quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Faz sentido o troféu de melhor treinador do mundo?

José Mourinho venceu o troféu de Melhor Treinador do Mundo, instituído pela FIFA este ano pela 1ª vez.

A decisão deverá ter surpreendido muito pouca gente (se alguém), dado que o actual treinador do Real Madrid teve uma época verdadeiramente impressionante ao serviço do Inter Milão onde ganhou tudo o que havia para ganhar.

Todavia, e tal como o título indica, o que está aqui em causa não é Mourinho mas sim a lógica deste novo troféu.

Muitas vezes se critica o facto do vencedor do troféu de Melhor Jogador ser alguém que ganhou a Liga dos Campeõoes e/ou o Mundial e não alguém que, individualmente, foi o melhor. É verdade que essa teoria foi testada com a omissão de Wesley Sneijder, mas também é um facto que Messi teve um ano sobre-humano, com 58 golos em 54 jogos.

Mas, se os golos e assistências ajudam a avaliar a qualidade de um jogador, já os treinadores serão sempre julgados pelo número de vitórias que conseguem.

Por isso, deixo aqui duas questões:
  • Alguém duvida que o treinador premiado irá ser sempre o vencedor da Liga dos Campeões ou do Mundial, salvo casos muito pontuais (como por exemplo, o vencedor da Champions ter realizado apenas meia época)?
  • Até que ponto este troféu não é no fundo o troféu do "Treinador da melhor equipa do ano"?
Por que motivo treinadores como Ian Holloway que fez milagres ao serviço do Blackpool com um orçamento e um plantel modestos não podem entrar nas contas para este troféu?

Uma atribuição mais justa deveria tomar em conta mais factores como orçamento à disposição, percentagem de vitórias ou até uma comparação entre resultados e expectativas. Realista? Provavelmente não, mas seria interessante analisar esses dados.

Por agora, resta-nos esperar pelo próximo ano para ver a quem será atribuído o galardão...



4 comentários:

Carlos Silva disse...

Eu penso que o troféu de melhor treinador do mundo terá sempre a ver com o maior numero de conquistas, e claro está, a importancia das mesmas. Se o Mourinho não tivesse ganho o scudetto, só com a champions e a taça perderia para o del bosque de certeza.

no entanto, tambem sou da opiniao que os treinadores que conseguem grandes feitos com 'peanuts and bananas', como uma vez o próprio Mourinho disse, referindo-se ao Leiria, também deveriam ser premiados.

JS_81 disse...

Sem duvida que o treinador de uma equipa que ganhar tudo é eleito o melhor, tal como a FIFA/FF prefere premiar avançados a médios como Xavi ou Iniesta...

Anónimo disse...

Por isso é que o mundo caminha para os pobres serem cada vez mais pobres e os ricos cada vez mais ricos...

Pinheiro disse...

Estes prémios são uma treta. A FIFA vicia as cosias como quer e bem lhe apetece. Como é que o Sneijder não está entre os finalistas? E se o mérito está no que os jogadores fizeram ao longo do ano e não em termos de títulos, então o nosso Ronaldo devia estar também entre os finalistas.