E para atacar o Mundial de clubes o Santos tem na voz de Pelé o melhor jogador do Mundo da actualidade: Neymar. «Se formos comparar de forma individual Neymar é para mim não só melhor do que o Messi mas o melhor de todo o Mundo. Remata bem com os dois pés, tem facilidade de avançar pelos dois extremos, em suma é um excelente jogador», frisou.
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Pelé acredita na vitória do Santos no Mundial de clubes e diz que Neymar é melhor que... Messi
E para atacar o Mundial de clubes o Santos tem na voz de Pelé o melhor jogador do Mundo da actualidade: Neymar. «Se formos comparar de forma individual Neymar é para mim não só melhor do que o Messi mas o melhor de todo o Mundo. Remata bem com os dois pés, tem facilidade de avançar pelos dois extremos, em suma é um excelente jogador», frisou.
Benfica tenta Ansaldi já em Janeiro
Barcelona goleia Rayo
szólj hozzá: Barcelona 4-0 Rayo Vallecano
Villas-Boas eliminado da Taça da Liga
Num jogo em que muitos habituais titulares das duas equipas ficaram no banco, foram os 'reds' que estiveram sempre por cima e a comandar o encontro. Aos 20', Alex cometeu grande penalidade, mas viu Turnbull defender o remate de Andy Carroll, que foi titular na frente de ataque para o lugar de Luis Suárez. Apesar da supremacia do conjunto de Liverpool, o resultado chegou com o empate a zero no marcador.
No reatamento, a toada forasteira manteve-se e os pupilos de Kenny Dalglish chegaram à vantagem por intermédio de Maxi Rodríguez. Apenas 5' depois, chegou o 2-0, apontado por Martin Kelly, lateral direito que ocupou o posto habitual de Glenn Johnson. E foi com esse resultado que o Liverpool eliminou o Chelsea da Carling Cup, um dos objectivos da época dos 'blues'.
No outro encontro 'grande' da ronda, o Arsenal não conseguiu vencer o Manchester City, que marcou nos últimos minutos, por intermédio de Kun Agüero.
Veja aqui os golos dos 'reds':
szólj hozzá: Chelsea v Liverpool 0:2
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Chelsea tenta contratar jovem promessa do Barcelona
E para contratar o médio internacional sub-21 espanhol de 19 anos de idade os ingleses terão já colocado em cima da mesa uma proposta de 6 milhões de euros, aguardando-se agora por uma resposta dos catalães.
Gaitán na mira do Barcelona
Segundo a edição desta segunda-feira do Sport - jornal catalão afecto ao Barcelona -, os actuais campeões europeus enviaram um olheiro a Lisboa com a missão de analisar ao pormenor o comportamento de Gaitán.
O ex-Boca Juniors chegou na temporada à Luz para fazer esquecer Ángel Di María e, tal como o seu antecessor, também o actual 20 encarnado tem a Europa a seus pés. Alex Ferguson já elogiou publicamente as qualidades do internacional argentino, sabendo, contudo, das dificuldades que terá para contratá-lo. Para além do agora interesse do Barcelona, o extremo apresenta uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, pelo que a sua saída dependerá exclusivamente do Benfica.
Descartada estará, também, a possibilidade do canhoto abandonar Lisboa durante o mercado de Inverno, pois trata-se de um jogador indispensável na manobra de Jorge Jesus, que pretende roubar o título ao FC Porto e sagrar-se novamente campeão nacional.
AC Milan avança por Maxi López
Segundo a Sky Sport 24, os actuais campeões italianos já chegaram a acordo com o Catania pela transferência do avançado e asseguram, assim, o substituto de Antonio Cassano, afastado do relvado até ao final da temporada devido a uma mal formação cardíaca que o obrigou a ir ao bloco operatório.
A chegada do internacional argentino que já representou River Plate, Barcelona, Maiorca, FK Moscovo, Grémio e Catania não arrefece a cobiça por Carlos Tévez, que poderá chegar também em Janeiro, mas por empréstimo do Manchester City.
