terça-feira, 8 de março de 2011

Barcelona e Shakthar nos «quartos» da Champions

» Messi 'arrumou' o Arsenal
Barcelona e Shakhtar Donetsk são as primeiras equipas apuradas para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, depois de eliminarem Arsenal e AS Roma, respetivamente.

Depois da derrota por 2-1 em Londres, o Barcelona precisava de vencer o Arsenal por 1-0 ou por mais de dois golos para seguir em frente. Em Camp Nou, a equipa catalã acabou por vencer por 3-1, num jogo marcado por algumas decisões polémicas da equipa de arbitragem chefiada pelo suiço Massimo Busacca. 

A fechar uma primeira parte marcada pelo equilibrio, foi o génio de Messi a desbloquear o nulo no marcador, já em tempo de compensação. O astro argentino picou a bola por cima do guardião Almunia e, com um remate à meia volta, colocou o Barcelona em vantagem. Já na segunda parte, Sergio Busquetes fez um auto-golo (53'), na sequência de um pontapé de canto, e «entregou» a vantagem na eliminatória ao Arsenal. Contudo, três minutos depois, Van Persie rematou à baliza de Victor Valdés após o árbitro ter interrompido a partida e recebeu o segundo cartão amarelo, tendo deixado o Arsenal a jogar com 10. O avançado holandês saiu do terreno de jogo frustado, jurando não ter ouvido o apito do árbitro.

Em superioridade numérica, o Barcelona conseguiu instalar-se no meio-campo do Arsenal e empatou a eliminatória aos 70 minutos, com Xavi a concluir uma belíssima jogada do ataque blaugrana. Dois minutos depois, Messi dispôs de uma grande penalidade e marcou o golo que viria a apurar a equipa espanhola para a fase seguinte da Liga dos Campeões. 

Shakhtar Donetsk elimina categoricamente a AS Roma
Os holandeses do Shakhtar Donetsk rotularam-se como a «equipa sensação» desta edição da prova milionária, depois de eliminarem os italianos do AS Roma. Depois de terem ganho por 3-2 em Itália, a equipa ucrania recebeu e bateu os «Lupi» por 3-0. Hübschman abriu o marcador aos 18 minutos. A equipa italiana teve a hipótese de empatar a partida aos 28 minutos, mas Borriello desperdiçou a grande penalidade. Perto do intervalo, Mexes foi expulso e complicou a missão da Roma.

Já na segunda parte, a formação ucraniana sentenciou a eliminatória com «samba canarinho», graças a um golo de Willian (58'). A fechar a partida, o croata Eduardo fez o terceiro do Shakhtar, que chega de forma supreendente mas categórica aos quartos-de-final da competição.

4 comentários:

Gustavo M disse...

Arbitragem ridicula em camp nou.. senao fosse o arbitro o barcelona nao passava

Luis Nunes disse...

O golo do messi é mágico! nunca o ronaldo o faria. é verdade que o arbitro esteve mal, mas o barcelona nao merecia ser eliminado

Ha disse...

Completamente de acordo consigo, caro Luis Nunes.

Vasco disse...

O Barcelona n merecia ir embora, mas tb n era assim que merecia passar. Se não conseguem marcar, azar. Melhor sorte para o ano. Assim é fácil, é como em Portugal. Já se sabe quem tem de ganhar antes sequer de o jogo começar.