domingo, 9 de janeiro de 2011

A magia da FA Cup

Sempre que ocorre algo surpreendente na Taça de Portugal, costuma-se falar na "magia" da competição.

Analisar o confronto entre qualidade e atitude (skill vs will) e dar a conhecer equipas e jogadores que até então se encontravam camuflados pelos escalões inferiores tornam estes jogos (potencialmente) muito interessantes para o espectador e representam uma lufada de ar fresco no fim-de-semana futebolístico.

Pois bem, a Taça de Inglaterra - ou FA Cup - possui um espírito ainda mais especial pela abordagem bastante positiva que as equipas consideradas pequenas adoptam, o que faz com que a probabilidade de ocorrer surpresas seja francamente maior. Senão, atente-se no que se passou este último Sábado:

O Arsenal empatou em casa 1-1 com o Leeds United (equipa que procura agora a subida à Premier League após cair em desgraça devido a graves problemas financeiros) e podem considerar-se felizes por ir discutir a eliminatória a Elland Road, dado que o golo dos Gunners foi marcado no último minuto por Fabregas.

Também o Notts County - a equipa que foi brevemente orientada por Sven-Goran Eriksson - surpreendeu tudo e todos ao bater fora o Sunderland de Steve Bruce por 2-1.

Mas o troféu de "surpresa da tarde" vai para o modesto Stevenage da League Two (o equivalente à nossa 3ª Divisão) que recebeu e venceu o Newcastle em casa por uns assinaláveis 3-1.

Segundo o treinador do Stevenage, Graham Westley, o segredo foi dizer aos jogadores para entrarem em campo e vencerem por 5-0!

Será que resultava em Portugal?


3 comentários:

António Vaz disse...

Na minha modesta opiniao só em Espanha se leva a sério a taça. Quer em Inglaterra quer em Portugal serve para rodar jogadores. Só metem a equipa principal se fôr contra um grande.

JS_81 disse...

Caro António, não é bem assim. Ontem vi um pouco do jogo, e o Newcastle tinha grande parte dos habituais titulares, excepto o Carrol.. as equipas pequenas, como já se viu em Portugal, ganham um força inexplicável nestes jogos

Luis M disse...

Espero que o Caixinha pense como o treinador do Stevenage ;)