Sporting interessado em Salamon
Chegou-se a falar na cobiça do Inter de Milão, mas Lombardi tira-lhe qualquer sentido: «O interesse do Inter não passa de um rumor de mercado que não consegui confirmar. Acredito que há pouco de verdade nisso». Ainda assim, o empresário italiano aproveitou a ocasião para confirmar as reais intenções dos leões: «posso apenas confirmar em relação ao nome do clube estrangeiro que tem vindo a ser referido:o interesse é real», confessou Lombardi, referindo-se aos verde e brancos.
Mas, a ocorrer uma transferência, será apenas no final da temporada: «É prematuro falar de qualquer transferência, até porque se o rapaz sair do Brescia só o fará no final da temporada. Excluo qualquer possibilidade dele sair no mercado de inverno», concluiu o agente do médio de 20 anos do Brescia.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Guimarães vence duelo de Vitórias
Discussão inevitável
Quem viu o jogo, seja benfiquista ou sportinguista, tem de concordar em duas coisas: João Capela condicionou, de longe, o resultado (com a excessiva amostragem de cartões amarelos) e, acima de tudo, o resultado é mais que injusto para o Sporting. Há que haver hombridade e honestidade para o admitir. O Benfica não fez por ganhar o jogo. As oportunidades foram repartidas - na primeira parte. Durante o segundo tempo, foi o Sporting quem justificou o empate - ou, deveremos dizer, a vitória?
Tal como Domingos disse após o jogo da Taça, frente ao Braga, a sorte dá trabalho. E o Sporting, ao que parece, não fez o suficiente para marcar. Não converteu as mais de cinco oportunidades flagrantes ao longo de todo o jogo. Foi penalizado por isso. Mas, a bem da verdade, há que admitir: a vitória do Benfica foi injusta.
FC Porto vence Sp. Braga
Benfica vence dérbi lisboeta
Com cerca de 63 000 espectadores a encher o estádio da Luz, as duas equipas cedo mostraram que pretendiam vencer o jogo e jogar ao ataque. O primeiro lance de perigo pertenceu ao Sporting, num cabeceamento de van Wolsfinkel. Os 'encarnados' responderam e, após marcação de canto de Aimar, apareceu Gaitán a fazer tremer o poste direito da baliza defendida por Rui Patrício. Os 'leões' voltaram a carregar e Schaars , assistido por van Wolfswinkel, atirou a rasar o poste da baliza das águias. Depois, o jogo atravessou uma fase menos bem jogada, com ambas as equipas a anular muito bem as armas rivais, até que, aos 42', chegou o momento do encontro: canto batido por Pablo Aimar e Javi Garcia apareceu ao primeiro poste para inaugurar o marcador.
No reatamento, o Sporting tentou entrar mais forte e nos primeiros minutos esteve perto do empate. Num livre lateral, Elias atirou directo e a bola passou muito perto da baliza de Artur. E
esse foi o primeiro lance entre os dois brasileiros, que tiveram um despique muito intenso. Mas o Benfica reagiu e teve nos pés de Óscar Cardozo o 2-0: o paraguaio 'sentou' Polga e Onyewu, atirou forte, mas Rui Patrício fez uma grande defesa e manteve o Sporting no encontro. 10 minutos mais tarde, 'Tacuara' voltou a ser protagonista, mas por más razões: já tinha visto um cartão amarelo e, ainda assim, contestou uma decisão de João Capela, que não hesitou em mostrar-lhe o segundo cartão e o consequente vermelho. Aí, Jorge Jesus fez marcha atrás e protegeu a baliza como pôde.
A partir daí, o Sporting carregou, mas teve em Artur e na falta de pontaria de Elias as principais razões da derrota: o internacional brasileiro teve três oportunidades de golo, mas não conseguiu concretizar nenhuma. Na primeira, cabeceou para a defesa da noite de Artur. Pouco depois, atirou de pé esquerdo e viu a bola tirar tinta ao poste. Já no fim, após excelente passe de van Wolfswinkel, rematou para defesa (mais uma) de Artur. Mas engane-se quem pense que só deu Sporting neste período: Gaitán atirou à barra, depois de tentar um canto directo e, numa jogada de contra-ataque, Rui Patrício negou o golo a Rodrigo, que surgiu isolado à sua frente.
