas anteriores. Embora Gondinho não o queira admitir, a verdade é que a chamada "continuidade" está visível a todos, e é impossvel dissociar a candidatura de Godinho de "candidatura da continuidade". E tendo em conta os resultados recentes, tanto a nível desportivo, como a nível económico, irá perder votos que poderão inviabilizar a sua eleição. No entanto, mostra que está empenhado em ser campeão a curto prazo, apostando em pessoas que foram importantes nos últimos sucessos do clube (caso de Carlos freitas e Luis Duque) e em reforçar a equipa, o que é uma mais valia para a sua candidatura.

Bruno de Carvalho é a cara da irreverência e de ruptura com o passado recente, e isso é, neste momento, um grande trunfo. Apresentou um treinador com pompa e circunstância, uma figura incontornável do futebol enquanto jogador, e adepto do futebol espectáculo e conseguiu um fundo de investimento que torna possível o investimento na equipa de futebol sem aumentar o passivo do clube, aspectos que por si só podem garantir a vitória no sabado. Porém, é preciso não esquecer que para gerir um clube é necessário algo mais, e ai Bruno de Carvalho poderá revelar alguma imaturidade.

Pedro Baltazar é um homem de negócios com uma enorme paixão pelo Sporting. Estamos a falar de uma pessoa que já investiu cerca de 5 milhões de euros no Sporting. Se por um lado este investimento demonstra a elevada capacidade financeira deste candidato, por outro pode querer dizer que estamos perante um homem de negócios e não um homem de sucesso desportivo, o que não será o caso pois os nomes avançados para possíveis reforços e o treinador escolhido revelam o contrário. Baltazar é bem visto perante a banca e isso é, sem dúvida, uma mais valia, tendo em conta a grave crise financeira que o clube atravessa.

Dias Ferreira apontou Paulo Futre como director desportivo. Foi um duro revés na sua candidatura. Futre é visto como uma 'persona non grata' em alvalade, desde os tempos em que trocou o Sporting pelo Porto e posteriormente preferiu ir para o Benfica em vez de regressar ao Sporting. Sem por em causa o profissionalismo de Futre, a verdade é que esses episódios não foram esquecidos, e o seu regresso a alvalade não será bem-vindo. Se no caso de Futre os adeptos torcem o nariz, já em relação ao treinador a história é outra. Rijkaard foi um jogador de renome e é um treinador conceituado, já com uma liga dos campeões na bagagem, o que garante luta por titulos.

Por último, Abrantes Mendes, que será o candidato com menos trunfos, tanto a nível financeiro como a nível de jogadores e treinador. No entanto, é uma pessoa que está dentro da realidade econónica do clube e sabe, melhor que ninguém, as dificuldades que o clube atravessa e o quanto será difícil diminuir o passivo a curto/médio prazo. Tem os pés assentes na terra e não entra em loucuras, não promete mundos e fundos e apela à união dos candidatos em prol do Sporting, independentemente de quem ganhe as eleições. É o "outsider" mas irá apoiar quem ganhe e estará sempre disponível para ajudar. Demonstra grande sportinguismo.

P.S. A ordem dos candidatos foi aleatória, sem querer dar a minha opinão pessoal em relação ao meu candidato preferido.
por Jorge Saleiro

6 comentários:

Jorge Vasconcelos disse...

O melhor candidato é sem duvida o godinho lopes, os outros sao todos uns aldrabões

FV disse...

Metam lá o Carvalho e vão ver onde vão parar...

Carlos Campos disse...

Dias Ferreira e Futre ao poder, ao menos apresentam alvos de qualidade, e o futre é, à imagem do Rui costa no slb, um homem respeitado e com muitos contactos

JS_81 disse...

O melhor era o Sousa Cintra, só assim tinha um líder mafioso à altura do pintinho ou do vieira

Riça disse...

gostava que ganhasse o Bruno Carvalho mas aposto que quem vai ganahr é o Godinho Lopes. Está por dentro do clube, sabe as manhas necessárias para ganahr e apesar de tudo, até tem bons elementos previstos. quanto a jogadores, faz lembrar o Benfica há uns anos. todos os anos vinham um camião deles. Mas só isso não chega.

Ventura disse...

Depois da conferência de imprensa de ontem do Futre, acho que o Dias Ferreira deixou de ter qualquer hipótese. Aquele gajo tá todo queimado!!!