sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Afinal não somos os únicos!!

Segundo um estudo do periódico inglês, 'The Sun', em cada 10 atletas a jogar na Premier League, 6 são estrangeiros. E a equipa que se destaca mais neste aspecto é o Liverpool de Rafa Benitez.
Numa altura que se fala muito sobre o elevado número de estrangeiros a militar na Liga Sagres, importa referir que não somos caso único na Europa. O principal escalão do futebol inglês, considerado por muitos como a melhor liga do mundo, parece estar rapidamente a aderir a um fenómeno conhecido como: globalização. Esta é uma realidade que se verifica em diferentes áreas das sociedades modernas e também o 'desporto rei' parece determinado em tornar o mundo numa gigantesca comunidade.
Recorrendo ao estudo supracitado, podemos constatar que, em média, o campeonato inglês tem cerca de 59,2% de futebolistas não-ingleses a actuar em 'terras de sua majestade'. Com particular destaque para o Liverpool. Os 'reds' apresentam uma taxa de 90% de estrangeiros no seu plantel, seguidos de perto pelo Arsenal, de Arsene Wenger, com 84,5%.
O estudo vai mais longe e chega mesma a comparar a realidade inglesa com outras realidades europeias. Com prejuizo claro para os britânicos. Fazendo uma análise rápida às 5 ligas principais do 'velho continente', podemos aferir que: França é, neste momento, o pais que menor percentagem de estrangeiros tem na sua principal categoria (30,5%), depois seguem-se Espanha (35,5%), Itália (39,2%), Alemanha (50,2%) e, por último, Inglaterra (59,2%).

1 comentário:

Anónimo disse...

em frança é so africanos..