O Sporting mostrou que, apesar da derrota, está muito melhor que na temporada passada e que merece ser tido em atenção para as contas do título. Por outro lado, o Benfica mantém-se no primeiro lugar e, depois da derrota do Barcelona frente ao Getafe, assumiu-se no único clube europeu invicto em todas as competições.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Máquina do Tempo: O primeiro golo das competições europeias falou português
Nasceu em Sines em 1927 e começou a despontar para o futebol aos 16 anos no clube da sua terra, o Sport Lisboa e Sines. Ainda como júnior o chefe da fábrica de conservas onde travalhava fez-lhe um convite para viajar até Olhão, para ingressar na equipa local, o Olhanense. Clube este que na altura (anos 40) actuava na 1ª Divisão Nacional. Deslocou-se sozinho até ao Algarve onde aí permaneceu um mês. Mas as saudades falaram mais alto e acabaria por regressar a casa.
Contudo, a grande oportunidade da sua vida estava ainda por acontecer, e o destino havia-lhe reservado uma grande surpresa. Tudo começou quando certo dia uma equipa do Barreiro foi jogar ao Alentejo contra a equipa do Sines, tendo esta última vencido o encontro por 6-1. Três dos golos alentejanos foram da autoria de Martins, e mais do que isso assinala uma exibição de encher o olho.
Facto que não passou despecebido à CUF do Barreiro, que lhe oferecia emprego caso ele assinasse com o clube. Ele aceita, mas a ligação é curta, pois meia hora antes do jogo de estreia pela CUF, e já nos balneários, Martins descobre que o emprego na fábrica da CUF afinal não ia ser seu. Recusa-se então alinhar pelos barreirenses, e é posteriormente levado por um massagista da própria CUF para Alvalade onde ai se apresenta em 1946.
Os treinadores do Sporting da época, Abrantes Mendes e Buchelli, testam-no junto às lendas Vasques e Travassos, e ainda que sem o calibre destes dois craques Martins agrada aos responsáveis leoninos e assina contrato. A sua aquisição custou ao Sporting apenas 100 escudos!
Ao entrar em Alvalade Martins tem a fazer-lhe frente uma feroz concorrência, como já vimos a famosa linha avançada denominada de “Cinco Violinos”. Para muitos entrar no “11” leonino era tarefa impossível para quem quer que fosse. Mas Martins conseguio-o.
A sua estreia de leão ao peito aconteceu contra o Vitória de Setúbal, tendo actuado no lugar de Jesus Correia. Uma estreia positiva, com o Sporting a fazer 9 golos, sendo um deles do estreante avançado.
Na temporada de 49/50, com a abandono de Peyroteo, Martins teve uma oportunidade para agarrar de vez um lugar na primeira equipa dos leões. Destacando-se pela sua versatilidade ele desde logo se tornou no operário da equipa, jogando em todas as posições... inclusive na de guarda-redes, lugar onde actuou num encontro com o Oriental.
Com o passar dos anos tornou-se numa das peças fundamentais da “máquina” Sporting.
Na época de 1953/54 vence a “Bola de Prata”, prémio atribuido ao melhor marcador do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, após ter apontado 31 golos. Em termos de currículo vence os célebres quatro campeonatos seguidos (50-51, 51-52, 52-53 e 53-54) pelo Sporting, e ainda o título nacional de 57-58 e a Taça de Portugal (53-54).
Ao serviço da Selecção Nacional actuou por 12 vezes, tendo a primeira ocorrido a 23 de Novembro de 1952.
Mas o grande momento pelo qual este homem é ainda hoje recordado prende-se com o facto de ter sido dele o primeiro golo apontado nas competições europeias. Decorria o ano de 1955, e o Sporting teve a honra de disputar o primeiro jogo da recém criada Taça dos Clubes Campeões Europeus. O Sporting e o Estádio Nacional, palco que acolheu o encontro com os jugoslavos do Partizan de Belgrado a 4 de Setembro do citado ano.
Aos 14 minutos desse jogo Martins faz o primeiro golo, o primeiro de sempre numa prova europeia. Naquele momento entrou para a história do futebol europeu. Marcaria ainda um segundo golo de uma partida que terminaria empatada a três bolas, sendo que na 2ª mão o Sporting perderia por 2-5 e consequentemente eliminado. Mas a João Martins ninguém lhe tira o mérito de ter sido ele o autor do primeiro golo de uma competição europeia.
