terça-feira, 22 de setembro de 2009

Liga Sagres: 5ª jornada

A ronda deste último fim-de-semana trouxe alguns resultados surpreendentes que vieram aumentar, ainda mais, o interesse para o embate da próxima jornada entre FC Porto e Sporting.

Num confronto entre dois dos lideres do campeonato, o Sp.Braga, a jogar em casa, acabou por se superiorizar ao FC Porto (1-0). Numa partida equilibrada e não muito bem jogada, os 'arsenalistas' acabaram por ser bafejados pela sorte. Um cruzamento de Alan acabou por seguir em direcção à baliza dos 'dragões' e, desta forma, apanhou desprevenido o guarda-redes brasileiro, Helton. Os campeões nacionais ainda tentaram responder, mas Eduardo respondeu à altura, evitando o empate dos forasteiros. Com este resultado, os minhotos mantêm o pleno na edição 2009/10 da Liga Sagres, somando por vitórias todos os 5 jogos disputados, seguindo assim no primeiro lugar da classificação.

O Benfica teve uma deslocação muito complicada ao reduto do União de Leiria, conseguindo, mesmo assim, vencer pela margem mínima (1-2). Os 'encarnados' adiantaram-se no marcador logo no inicio da partida na sequência de um livre lateral. A dupla Aimar/Saviola voltou a funcionar na perfeição com 'El Mago' a cruzar para uma bela finalização de primeira por parte de 'El Conejo'. Contudo, os leirienses responderam bem ao golo sofrido e, também como consequência de um livre lateral, David Luiz acabou por introduzir a bola na sua própria baliza. A partir daqui o jogo tornou-se ainda mais difícil para os visitantes. Os comandados de Manuel Fernandes tinham a lição bem estudada e através de um sistema táctico que colocava muita gente no centro do terreno, os visitados conseguiram sempre evitar as tabelas rápidas que as 'águias' tanto apreciam, fechando assim os caminhos para a sua baliza. Ainda assim, foi através dessas tabelas que Aimar apareceu na área e foi derrubado (ainda que seja um lance duvidoso) pelo defesa do Leiria, Tall. Na conversão do castigo máximo, Cardozo não perdoou e fez o golo da vitória dos 'encarnados', que, não fosse esta grande penalidade, talvez não tivessem saído da cidade do Lis com mais do que 1 ponto.

O Sporting recebeu e venceu o Olhanense (3-2), num jogo onde os 'leões' tiveram de sofrer muito para atingirem o seu objectivo: a vitória. A equipa de Olhão apareceu muito desinibida e com um futebol muito interessante, por isto, acabou por chegar sem surpresa ao golo por Rabiola. Apesar de se pensar que os 'verde e brancos' iriam alterar o rumo da situação, Castro, a 25 metros da baliza, disparou um autêntico míssil que só parou nas redes de Rui Patricio, tornando ainda mais complicada a tarefa dos visitados. No entanto, os comandados de Paulo Bento iriam dar a volta ao texto. Carriço, João Moutinho (na marcação de um penálti inexistente) e Vukcevic (muito perto do final) mostraram toda a alma leonina e fizeram com que o dérbi da próxima semana tenha ainda mais interesse. Numa partida bem jogada e muito intensa, especialmente na primeira parte, os 'leões' acabaram por levar a melhor sobre uma jovem, mas talentosa, equipa algarvia.

Nas restantes partidas, o destaque vai para: Edgar (Nacional), Leixões, Carlos Brito (Rio Ave), V.Setúbal e Rogério Gonçalves. O Nacional venceu o dérbi da Madeira (2-1) com Edgar (ex-FC Porto) a marcar os golos ‘alvinegros’. O Leixões bateu o V.Guimarães (3-1) num confronto entre históricos do nosso futebol. Carlos Brito vai-se mantendo invicto neste campeonato e, desta feita, foi arrancar 1 ponto ao difícil estádio do Paços de Ferreira (1-1). O V.Setúbal ganhou à Naval (0-1), num campo já talismã para o sadinos, na estreia de Augusto Inácio e Quim nos bancos das duas equipas. Por último, e desta feita pela negativa, destacamos o empate da Académica, em casa, frente ao Belenenses (1-1), resultado que contribuir para adiar a primeira vitória de Rogério Gonçalves nesta edição da liga.

Classificação ao cabo de 5 jornadas:
1.Sp. Braga 15
2.Benfica 13
3.FC Porto 10
4.Sporting 10
5.Rio Ave 9
6.U. Leiria 6
7.Olhanense 6
8.Leixões 5
9.Nacional 5
10.Marítimo 5
11.Belenenses 5
12.V. Guimarães 5
13.P. Ferreira 4
14.V. Setúbal 4
15.Académica 2
16.Naval 1

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Braga, contem com eles na luta pelo titulo. Gostava de ver um artigo á maneira sobre eles na vossa revista!

Cumps

Rui S.