sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Último reduto: Há Luz ao fundo do ‘derby’

Antes de mais, sejam bem-vindos a um novo espaço de opinião neste vosso blogue. No último reduto acercamo-nos da baliza adversária e o remate sai-nos de forma fácil. No relvado da vida, a sexta-feira aproxima-nos da vitória ao fim-de-semana, por isso aqui pega-se bem na bola e procura-se o golo. Espero que gostem e que participem.

Os rivais de Lisboa oferecem o melhor dos motes para o começo desta coluna. No rescaldo de mais uma greve geral, é a antevisão do jogo do próximo sábado que move a paixão de todos os que gostam de futebol. Porque um ‘derby’ é sempre um ‘derby’, e porque este é, sem dúvida, o mais aguardado em anos.
O Benfica mantém-se na alta roda da competição nacional, fruto de uma equipa com automatismos definidos, de um treinador com pulso e de intérpretes de qualidade. O Sporting operou uma das mais profundas revoluções na sua estrutura de futebol profissional em anos, desde a eleição de Godinho Lopes à contratação da equipa técnica de Domingos Paciência, culminando na contratação de mais de três mãos cheias de novos jogadores, que têm revelado maior solidez e, sobretudo, mais futebol nos pés.
Os leões chegam à Luz a apenas um ponto de distância dos da casa – algo que não logravam há algum tempo – pelo que o jogo assume uma importância tremenda. E se, regra geral, os adeptos do Benfica continuam a duvidar das chances de um adversário que voltou nesta temporada a mostrar alguma(s) garra(s), os sportinguistas têm vivido com ânimo e expectativa o percurso da sua equipa, numa simbiose com o clube como há muito não se via.
Há ainda o factor FC Porto. O mau momento da equipa, e a fé que os de Lisboa depositam na continuação de Vítor Pereira ao leme dos dragões conferem um condimento extra ao clássico de sábado…piri-piri se quiserem, uma vez que as coisas andam quentes pelos bastidores de Alvalade. Desta vez, o culpado chama-se caixa de segurança.
A estes ‘mind-games’ já todos nos habituámos. Lá dentro, vão ser onze contra onze: a meio-campo, o Sporting perde consistência e pulmão dura-90-minutos sem Rinaudo, lá atrás o Benfica irá apresentar-se (ao que tudo indica) sem a voz de comando de Luisão. Mas nenhum dos clubes poderá queixar-se da falta de apoio de cada um dos seus verdadeiros adeptos, num jogo que ninguém vai querer perder. Veremos quem sairá vergado…no seu último reduto.

2 comentários:

Castro disse...

Espero que dê empate e que se lesionem vários jogadores! Carregaaaa Portoooooooooooo

Necas disse...

Bora Sporting!