Abandonou o futebol em 1959 depois de 13 temporadas de leão ao peito, tendo apontado pelo emblema de Lisboa 258 golos. Viria a falecer em 16 de Novembro 1993, com 66 anos de idade, devido a problemas cardíacos.
Neymar eleito melhor jogador da Libertadores 2011
Selecção: Sorteio qualificação Mundial 2014
Eis o calendário completo de jogos da Selecção:
7 de Setembro de 2012: Luxemburgo vs PORTUGAL
11 de Setembro de 2012: PORTUGAL vs Azerbaijão
12 de Outubro de 2012: Rússia vs PORTUGAL
16 de Outubro de 2012: PORTUGAL vs Irlanda do Norte
22 de Março de 2013: Israel vs PORTUGAL
26 de Março de 2013: Azerbaijão vs PORTUGAL
7 de Junho de 2013: PORTUGAL vs Rússia
6 de Setembro de 2013: Irlanda do Norte vs PORTUGAL
11 de Outubro de 2013: PORTUGAL vs Israel
15 de Outubro de 2013: PORTUGAL vs Luxemburgo
Último reduto: Há Luz ao fundo do ‘derby’
Tévez perto do AC Milan
Segundo o Daily Mirror, Kia Joorabchian, empresário do internacional argentino, encontrou-se com Adriano Galiani, administrador dos 'rossoneri', e terão acordado o empréstimo do avançado até ao final da época.
Falta agora a autorização dos citizens, que já definiram o preço: 5 milhões de euros por empréstimo e 20 milhões de euros pela transferência definitiva.
Recorde-se que Tévez se recusou a jogar em Munique, frente ao Bayern, numa altura em que a sua equipa perdia. Desde então, Mancini afirmou que o argentino estava afastado do clube.
Luisão pára 15 dias
O internacional brasileiro saiu na segunda parte, em Old Trafford, com queixas no adutor direito e, depois dos exames complementares realizados esta quinta-feira, foi-lhe diagnosticado o tempo de paragem: 15 dias.
O capitão das 'águias' é uma peça fulcral no conjunto de Jorge Jesus e, das 17 vezes que não jogou desde que o técnico assumiu o comando do Benfica, a equipa somou 10 vitórias, três derrotas e quatro empates. Estes números espelham bem a importância que o 'Girafa' tem no quarteto defensivo que protege a baliza defendida por Artur.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Chelsea tenta Kaká, PSG aborda Beckham
Abidal renova pelo Barcelona
Em declarações ao Canal Plus francês, o lateral esquerdo assume que já só falta pôr o preto no branco: «estamos de acordo com o Barcelona. Só me falta assinar a renovação. Estou feliz. A aventura vai continuar em Barcelona.
Este anúncio chega após duras negociações, já que havia divergências em relação ao salário e à duração do novo contrato.
FC Porto a uma vitória dos oitavos
Depois de três jogos consecutivos sem ganhar, o dragão encontrou forças e calor para ir à gélida Ucrânia (o jogo decorreu com -7 graus) e, mesmo sem ter feito um grande jogo, conseguiu o mais importante: os três pontos.
A primeira parte foi jogada com intensidade e teve ocasiões de golo dos dois lados, ainda que os ucranianos se tenham superiorizado neste capítulo - Luiz Adriano chegou a enviar uma bola ao ferro de Helton. Mas o FC Porto nunca virou a cara à luta e teve em Hulk o seu principal guerreiro, que criou muitos problemas à defesa ucraniana.
A segunda metade chegou com a igualdade a zero no marcador, e os dragões surgiram melhor e mais compactos. O Shakhtar, por sua vez, apareceu em campo mais cansado, talvez devido à intensidade da primeira parte. A primeira grande oportunidade de golo do segundo tempo apareceu apenas aos 70', para o Shakthar, com Rolando a desviar um remate que por pouco não traía Rolando. Contudo, tal 'acordou' o dragão que, aos 79', chegou ao golo através de Hulk, assistido por João Moutinho. Já nos descontos, a vantagem foi dilatada através de um auto-golo de Rat.
