domingo, 13 de setembro de 2009

Conversas de Dragão: Senhor de si



Antes do início da época, muito se questionou sobre qual seria a reacção do FC Porto à saída dos seus principais elementos nas últimas épocas: Lucho e Lisandro. A verdade é que, até ao momento, os tetracampeões nacionais têm dado boa conta de si. O jogo com o Leixões foi um claro exemplo disso.

O dragão apenas precisou de tempo para resolver o jogo. A diferença de quatro golos ao intervalo permitiu ao técnico portista poupar jogadores para o confronto de terça-feira, com o Chelsea. Esse, sim, será o primeiro verdadeiro teste à capacidade dos pupilos de Jesualdo Ferreira.

Já não há o tango de Lisandro e Lucho, mas continua a haver magia sul-americana. Hulk esteve em bom plano no seu regresso à equipa e Álvaro Pereira, que tinha estado ao serviço da sua selecção a meio da semana, fez uma primeira parte fantástica, estando envolvido em três golos. Em relação a Falcao, os números falam por si: quatro golos em outros tantos jogos!

Depois a principal revelação no conjunto azul e branco: Silvestre Varela. Havia muitas dúvidas sobre se o avançado português teria qualidade para jogar no FC Porto. Contudo, o jogador tem vindo a provar que foi uma boa contratação e é uma aposta válida para o onze. A excelente forma de Varela deixa Jesualdo com uma dor de cabeça agradável. Por um lado, o português dá irreverência ao ataque, mas, por outro lado, Cristian Rodríguez dá uma maior consistência ao meio-campo, o que é importante nos jogos da Liga dos Campeões.

Uma última nota para Rolando. O internacional luso demonstra uma maior maturidade esta época e, agora, revela também dotes de goleador. Este central nunca foi dos meus jogadores preferidos - tal como não eram Bruno Alves, Raul Meireles e Bosingwa - e eu era daqueles que acreditava que ele seria claramente ultrapassado por Maicon ou Nuno André Coelho no onze. No entanto, Rolando tem melhorado a olhos vistos e começa a demonstrar para ser o titular no eixo da defesa, ao lado de Bruno Alves.

3 comentários:

Anónimo disse...

Granda jogatana do Alvaro Pereira!

Rui T disse...

Para a semana perdem já que é um mimo!

Unknown disse...

Estou a fazer figas para que assim seja Rui! Mas sabendo que do outro lado está o clube satélite dos tripeiros, acredito pouco nisso. Acho que vai ser uma vassalagem, ou então um penálti provocado à ultima da hora para dar a vitória aos corruptos... ;-)