quinta-feira, 14 de abril de 2011

O perigo de uma final portuguesa

Talvez seja estar a deitar foguetes antes da festa, mas esta é uma questão que merece reflexão atempada. Há fortes possibilidades de termos uma equipa portuguesa na final da Liga Europa – como tenho vindo a dizer de há umas semanas para cá. As probabilidades de serem dois conjuntos lusos a atingir a última partida da competição também são bastante altas. E é sobre esta possibilidade que proponho alguma reflexão.

Todos temos visto, com atenção e interesse – e muitos com paixão também -, as partidas que se têm disputado nesta temporada, em particular, entre FC Porto e Benfica. E não ficamos indiferentes às quezílias omnipresentes entre adeptos e, mais importante ainda, entre os jogadores, dentro de campo. Pois é esse o factor a corrigir. É verdade que, caso FC Porto e Benfica atinjam a final – são os mais bem colocados para isso -, as rivalidades ficarão ainda mais ao rubro do que se estivesse ‘apenas’ uma competição nacional em jogo. Não está. O que está em disputa é a conquista deste troféu pela terceira vez na História do Futebol Português.
- Sporting conquistou a Taça das Taças em 1964, FC Porto a Taça UEFA em 2003, troféus antecessores da actual competição.

Por isso mesmo, será de esperar que as emoções estejam à flor da pele e que se vejam cenas menos bonitas dentro e fora de campo. Convido os adeptos e os clubes a pensar que, embora seja uma competição, esta é também uma oportunidade de ouro para mostrar à Europa e ao Mundo que se joga bom futebol em Portugal e, acima de tudo, que somos minimamente civilizados. Evitem-se os vermelhos em campo. Evitem-se as cenas de pancadaria nas ruas de Dublin. Hooligans têm-nos eles. Nõs nunca o fomos e parece-me que nunca almejaremos sê-lo – e ainda bem. Respeito e fair-play. E aprecie-se a pura beleza de um jogo de futebol que tem tudo para ser brilhante. Se acontecer, claro está.

6 comentários:

Xico disse...

Atenção ao Braga... o Benfica pode muito bem perder com eles

Pedro Ribeiro disse...

Excelente artigo. O futebol português vai ter mais uma vez os holofotes apontados na sua direcção e logo numa final europeia. Tem que existir por parte da direcção dos clubes cooperação e acho que seria proveitoso, por exemplo, uma conferência de imprensa em conjunto antes do jogo a promover o desporto e a colocar quezilias de lado. Atenção que a Taça das Taças não é antecessora desta competição. A Taça das Taças existiu em paralelo (penso que por mais de 20 anos) com a Taça UEFA e era uma competição que albergava os vencedores das taças dos respectivos países.

Passe a Rasgar disse...

http://www.jovenstalentosnofutebolactual.blogspot.com/

JS_81 disse...

Finalmente vemos mais equipas portuguesas na ribalta europeia. É de louvar. E uma final entre equipas lusas é um cenário bastante provável, pois o FCP vai ganhar ao Villarreal. Braga (estou confiante que passa) e Benfica vão protagonizar um duelo interessante!

Anónimo disse...

Isso n vai acontecer. O Porto n passa o Villarreal!

Johnny Brother disse...

FINAL: BENFICA 1-2 FC PORTO


http://www.jovenstalentosnofutebolactual.blogspot.com/