Este resultado traz uma lufada de ar fresco a Vítor Pereira e dá possibilidades ao dragão de se apurar para os oitavos-de-final. Para tal, terá que vencer o Zenit na última ronda, no Estádio do Dragão. Caso tal não aconteça, a Liga Europa está garantida.
Veja aqui os principais lances do encontro:
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Grémio quer trazer Vagner Love de volta ao Brasil
Love tem contrato com o CSKA até Agosto de 2014, pese embora o presidente dos russos já tenha vindo a público afirmar que o seu clube está disponível para negociar o jogador com o Grêmio na próxima reabertura de mercado.
Taça da Liga: sorteio da fase de grupos
Aqui ficam os quatro grupos:
Esta terceira fase será composta por três jornadas, a 2 e 3 de Janeiro de 2012 (primeira jornada), 18 de Janeiro (segunda jornada) e 4 e 5 de Fevereiro (terceira jornada).
João Pereira cobiçado no 'Velho Continente'
No Sporting desde Janeiro de 2010, o lateral formado no Benfica está a ser seguido de muito perto por clubes como o AC Milan, Paris Saint-Germain e Villarreal, bem como Tottenham e Schalke 04. Contudo, a direcção leonina não parece estar disposta a abrir mão de um dos jogadores indiscutíveis para Domingos Paciência e muitas vezes capitão de equipa.
Recorde-se que o lateral de 27 anos tem contrato até 2014 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.
Real Madrid 'esmaga' Dinamo Zagreb
Com Cristiano Ronaldo, Pepe e Casillas no banco, os merengues apresentaram-se com muitas alterações no onze titular. Mas nem isso tirou força aos pupilos de Mourinho. Aos 20', já venciam por 4-0, graças a golos de Benzema, Callejón, Higuaín e Özil. E foi esse o resultado que chegou ao intervalo, num Santiago Bernabéu ruidoso como há muito não se sentia.
No segundo tempo, as bancadas madrilenas voltaram a assistir a 4 tentos, mas desta feita, divididos pelas equipas. O Real Madrid chegou a estar a vencer por 6-0 (Benzema e Callejón bisaram), mas nos minutos finais permitiu que o Dínamo de Zagreb, por intermédio de Beqiraj e Tomecak, reduzisse para 6-2. Destaque para o facto do conjunto croata nunca ter marcado um golo na Champions antes do jogo desta terça-feira.
Veja aqui os golos:
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Benfica empata em Old Trafford e garante passagem aos 'oitavos'
Real Madrid e Valência lutam entre si por jovem promessa espanhola
Valência que aliás veio já à praça pública lembrar a referida cooperação de troca de jogadores acordada com o Alcoyano e como tal reclamar o seu direito de opção sobre o jovem defesa-central que por sua vez, e segundo se sabe, esteve recentemente em Madrid a visitar as instalações dos merengues sublinhando então que não quer vestir outra camisola senão a do Real. A “novela” promete conhecer novos e acalorados capítulos dentro em breve.
Benfica vai à Madeira; Sporting recebe o Belenenses
Oitavos de final, 4 de Dezembro:
Marítimo-Benfica
Sporting-Belenenses
Estoril-Olhanense
Leixões-Académica
Tirsense-Nacional
Moreirense-Torreense
Mirandela-Oliveirense
Dp. Aves-Ribeira Brava
Capel eleito jogador do mês
O ex-Sevilha apontou três golos em cinco jogos durante o passado mês e a sua boa forma levou-o a alcançar os melhores registos de sempre da sua carreira. Desde que chegou ao Sporting, o internacional espanhol apontou 4 golos em 17 partidas, igualando os 4 golos apontados em 42 encontros, conseguido em 2007/08.
Mangala pisca olho ao PSG
Em declarações à rádio RMC, Mangala destacou as qualidades dos dragões: «O FC Porto é um dos melhores clubes da Europa. Foi uma escolha minha, em detrimento de outros. Acho que o FC Porto pode ser um bom trampolim para a minha carreira. Há sempre jovens que saem daqui para clubes de topo».
Contudo, assumindo o esejo de jogar na Ligue 1, o defesa revela as suas preferências: «Sou um fã do PSG, mas claro que Lyon e Marselha são grandes clubes. Se me interessava jogar pelo PSG? É claro. Ia já».
