domingo, 30 de janeiro de 2011

Top 10: Assistências médias

Continuamos a rúbrica iniciada a semana passada, desta vez com a lista dos 10 clubes com maior assistência na época 2009-2010. (Nota importante para os cálculos: foram apenas usados os jogos para a liga, não contando jogos de taças nacionais ou internacionais)

10. Marselha 50.045
9. Hamburgo 55.242
8. Inter 56.195
7. Arsenal 59.927
6. Schalke 04 61.316
5. Bayern Munique 69.000
4. Real Madrid 74.853
3. Manchester United 74.864
2. Borussia Dortmund 77.246
1. Barcelona 77.983

Barcelona, Real Madrid, Manchester United e até o Marselha, pelo número de adeptos que possui em França e pelo mítico Vélodrome, não serão grandes supresas neste ranking; já o Borussia e o Hamburgo saltam mais à vista por dois motivos: 1) não têm ganho títulos a nível interno; 2) não são habituais "clientes" da Liga dos Campeões.

A lista fica um pouco mais interessante quando é possível observar a relação entre assistência média em relação à capacidade do estádios:


É curioso verificar que a Alemanha é o país com mais representantes nesta lista e que nos 4 casos os estádios têm uma lotação do estádio superior a 95%, registo impressionante mas normal na Bundesliga.

No campo das receitas derivadas da bilheteira, a liga alemã detém uma vantagem sobre as outras dado que possui estádios modernos e com uma lotação adequada à dimensão da equipa, sendo que os adeptos gostam de estar quase sempre presentes.

Inglaterra fica a perder pois apenas Manchester United e Arsenal possuem estádios com uma capacidade superior a 60 mil pessoas. Como resultado, equipas como Chelsea, Liverpool e Tottenham saem prejudicadas por jogarem num estádio relativamente pequeno.

O Inter é o único representante italiano, mas a sua taxa de lotação do estádio foi de apenas 70%, algo que caracteriza não só a ex-equipa de José Mourinho mas também toda a Série A. Basta ver o exemplo da Roma que, embora com uma assistência média de 41 mil espectadores, apenas preenche 57% do Stadio Olimpico. Para esse fenómeno, também contribui o facto de muitos dos estádios da liga italiana possuirem pista de atletismo e não terem sido construídos como arenas exclusivas para a prática de futebol.

Em jeito de curiosidade, o Benfica foi o representante português com melhor assistência, fruto da excelente campanha que realizou o ano passado, tendo registado uma média de 46.565 espectadores.


4 comentários:

Anónimo disse...

Incrivel ver tanta equipa alemã neste top.. nunca pensei só haver 2 inglesas nas 10 melhores

LuiSCruz disse...

é simples explicar. Os estádios Ingleses têm normalmente mais ou menos lotação de 40 000...

Mendes disse...

Assim se vê realmente quem gosta de futebol. Nos outros países, é-se dos 'grandes' e pronto. Como vêm não é só em Portugal.

Julio disse...

Mendes, aprende a escrever 'vêem'... pois. impressiona como é q o borussia, que nao é campeao ha tanto tempo, está no top 5!!