sexta-feira, 15 de abril de 2011

Europa (Ibérica) League

O futebol português está de parabéns. Esta quinta-feira ficará na memória do desporto-rei nacional, uma vez que foi alcançado um feito inédito: três equipas portuguesas nas meias-finais da Liga Europa e haverá, certamente, um representante luso em Dublin, a disputar a final. O FC Porto gelou a já fria cidade de Moscovo com uma vitória por 5-2 e viu o Benfica empatar na Holanda, enquanto o Sp. Braga empatou a zero com os ucranianos do Dinamo de Kiev, resultado que bastava aos bracarenses.

Depois do FC Porto ter garantido a passagem às semi-finais com a vitória em Moscovo frente ao Spartak, Benfica e Sporting de Braga entravam em campo com o intuito de repetir a façanha. Contudo, a tarefa de encarnados e arsenalistas foi bem mais custosa do que a dos dragões, que defrontarão o Villarreal na próxima eliminatória.


O Benfica chegou à Holanda com uma vantagem confortável (4-1), mas entrou mal no jogo e viu o PSV Eindhoven chegar rapidamente a uma vantagem de dois golos - o 3-0 dava a passagem aos holandeses - e o sentimento de insegurança instalou-se entre a equipa e os milhões de adeptos que seguiam o jogo colados à televisão. Mas os pupilos de Jorge Jesus, apesar de algumas contrariedades, conseguiram manter-se firmes e já perto do intervalo reduziram para 2-1, por intermédio de Luisão, que fez o gosto ao pé num remate acrobático. E nesse momento percebeu-se que o jogo estava resolvido. Na segunda parte, os encarnados chegaram à igualdade graças a um penalty convertido por Cardozo, a castigar falta clara sobre César Peixoto. Nota final para Salvio, que se lesionou no pé esquerdo e pode ter o resto da temporada em risco.

Depois da igualdade a uma bola conquistada na Ucrânia, bastava ao Braga que não houvesse golos na Pedreira para garantir a passagem às meias-finais. Ainda assim, os pupilos de Domingos rapidamente mostraram que não queriam segurar o empate. Contudo, a expulsão de Paulo Sérgio à meia hora de jogo foi um duro revés para os arsenalistas, que tiveram de resguardar mais a baliza de Artur. E a verdade é que os guerreiros minhotos, com uma coesão e rigor táctico fantásticos, conseguiram levar a sua avante e tiveram os principais lances de perigo, por intermédio de Lima. O jogo terminou sem que o 'placard' sofresse alterações e a festa foi dos bracarenses que, numa campanha histórica na Europa, marcarão presença nas meias-finais contra o Benfica.

As meias-finais estão marcadas para 28 de Abril e 5 de Maio. Na 1ª mão, Benfica e Braga jogam no Estádio da Luz, enquanto o Villarreal se desloca ao estádio do Dragão.

4 comentários:

Kiko disse...

Só o braga está de parabens, benfica e porto não fizeram mais do que a sua obrigação

Flávio disse...

Parabéns Portugal! é um orgulho! Ganhe quem ganhar, não seja é o vilareal!

Anónimo disse...

nem mais, que o campeão seja português e agora clubismos fora, que ganhe o braga que é o candidato mais humilde em todos os aspectos e já afastou alguns gigantes da europa esta epoca, era merecido

Joao Costa disse...

Excelentes noticias para o futebol portugues! Espero que o Braga ganhe, é sem duvida quem mais merece