sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um FC Porto para mais tarde recordar

O FC Porto tem sido, indiscutivelmente, o clube português que mais orgulho nos tem dado nas competições europeias. Não é uma questão clubística, é um facto facilmente comprovável. Além da memorável Taça dos Campeões Europeus conquistada a 27 de Maio de 1987, em Viena, com um golo magistral de Madjer, os dragões têm mantido uma coerência invejável na prestação europeia. E, ocasionalmente, chega bem mais longe e dá (ou deveria dar, pelo menos) uma alegria aos portugueses.

Ontem foi mais um desses dias. Com uma bombástica exibição de Falcao, que marcou quatro tentos no arraso que o clube portista infligiu ao Villarreal, o FC Porto carimbou, sete anos depois, o passaporte para uma final europeia. E Villas-Boas não lhe ficou atrás, com a palestra que terá dado ao intervalo e que transfigurou a equipa. Tudo para levar o FC Porto, de novo, a uma final da sucessora Taça UEFA.

A melhor parte é que, desta vez, o jogo vai ser entre portugueses, numa final absolutamente inédita. Ou seja, teremos os dois melhores classificados da Liga Europa. Mas este factor positivo é um pau de dois bicos. A existência de um vencedor pressupõe um derrotado. E o derrotado também será português, o que fará com que portistas, benfiquistas ou bracarenses saiam desolados de Dublin. Haja então desportivismo, saudemos os que jogarem melhor e orgulhemo-nos das nossas equipas!

3 comentários:

Luis Costa disse...

arrisco-me a dizer que esta é a melhor equipa da historia do fcp

Necas disse...

Se é a melhor da história nao sei, mas que jogam que se fartam... ui ui! Era lindo que o pinto da costa conseguisse manter a equipa toda para atacar a champions!

Ricardo C. disse...

Por muito que me custe a verdade é que eles vão ganhar a Liga europa de maneira limpinha. Porque são a melhor equipa, de muito longe.