terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A Voz da Experiência: Túlio «Maravilha»

Túlio Humberto Pereira da Costa, conhecido no mundo futebolístico como «Túlio Maravilha», nunca foi um jogador galardoado a nível europeu. Sem grandes titulos colectivos para recordar, o internacional brasileiro pretende escrever o seu nome na história do futebol a título individual. Desconhecido/esquecido na Europa, Túlio é "só" o maior goleador do mundo em actividade e pretende alcançar o feito dos compatriotas Pelé e Romário: ultrapassar a barreira dos 1000 golos. Uma tarefa árdua, sobretudo para um jogador já com... 41 anos.

Faltam 62 golos...
Neste momento, Túlio leva 936 golos na sua conta pessoal, números confirmados pela imprensa brasileira. Este registo, à imagem do de Romário e Pelé, inclui os tentos apontados em amigáveis e em encontros não oficiais. Para conseguir alcançar o tão desejado número, o multi-goleador assinou recentemente pelo Botafogo-DF, onde já se estreou a marcar. Fê-lo num jogo entre All Stars e logo por duas vezes. Desde já, está garantido que todas as grandes penalidades e oportunidades favoráveis à equipa serão endereçadas a Túlio.

Quatro continentes, muitos emblemas
A carreira de Túlio foi, essencialmente, passada no Brasil, mas o avançado canarinho não deixou de pisar o continente europeu, asiático e sul-americano. Jogou no Sion, da Suiça, (92/03),  no Újpest, da Húngria (00/01), no Wilstermann, da Bolívia (04), e, por fim, abraçou os petrodólares do Al-Shabab (05/06)., embora nem sequer tenha sido inscrito na equipa. Enunciar todos os emblemas que Túlio representou torna-se complicado, isto porque o «Maravilha» trocou de emblema... 37 vezes!

Formado no Góias e então com 18 anos, Túlio foi lançado na equipa principal por Luíz Filipe Scolari. Daí, nasceu a célebre frase do ex-seleccionador português, criada expressamente para o jovem brasileiro: «Vai lá e faz o seu jogo». Em cinco anos, Túlio fez 187 golos em 223 jogos. Abriram-se as portas para o futebol europeu, no Sion, onde fez 64 golos em 71 jogos. Contudo, a Europa não agradou ao «Maravilha». «Foi um atraso na minha carreira, só deu para ganhar um dinheirinho na época», desabafou o jogador. Regressou ao Brasil, para se tornar numa lenda no Botafogo - fez 134 golos em apenas dois anos.

Contudo, o avançado transferiu-se para o Corinthians e a sua carreira começou a declinar. Trocou 9 vezes de clube em 4 anos mas chegou, inclusive, a fazer dupla de ataque com Bebeto ao serviço do Vitória. Já em 2002 experimentou o futebol húngaro, onde fez 47 golos em 40 jogos pelo Újpest. Tornou-se um ídolo na Húngria, mas recusou-se a ficar, confessando que o futebol brasileiro era a sua montra.

Após duas épocas de bom nível no Brasil (27 golos pelo Brasiliense e 23 pelo Atlético Goianiense), Túlio foi para a Bolívia, onde fez 24 golos em cinco meses mas, mais uma vez, quis regressar «a casa». Desde então, o «Maravilha» trocou 20 (!) vezes de clube, mas só não deixou a sua marca goleadora em dois - o Al-Shabab e o Operário, já este ano.

Pela selecção nacional, os números são respeituosos: marcou 13 golos em 15 partidas, entre 1990 e 1995. Curiosamente, a selecção brasileira nunca perdeu com ele em campo.

Títulos conquistados:
Túlio venceu por três vezes a bola de prata (89, 91 e 95), prémio atribuído ao melhor jogador no Brasileirão. Foi artilheiro do mais importante campeonato brasileiro em 89, 94 e 95. Recebeu 14 distinções de melhor marcador entre competições brasileiras e internacionais. Na Europa, conquistou a Taça da Húngria e o campeonato suiço. De resto, participou em 21 conquistas colectivas, com destaque para o Brasileirão '95.

Veja o golo 500 de Túlio, com direito a celebração especial:

5 comentários:

Hugo disse...

Grande craque!! Ainda há pouco o vi jogar no jogo de solidariedade do Zico. Ainda dava uma perninha na liga vitalis

Mendes disse...

Cresci a ouvir falar neste jogador, mas não sei porquê, nunca foi para nenhumclube de renome na Europa. foi pena. Acho que tinha valor para isso.

JJ disse...

Ele que vá para o Rio Negro, fazer dupla com o Jardel!

Guti disse...

Não acho jeito nenhum estes brasileiros se arrastarem em campo só para atingirem certos objectivos..

Guus disse...

Adoro esta rúbrica, dá a conhecer jogadores que mereciam mais reconhecimento. Parabéns!