segunda-feira, 28 de março de 2011

Cristiano Ronaldo só rendeu 8 milhões ao Sporting

» Ronaldo rendeu pouco ao SCP
A 12 de Agosto de 2003 escrevia-se história no futebol mundial. O Sporting anunciava a venda de Cristiano Ronaldo (que acabara de completar 18 anos) ao Manchester United, a troco de 15 milhões de euros. O jovem madeirense tornava-se no primeiro jogador português a atuar no histórico clube inglês e, também, na venda mais cara de sempre no clube; ou pelo menos era o que se pensava.

Segundo uma investigação publicada pelo Diário de Notícias, Cristiano Ronaldo rendeu 'apenas' 8 milhões de euros aos cofres leoninos, ao contrário dos 15 milhões anunciados. No relatório de contas do Sporting relativo à época 2003/04, a SAD leonina apresentou mais-valias em transferências de 8,872 milhões de euros - pouco mais de metade do que renderia, à partida, o passe do Ronaldo. 

Acontece que a Gestitude - propriedade do empresário Jorge Mendes - detinha 10% do passe de Ronaldo, tendo, por isso, recebido 1,5 milhões da verba paga pelo Manchester United. Além disso, o Sporting tinha um fundo de jogadores - First Portugueses Football Players Fund - que detinha 35% do passe de Ronaldo. Um ano da venda de Ronaldo ao clube inglês, o Sporting recebeu 627 mil euros pela venda dos 35% do passe de Ronaldo. Ora, os números traduzem-se num lucro de 4,623 milhões de euros para o Fundo, verba que equivale ao prejuízo do Sporting com este negócio.

Contas feitas, dos 15 milhões que Ronaldo rendeu pela venda ao Manchester United, o Sporting só teve direito a 55%: 8,25 milhões de euros. A verba encaixada, em teoria, foi basicamente destinada à compra do guarda-redes português Ricardo, por quem o Sporting pagou, no mesmo defeso, 7 milhões de euros ao Boavista.

7 comentários:

Júlio disse...

Mais um exemplo do fracasso que é o Sporting a nivel de negócios

Santos disse...

Ridiculo... Mas há que dizer que depois ainda lucrou com a transferência para o Real Madrid

Bruno Vaz disse...

Quantos miudos de 18 anos valeram mais do que 8 milhoes numa transferencia? pois...

Anónimo disse...

Bebé...9 milhões, por exemplo!

Kardec disse...

Na altura toda a gente achou um negócio da China. O problema é que nunca se sabe o que estes jogadores vão dar. Olhem o caso do Hugo Viana que saiu por 13 milhões. Toda a gente o achava um fenómeno e não saiu da cepa torta.

Andy disse...

Fracasso nao é... isto tudo é maroscas podres... tudo bem calculadinho... e é o que vai acontecendo ainda hoje no meu Sporting.

Anónimo disse...

Só paneleiros