segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Liga Sagres: 6ª jornada

A 6ª jornada do principal escalão do futebol português ficou marcada pela vitória do FC Porto no clássico frente ao Sporting e por nova goleada imposta pelo Benfica.

No grande jogo do fim-de-semana, 'dragões' e 'leões' mediram forças na cidade Invicta, com os homens da casa a levarem vantagem (1-0). Num jogo pleno de emoções e polémica, como de resto é habitual, os comandados de Jesualdo Ferreira tiveram uma entrada muito forte no jogo e, logo aos 3 minutos, acabaram por se adiantar no marcador através de Falcao. Os 'verde e brancos' só começaram a equilibrar os acontecimentos a partir dos 15 minutos e chegaram mesmo ao intervalo com um maior ascendente sobre os 'azuis e brancos’. Contudo, as boas oportunidades criadas acabaram por não ser concretizadas, tanto por mérito de Helton, que foi um dos melhores na sua equipa, como por demérito e algum azar dos avançados forasteiros (Postiga enviou uma bola à trave). Na segunda metade, os visitantes voltaram a tremer e, logo ao minuto 50’, Polga - com novo jogo desastroso - fez penálti sobre Hulk (bela exibição também), facto lhe valeu uma expulsão prematura na partida (por acumulação de amarelos). Na conversão do castigo máximo, Falcao não teve a mesma eficácia da primeira parte e permitiu uma boa intervenção a Rui Patricio (o melhor dos visitantes). Dai até ao final do encontro, por estarem a jogar contra 10, os portistas tiveram um maior domínio sobre o jogo e dispuseram das melhores oportunidades para marcar. No minuto 90, Miguel Veloso viu o segundo amarelo e recebeu ordem de expulsão por parte do árbitro da partida, Duarte Gomes, deixando a sua equipa a jogar com apenas 9 elementos.
Para além do jogo propriamente dito, este foi mais um clássico típico do campeonato português, onde o árbitro acabou por assumir um protagonismo inesperado (ou não!). Depois de ter sido o principal tema de conversa na semana que antecedeu a partida, Duarte Gomes mandou Polga e Veloso para o banho mais cedo e assinalou uma grande penalidade a favor do conjunto visitado. Paulo Bento, treinador do Sporting, não achou muita piada a actuação do juiz de Lisboa e mostrou-se, durante e após o término da partida, muito critico, reclamando a existência de pelo menos um pénalti a favor dos 'leões' e a expulsão de Raul Meireles ainda na primeira parte. Por ter demonstrado toda a sua insatisfação com a performance da equipa de arbitragem, também o timoneiro sportinguista foi expulso no decorrer da partida.

Na Luz assistiu-se a novo massacre 'encarnado'. O Benfica recebeu e goleou o Leixões por 5-0. David Luiz, Cardozo (bisou), Maxi Pereira e Ramires foram os autores dos golos num jogo de sentido único. Os leixonenses mostraram-se impotentes perante o poder das 'águias', sendo que, as expulsões de Pouga e Nuno Silva não facilitaram minimamente o difícil trabalho dos visitantes. Desta partida fica apenas nova excelente exibição de Aimar, que voltou a assistir para golo, e o reforço da posição de melhor marcador da liga por parte de Cardozo, que leva já 7 golos na competição. Esta vitória permite ao Benfica manter a distância pontual para o FC Porto e afastar-se do Sporting. Para além disto, aproxima novamente o Benfica do líder Sp.Braga.

O Braga teve uma deslocação muito complicada a Olhão e só garantiu a vitória no último minuto de compensação da partida (0-1). Alan, quem mais, resolveu o encontro a favor dos visitantes e manteve o pleno da equipa do Minho nesta edição da Liga Sagres.

Nos restantes jogos destaque para as derrotas caseiras de Maritimo e V.Setúbal diante de Naval (1-2) e P.Ferreira (0-1) respectivamente. A derrota dos madeirenses deixa Carlos Carvalhal numa situação complicada no clube que não vence desde a 2ª jornada. O Rio Ave continua sem perder no campeonato, desta feita empatou em casa frente à Académica (0-0). O jogo V.Guimarães - União de Leira disputa-se hoje, enquanto que o jogo entre Belenenses e Nacional foi adiado para dia 10 de Outubro devido ao concerto de Xutos&Pontapés, que se realizou no sábado à noite no Restelo.

Classificação:
1.Sp. Braga 18p
2.Benfica 16p
3.F.C. Porto 13p
4.Sporting 10p
5.Rio Ave 10p
6.P. Ferreira 7p
7.U. Leiria 6p
8.Olhanense 6p
9.Marítimo 5p
10.V.Guimarães 5p
11.Nacional 5p
12.Leixões 5p
13.Belenenses 5p
14.V. Setúbal 4p
15.Naval 4p
16.Académica 3p

2 comentários:

Tito disse...

Viva o meu GRANDE BRAGA!!!

Cagao disse...

porto teve 1 caga...