Chelsea segue Elias e v. Wolfswinkel
Segundo o The Sun, a razão é simples: o antigo director executivo dos blues terá participado na aquisição de 50% dos passes de Elias e van Wolfswinkel. Vendo o bom rendimento alcançado de leão ao peito, pretende agora levar os jogadores para a Premier League, mais propriamente para o Chelsea.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Rui Patrício e Polga ganham Prémios Stromp
Conheça a lista dos contemplados:
Diogo Neves (atleta do ano)
Joana Ramos (atleta do ano)
Miguel Albuquerque (coordenador do ano)
Orlando Duarte (técnico do ano)
Gonçalo Alves (revelação do ano)
Rui Patrício (futebolista do ano)
Joaquim Carvalho (saudade)
João Mário (Academia Sporting)
Vítor Araújo (sócio do ano)
João Salvador Marques (dedicação)
Luís Godinho Lopes (dirigente do ano)
Anderson Polga (especial carreira)
Equipa de Karaté Juniores (especial europeu)
Museu Mundo Sporting (especial prestígio)
Futsal (especial mérito desportivo)
João Pina (europeu judo)
João Silva (europeu triatlo)
Francis Obikwelu (europeu atletismo)
Naide Gomes (europeu atletismo)
Diogo Chen (europeu ténis mesa)
Katerina Larsson (europeu triatlo)
Rodrigo Baltazar (europeu triatlo)
Diogo Tocha (europeu hóquei em patins)
Diogo Alves (europeu hóquei em patins)
Sérgio Paiva (europeu karaté)
Rodrigo Borrega (europeu karaté)
Nuno Silva (mundial special olymp. natação)
Ana Carvalho (mundial special olymp. natação)
Beckham e os LA Galaxy sagram-se campeões dos Estados Unidos da América
O combinado onde pontifica o inglês David Beckham bateu na final (realizada em Carson, na Califórnia) os Houston Dynamo por 1-0.
O tento solitário foi apontado pelo capitão Landon Donovan quando decorria o minuto 71.
Quarto Círculo: Campeonato discutido a dois (?)
A luta pelo campeonato nacional está ao rubro, mas, na opinião de um simples adepto de futebol, só há dois candidatos este ano. Esta previsão pode sair pela culatra, mas com o cenário actual, só Benfica e Sporting poderão, na verdade, lutar pelo título. No estado em que está o FC Porto, caso não haja mudanças breves, a vida está muito facilitada para os rivais lisboetas.
É bem verdade que o Benfica será sempre o principal candidato ao título quando os dragões estão em baixo de forma. Mas este ano há um poderio a ter em conta, já ali ao lado, no Campo Grande. E já no próximo sábado, 26, poderemos observar qual é a melhor equipa, de entre os dois rivais da Segunda Circular. Uma coisa é certa: com Vítor Pereira no lugar, quem não fica à frente é o FC Porto. Os outros grandes agradecem.
Golão para Gustavo
O Maiorca até marcou primeiro, por intermédio de Victor, a meio da primeira parte. Contudo, o Granada chegaria ao empate já no segundo tempo, graças a um tento de Siquera aos 54'. Apenas 5 minutos mais tarde, chegaria o momento do encontro: Carlos Martins pegou na bola, arrancou em direcção à baliza contrária e 'estoirou' de fora da área. Guardião completamente batido, 2-1 e um grande golo do internacional português. De imediato, foi-lhe dada uma camisola que dizia Gustavo e o médio agarrou-a como se do filho se tratasse. Levou-a ao céu, pediu ajuda divina para o petiz, chorou e arrepiou todos os que enchiam o estádio Los Cármenes.
O pior chegou um minuto mais tarde: como escreve o jornal a Marca, «um energúmeno estragou a homenagem a Gustavo», depois de atirar uma moeda para o relvado, que abriu o sobrolho do árbitro assistente. O estádio voltou-se todo contra o agressor, mas os árbitros foram obrigados a interromper o jogo, que terminará esta segunda-feira.
