segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Benfica vence dérbi lisboeta

No dérbi mais esperado dos últimos tempos, o Benfica levou a melhor sobre um Sporting que, apesar de ter jogado contra dez jogadores durante meia hora, não conseguiu violar as redes de Artur. O golo que decidiu o jogo foi marcado por Javi García.

Com cerca de 63 000 espectadores a encher o estádio da Luz, as duas equipas cedo mostraram que pretendiam vencer o jogo e jogar ao ataque. O primeiro lance de perigo pertenceu ao Sporting, num cabeceamento de van Wolsfinkel. Os 'encarnados' responderam e, após marcação de canto de Aimar, apareceu Gaitán a fazer tremer o poste direito da baliza defendida por Rui Patrício. Os 'leões' voltaram a carregar e Schaars , assistido por van Wolfswinkel, atirou a rasar o poste da baliza das águias. Depois, o jogo atravessou uma fase menos bem jogada, com ambas as equipas a anular muito bem as armas rivais, até que, aos 42', chegou o momento do encontro: canto batido por Pablo Aimar e Javi Garcia apareceu ao primeiro poste para inaugurar o marcador.

No reatamento, o Sporting tentou entrar mais forte e nos primeiros minutos esteve perto do empate. Num livre lateral, Elias atirou directo e a bola passou muito perto da baliza de Artur. E
esse foi o primeiro lance entre os dois brasileiros, que tiveram um despique muito intenso. Mas o Benfica reagiu e teve nos pés de Óscar Cardozo o 2-0: o paraguaio 'sentou' Polga e Onyewu, atirou forte, mas Rui Patrício fez uma grande defesa e manteve o Sporting no encontro. 10 minutos mais tarde, 'Tacuara' voltou a ser protagonista, mas por más razões: já tinha visto um cartão amarelo e, ainda assim, contestou uma decisão de João Capela, que não hesitou em mostrar-lhe o segundo cartão e o consequente vermelho. Aí, Jorge Jesus fez marcha atrás e protegeu a baliza como pôde.

A partir daí, o Sporting carregou, mas teve em Artur e na falta de pontaria de Elias as principais razões da derrota: o internacional brasileiro teve três oportunidades de golo, mas não conseguiu concretizar nenhuma. Na primeira, cabeceou para a defesa da noite de Artur. Pouco depois, atirou de pé esquerdo e viu a bola tirar tinta ao poste. Já no fim, após excelente passe de van Wolfswinkel, rematou para defesa (mais uma) de Artur. Mas engane-se quem pense que só deu Sporting neste período: Gaitán atirou à barra, depois de tentar um canto directo e, numa jogada de contra-ataque, Rui Patrício negou o golo a Rodrigo, que surgiu isolado à sua frente.

O Sporting mostrou que, apesar da derrota, está muito melhor que na temporada passada e que merece ser tido em atenção para as contas do título. Por outro lado, o Benfica mantém-se no primeiro lugar e, depois da derrota do Barcelona frente ao Getafe, assumiu-se no único clube europeu invicto em todas as competições.

2 comentários:

Necas disse...

O Benfica nao mereceu minimamente. mas é o futebol!

Cunha disse...

Carrega Benficaaaaaaaaaaaaa!!!