domingo, 27 de setembro de 2009

Conversas de Dragão: A história do costume




Antes deste encontro, dizer que o FC Porto estava em crise não era de todo mentira. Os dragões vinham de duas derrotas consecutivas, embora contra duas grandes equipas, e este jogo com o Sporting era importante para retomar a confiança. E a verdade é que acabou por acontecer aquilo que é costume desde que Jesualdo Ferreira é treinador. Pode haver uma crise de resultados, mas safa-se sempre contra os principais rivais. Foi assim, por exemplo, no ano passado, depois da goleada sofrida contra o Arsenal.

Nesta partida, o Porto entrou à Porto: procurou desde o primeiro minuto o golo e aos 3' já Falcao marcava o seu quinto tento na Liga. A vantagem madrugadora deu tranquilidade à equipa e só não foi aumentada porque Rui Patrício foi um obstáculo quase intransponível. Também na segunda parte, logo a seguir à expulsão de Polga, os portistas tiveram excelentes oportunidades para resolver de vez o jogo, mas o guarda-redes sportinguista estava numa noite inspirada.

Penso que os tretacampeões nacionais tiveram sempre o controlo da partida, mesmo nos momentos de maior pressão do adversário, que pôs por diversas vezes Helton à prova.

Belluschi recuperou a titularidade em boa hora - é sem dúvida o homem mais adequado para jogar meio-campo azul e branco - e Hulk voltou a aprender que o futebol é um jogo colectivo e assim causou desequilíbrios.

4 comentários:

Carlos Xistra disse...

eu ja sabia que o arbitro ia tazer polemica no jogo.
Esta escolha ca para mim tem o dedo do pinto da costa.
O Sporting foi mais roubado do que beneficiado. Na falta que deu origem á expulsao do veloso, o miguel[veloso], nem toca no fucile. Os gajos do porto quando defrontarem o benfica tao tramados.

Ja tao a chorar... disse...

Ó Xistra, pq é q os gajos do fcp tao lixados qd jogarem contra o slb??? por causa dos penalties BEM assinalados q o slb tem beneficiado? o historial dos encontros entre aguias e dragoes ate nos diz q os azuis têm sido bem mais beneficiados. veja-se o jogo do ano passado (empate 1-1) q iniciou a queda livre do slb, qd podia ter ficado em 1º....

RedbULL disse...

o porto nao joga nada. sao uns gatunos.

Anónimo disse...

O que me mete nojo neste Porto é que não estando agora a jogar nada, começa a ser ajudado pelos árbitros e levado ao colo até chegar lá acima. Elimina a concorrência e assim se faz mais um título...