Veja aqui o golaço e os festejos de Carlos Martins:
Sporting e Benfica passam; FC Porto eliminado
Um Dom Rodrigo à chuva
O Benfica foi o primeiro a entrar em campo, na Figueira da Foz, num duelo que, nos últimos anos, era de primeira liga. A verdade é que a Naval, que milita agora na liga de Honra, dificultou muito a tarefa aos encarnados, que sentiram grandes dificuldades em jogar, muito por culpa da enorme tempestade que se abateu durante os 90 minutos. O golo da vitória chegou já no final do encontro, quando todos começavam a pensar no prolongamento, por intermédio de Rodrigo, que já leva 5 golos em 4 jogos.
Dragão aprende em Coimbra
Num duelo primodivisionário, o FC Porto visitou o terreno da Académica e saiu goleado por 3-0. Os pupilos de Vítor Pereira confirmam que atravessam um baixo de forma preocupante e foram afastados da Taça de Portugal, deixando o técnico em maus lençóis. Num jogo em que os dragões não conseguiram criar perigo, Pedro Emanuel deu uma lição de como atacar os campeões nacionais. Os golos surgiram na segunda parte e foram conseguidos por Marinho, Adrien e Diogo Valente, ex-dragão.
Ao ritmo de Capel
No jogo grande da ronda, o Sporting recebeu o Sp. Braga e, graças a golos de Capel e Insúa, carimbou a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Tratou-se de um grande jogo de futebol, repleto de intensidade e que não defraudou os adeptos que se deslocaram a Alvalade para assistir ao encontro. Diego Capel foi a grande figura do encontro. Não só pelo bonito golo que marcou, mas pela forma como empolga as bancadas e acelera o jogo, com jogadas de perigo constantes. Os bracarenses, apesar de terem estado praticamente o jogo todo em desvantagem, nunca desistiram e criaram muitos problemas à defensiva leonina.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
VAI DAR QUE FALAR: Marc-André ter Stegen
Marc-André é um guarda-redes que ocupa a baliza inteira, entregando segurança à sua equipa e é exímio nas saídas. Porém destaca-se pela sua elasticidade e pela capacidade de chegar aonde os outros não chegam. Os seus reflexos fazem-me lembrar Michel Preud'homme. Quando o vejo jogar entusiasmo-me e penso cá para mim: este não falha, pois não?
Ficha Técnica
Nome: Marc-André ter Stegen
Data de Nascimento: 30-04-1992 - 19 anos
Local de Nascimento: Mönchengladbach, Alemanha
Altura: 1.85m
Posição: Guarda-redes
Clube: Borussia M'gladbach
Máquina do Tempo: Mihaly Siska – a primeira lenda das balizas portuguesas
Falamos do lendário Mihaly Siska, o húngaro de nascença mas português de alma e coração que se notabilizou no primeiro quarto do século XX ao serviço do Futebol Clube do Porto.
Como já vimos nasceu na Hungria, em 1906, mas viveu a maior parte da sua vida no nosso país, para onde emigrou aos 18 anos de idade pela mão do seu compatriota Akos Tezler, um conceituado treinador de futebol daquela época.
E veio para jogar futebol ao serviço do popular clube nortenho, transferindo-se do “gigante” húngaro do Vasas de Budapeste. A sua contratação causou de imediato polémica cá no nosso burgo, uma vez que lhe havia sido atribuída uma verba mensal de 1000 escudos. Um escândalo, pois não podemos esquecer que na época o futebol português era totalmente amador, e como tal proibida a profissionalização de futebolistas.
Como tal, Siska não se assumiu como profissional de futebol, tendo aceite então um emprego na Sociedade dos Vinhos Borges & Irmão como mecânico.
Paralelamente a este cargo executava com mestria aquilo que na verdade o havia trazido ao nosso país: jogar à bola. As suas exibições com a camisola dos dragões foram lendárias. Rezam as crónicas que foi por sua influência que o FC Porto conquistou inúmeros e importantes triunfos ao longo dos dez anos em que este homem defendeu as redes azuis-e-brancas.
Uma dessas crónicas alude para a decisão do título de campeão de Portugal da temporada de 1924/25, entre o FC Porto e o Sporting, partida disputada em Viana do Castelo, onde uma memóravel – e para muitos do outro mundo – exibição de Siska valeu a vitória aos nortenhos por 2-1.
