terça-feira, 15 de setembro de 2009

Conversas de Dragão: De cabeça erguida



A tradição ainda é o que era. É o que se pode dizer de mais um jogo do FC Porto em Inglaterra. Apesar da derrota, penso que os adeptos portistas devem estar agradados com esta exibição, que deixa boas indicações para o futuro.

Jesualdo Ferreira decidiu mudar as peças do seu xadrez. O técnico português sabia que ia enfrentar uma equipa que gosta de ter o controlo da bola e que sabe acelerar o jogo. Por isso, decidiu colocar na frente de ataque dois elementos que equilibram o meio-campo - Mariano e Cristian Rodríguez. Mas a grande surpresa foi a inclusão de Guarin. O colombiano, que ainda não tinha jogado esta época, foi importante para impedir as transições de bola adversárias e, nos minutos finais, empurrou a equipa para o ataque. Foi o melhor portista em campo.

A estratégia azul e branca resultou durante a primeira-parte, embora faltasse alguma dinâmica no ataque, devido à lentidão de Mariano em trocar a bola e a Hulk estar jogar no centro e não na ala, como ele gosta.

Com o golo do Chelsea, num lance em que a desatenção da defesa é imperdoável, a estratégia montada por Jesualdo foi deitada por terra e a vantagem dos londrinos só não foi alargada graças a Helton, que, com um punhado de grandes defesas, se redimiu do frango sofrido há três épocas, naquele mesmo estádio.

O técnico portista foi obrigado a mudar a estratégia e a equipa melhorou. Hulk, a jogar na ala esquerda,causou alguns calafrios. Varela entrou muito bem no jogo e dispôs de uma excelente oportunidade para empatar a partida. Os portugueses encostaram os ingleses às cordas, mas a pressão foi insuficiente.

Se o resultado só por si não fosse mau, no final do encontro Fernando, pêndulo do meio-campo, foi expulso e criou um outro problema para o treinador portista. Sem o médio brasileiro, a opção óbvia para aquela posição seria Prediger. Mas pouco se sabe ainda sobre as verdadeiras capacidades deste argentino e Jesualdo poderá procurar outras soluções, como Tomás Costa ou Raul Meireles.

2 comentários:

Guus disse...

O FCP mostrou q continua com uma grande equipa, apesar do chelsea tar a jogar sem drogba, deco e bosingwa.

Anónimo disse...

O Jesualdo não devia ter tirado o Falcão...