domingo, 23 de janeiro de 2011

Top 10: Irmãos no mundo do futebol

(Pequena nota relativa a rúbrica que inicia hoje: algumas listas, como esta, são de opinião e desse modo estarão assinaladas com a devida label, ao passo que outras como a lista de jogadores mais bem pagos serão um dado adquirido. Qualquer um dos dois tipos poderá ser contemplado futuramente.)

No passado já foi possível observar como o futebol às vezes fica em família. Quem não se recorda dos irmãos Laudrup ou dos gémeos de Boer? E hoje, quem são os melhores irmãos a praticar futebol por esse mundo fora?

Fica aqui o meu top 10...

10. Giovani e Jonathan dos Santos (Tottenham e Barcelona)

Giovani, o irmão mais velho, brilhou ao serviço da selecção mexicana de sub-17 e sub-20 e cedo lhe apontaram um futuro brilhante ao serviço do Barcelona, mas desde que se transferiu para o Tottenham no Verão de 2008 que a sua carreira tem vindo a cair. Jonathan é um jogador que tem vindo a ser lentamente trabalhado nos culés e que continua a aguardar por mais oportunidades na equipa principal.

9. Jerry, Johnson e Wilson Palacios (Sem clube, Olimpia e Tottenham)

Wilson é sem dúvida o mais conhecido dos irmãos Palacios, mas Jerry e Johnson merecem também uma referência pela participação histórica no Mundial 2010 ao serviço das Honduras, algo que nunca antes havido sido conseguido por um trio de irmãos. Curiosamente, existe ainda um quarto irmão internacional, Milton, que joga no Olimpia.

8. Xabi e Mikel Alonso (Real Madrid e Tenerife)

Ambos foram formados na Real Sociedad, mas Xabi viu a sua carreira despontar com a transferência para o Liverpool, onde a sua visão e inteligência complementaram Gerrard na perfeição. Actualmente, é peça imprescindível no onze do José Mourinho, ao passo que o seu irmão Mikel Alonso actua na 2ª liga espanhola.

7. Jérôme e Kevin-Prince Boateng (Manchester City e AC Milan)

Dois irmãos, dois internacionais, duas selecções distintas. Jérôme transferiu-se para o Manchester City e é internacional alemão enquanto Kevin-Prince optou pelo Gana após ver as suas hipóteses de actuar na Mannschaft reduzidas. Ainda assim, e após um período menos positivo em Inglaterra, Kevin-Prince tem relançado a sua carreira no AC Milan para onde se transferiu no Verão.

6. Hamit e Halil Altintop (Bayern Munique e Eintracht Frankfurt)

Duo internacional turco que fez a carreira na Alemanha, tendo inclusive jogado junto no Schalke 04. Hamit revelou-se um jogador importante ao serviço do Bayern, tendo recentemente ganho o Troféu Puskas para melhor golo de 2010.

5. Anton e Rio Ferdinand (Sunderland e Manchester United)

Rio dispensa apresentações; formado no West Ham, transferiu-se para o Leeds United e posteriormente para Manchester, onde é actualmente uma figura muito importante na defesa e no balneário da equipa. O seu irmão mais novo, Anton, começou também nos Hammers, mas não evoluiu da mesma maneira, embora jogue no Sunderland, actual 6º classificado da Premier League.

4. Fábio e Rafael da Silva (Manchester United)

Os gémeos da Silva, lateral direito e esquerdo, mudaram-se do Fluminense para Old Trafford em 2008, tendo sido apontados como os “novos” irmãos Neville. Rafael tem tido mais impacto que o irmão, sendo actualmente, o dono do lado direito da defesa, mas ambos poderão ter um grande futuro ao serviço dos Red Devils.

3. Diego e Gabriel Milito (Inter e Barcelona)

Não fossem às graves lesões que afectaram Gabi e o aparecimento tardio de Diego e esta dupla estaria ainda numa melhor posição. Ainda assim, ambos contam com 1 medalha de vencedor da Liga dos Campeões e ambos actuaram pela selecção das pampas.

2. Gary e Phil Neville (Manchester United e Everton)

Pelo número de anos ao mais alto nível, os incontornáveis irmãos Neville teriam que estar nesta lista e nesta posição. Gary foi o lateral direito de eleição da equipa de Sir Alex Ferguson durante muitas épocas, sendo hoje uma voz da experiência no plantel. Já Phil nunca teve a mesma importância na equipa e, por esse motivo, acabou por se transferir para o Everton em 2005, sendo hoje capitão dos Toffees.

1. Kolo e Yaya Touré (Manchester City)

Incrível a história dos irmãos Touré que começaram no minúsculo ASEC Mimosas da Costa do Marfim e jogam hoje juntos no Manchester City. Kolo foi uma aposta de Wenger e revelou-se um central de enorme qualidade durante as 7 épocas que esteve ao serviço do Arsenal. Yaya teve um percurso diferente, tendo actuado pelo Olympiacos e Mónaco antes de rumar a Camp Nou. Em Barcelona, mostrou todo o seu talento mas acabou por ser vendido ao Manchester City no Verão passado. Hoje é o 4º jogador mais bem pago do mundo.

5 comentários:

Hugo F. disse...

Concordo inteiramente com o nº1! Curiosa rubrica, bastante interessante, parabens

JP disse...

Os irmãos touré sao o nº1 pois tambem sao os unicos que jogam titulares numa boa equipa

Vicente disse...

Boa iniciativa, parabéns!

Saúl Meireles disse...

Em portugal também há uns quantos...

Rui disse...

Há os Berger, o maniche e o jorge ribeiro, os gama