Pelo emblema da “Cidade Invicta” voltaria a vencer o Campeonato de Portugal (nota: prova antecessora da actual Taça de Portugal) em 1931/32 sob a orientação de outro “mago” húngaro que fez escola no nosso país, o treinador Joseph Szabo.
Amava o FC Porto, a cidade e o nosso país, não sendo pois de estranhar que se naturalizasse português, passando posteriormente a adoptar o nome de Miguel Siska. Com o passar dos anos foi reconhecido internacionalmente como um dos melhores guardiões da Europa. Era conhecido nos meandros da bola como o “meia equipa” pela importância já frisada que desde a sua chegada assumiu no jogo do FC Porto. Aos campeonatos de Portugal conquistados já aqui falados juntaria na sua vitrina pessoal inúmeros títulos regionais da Associação de Futebol do Porto.
Devido a problemas de saúde retirou-se dos campos em 1934, assumindo a função de treinador em 1938 quando orientou a equipa do Sport Progresso. Na época de 1938/39 o clube do seu coração chamou-o para orientar a equipa que iria disputar a primeira edição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O resultado não poderia ser melhor: o FC Porto de Siska sagrou-se campeão nacional, um feito repetido uma temporada mais tarde.
Abandonado o comando técnico dos portistas Miguel Siska passou a desempenhar funções de funcionário da secretaria do clube até à sua morte, a qual ocorreu em 1947, quando somente contava com 41 anos de idade.
Liverpool vence Chelsea na disputa por jovem de 14 anos
Drogba pode seguir Eto'o
Ainda que os 'blues' já tenham feito saber que contam com Drobga, esta proposta pode ser um ponto de viragem em relação ao futuro do avançado, que se encontra em desacordo com o Chelsea relativamente à duração do novo contrato. Drogba pretende mais 2 anos de ligação contratual, enquanto o clube pretende renovar apenas por mais um ano, devido aos 33 anos do internacional costa-marfinense.
O principal beneficiado deste impasse pode, de facto, ser o Anzhi, que pretende assumir-se no panorama futebolístico internacional.
Villas-Boas quer Higuaín
Depois de, há cerca de um ano, ter pago 58 milhões de euros por Fernando Torres, o Chelsea prepara-se para abrir novamente os cordões à bolsa, desta feita para contratar Gonzalo Higuaín, craque argentino que tem estado em destaque graças aos golos marcados.
Contudo, apesar dos milhões de Roman Abramovich, a transferência não se afigura fácil. A verdade é que 'Pipa' apresenta uma cláusula de rescisão de 200 milhões de euros, pelo que o Real Madrid terá sempre a última palavra quanto à eventual saída do argentino. De referir ainda que o avançado está ligado ao clube merengue até 2016 e aufere cerca de 3,5 milhões de euros anuais.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Abdullah Avci é o novo seleccionador da Turquia
Chelsea volta à carga por Alvaro Pereira
Vamos ajudar o filho de Carlos Martins
Shaqiri perto do Atlético de Madrid
Sepsi pode voltar à Luz
Marian Iancu referiu que os dirigentes encarnados já encetaram contactos no sentido de resgatar Laszlo Sepsi, que foi vendido ao clube no ano passado. Contudo, os romenos nunca chegaram a pagar, pelo que o negócio pode ser facilitado. A dívida que existe pode devolver Sepsi à Luz, numa operação sem custos para as 'águias'.
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Euro 2012: Aragonés aposta em novo triunfo da Espanha enquanto que Fernando Santos quer um Portugal – Grécia na final
Outra aposta surgiu de Fernando Santos, o português que conduziu a selecção da Grécia ao evento que terá lugar na Polónia e a Ucrânia no próximo Verão. Para o antigo treinador do Sporting, Benfica, e FC Porto – entre outros clubes – a final ideal do Euro 2012 seria um Grécia – Portugal tal como aconteceu em 2004. «Isso é o que eu mais queria. Não gostaria nada de encontrar Portugal na primeira fase. Queria sim um confronto no último jogo do Europeu». Parte do desejo de Fernando Santos já está realizado uma vez que as duas selecções não poderão encontrar-se na fase de grupos, já que ambas estão no pote 3 do sorteio que terá lugar no próximo dia 2 de Dezembro.