terça-feira, 1 de setembro de 2009

Liga Sagres: 3ª jornada

A terceira ronda do principal escalão do futebol português revelou um Benfica arrasador, um FC Porto muito tranquilo, um Liedson de regresso aos golos e um Sp.Braga firme na frente.
Numa jornada em que, tal como o restante campeonato até ao momento, se verificou uma estranha tendência para os empates, os 3 'grandes' e o Braga conseguiram afirmar-se como a excepção que, normalmente, confirma a regra.

O FC Porto venceu sem problemas a Naval, na Figueira da Foz, por 1-3. O colombiano Falcao continua a ser figura de destaque nos campeões nacionais e, ainda na primeira metade do encontro, juntou mais um golo à sua conta pessoal (soma já 3 golos no campeonato). Já na segunda parte, Varela aumentou a vantagem dos 'dragões', mas Rolando enganou-se na baliza e colocou em sentido os comandados de Jesualdo Ferreira. No entanto, Farias acabaria por dar uma tranquilidade merecida aos portistas que dominaram por completo a partida.

O Sporting, por seu lado, foi a Coimbra vencer a Académica por 0-2. Os 'leões' têm tido um começo de época complicado e a pressão para o jogo com os estudantes era enorme. Contudo, os pupilos de Paulo Bento estiveram à altura do desafio e, como quase sempre acontece, Liedson foi decisivo para o triunfo 'verde e branco'. O 'levezinho' inaugurou o marcador, depois de grande jogada de Vukcevic, e Djaló estabeleceu o resultado final. Apesar de, mais uma vez, não ter convencido, é notório que o conjunto de Alvalade tem vindo a ganhar confiança e a melhorar de jogo para jogo.

Os 'encarnados' tiveram uma noite de sonho na Luz e esmagaram, literalmente, um frágil Vitória de Setúbal por 8-1. A qualidade e intensidade impostas pelos comandados de Jorge Jesus não deram descanso aos visitantes que aos 35 minutos já perdiam por 5-0. Javi Garcia, Luisão, Cardozo (que finalmente converteu uma grande penalidade), Aimar e Ramires materializaram em golos o autêntico massacre que se verificou na primeira parte. Na segunda metade da partida, e num ritmo não tão elevado, o Benfica voltaria a marcar por intermédio de Cardozo (que facturou por mais duas vezes) e Nuno Gomes. Em cima do apito final de Duarte Gomes, Hélder Barbosa aproveitou um erro de Quim e David Luiz para marcar o tento de honra dos sadinos.

O Sp.Braga, que mantém a liderança da competição, recebeu e venceu o Belenenses por 3-1. Diakhité e Hugo Viana (que bisou) marcaram para os arsenalistas, enquanto que Yontcha fez o golo dos visitantes. A equipa de Domingos Paciência parece já ter ultrapassado a prematura eliminação da Liga Europa e mostra-se decidida a lutar pelos lugares cimeiros da tabela.

1 comentário:

Massa disse...

O benfica só massacra as equipas pequenas.