terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ricardinho a 2 jogos de se sagrar Campeão Nacional de Futsal no Japão!

Nagoya vs Fuchu: primeiro contra segundo classificados da Liga Japonesa e um jogo que podia deixar os tri-campeões nacionais (Nagoya) a 13 pontos do rival directo, ficando a duas vitórias do tetra-campeonato.

Estes factos até poderiam parecer "irrelevantes" para o adepto português de futsal, mas a verdade é que neste embate de titãs japoneses figura um dos "nossos": Ricardinho, ex-jogador do SL Benfica.

O jogo inicia-se com uma toada bastante táctica: o Nagoya pressiona alto, tentando recuperar a bola nas imediações da baliza adversária; enquanto, o Fuchu, procura contrariar esta estratégia posicionando a sua defesa a meio campo, realizando uma pressão agressiva sobre o portador da bola e apostando na exploração dos contra-ataques.

No primeiro tempo, o Fuchu estava a dar uma boa resposta, impondo um equilibrio tal na partida que apenas permitiu ao Nagoya fazer dois remates, contra mais de dez do adversário. Mesmo com tantas oportunidades de golo, o jogo foi para o intervalo com um "nulo", provando o "porquê" de ser o jogo do título.

Na segunda-parte, o Fuchu, mais uma vez, entrou por cima, tendo voltado a criar perigo através de situações de 1x1 contra o guarda-redes. Perante esta iniciativa do adversário, a equipa do Nagoya baixou a defesa para meio campo, começando a recuperar mais bolas e a ter mais oportunidades para finalizar.

Como quem não marca, sofre, o Nagoya acabou por se adiantar no marcador através de Kaoru, pivot peruano. Este recebe a bola, roda para a baliza e desfere um remate cruzado com a bola a fazer um "túnel" a um defesa. Era um lance indefensável para o guarda-redes do Fuchu.

Este golo permitiu aos tri-campeões tranquilizarem-se, "abandonarem" o pivot e passarem a adoptar o 4x0. Com esta nova estratégia conseguiram criar inúmeras oportunidades nas costas da equipa dos rivais.

Perante a desvantagem e o "crescimento" do adversário, o Fuchu teve de subir as suas linhas. Como consequência deste comportamento táctico, que abriu ainda mais espaços nas costas dos mesmos, o Nagoya consegiu ampliar a vantagem para 2-0. Bruno com um remate fantástico de fora de área, com pé esquerdo, foi o autor do tento.
Posto isto, o 3-0 surge naturalmente por Kogure, após assistência do português Ricardinho.

Ainda houve tempo para mais um golo antes do Fuchu reduzir. Luiz Negão, depois de bater o adversário directo no 1x1, consegue meter a bola entre as pernas do guarda-redes adversário.

O Fuchu ainda conseguiu alcançar o golo de honra na sequência de um lançamento livre (a entrar na "gaveta") mas com alguma responsabilidade para o guardião do Nagoya (mal posicionado).

Finalmente, e para fechar as contas do jogo, Ricardinho, internacional português, fez o 5-1, numa altura em que o Fuchu já apostava no guarda-redes avançado. O português não podia ter dado um final melhor ao encontro, visto que o seu golo conseguiu levantar todo o pavilhão! Após dividir uma bola dentro da área com o adversário e de a levantar, efectua um remate sobre o adversário que o vem marcar e sem ver se a bola entra... Sai a festejar!

O Nagoya soma assim mais 13 pontos que o segundo classificado, o Fuchu, precisando apenas de 2 vitórias (faltam 6 jornadas até ao final) para se tornar tetra-campeão e dar a Ricardinho o título de Campeão Nacional do Japão na sua época de estreia.

3 comentários:

Hugo Ricardo disse...

Incrível este Ricardinho. Gostava de o ver jogar em Espanha, possivelmente o país mais forte no futsal

Zeca disse...

Que saudades de o ver jogar aqui em Portugal. Só por ele já valia a pena pagar bilhete.

H.M. disse...

É muito triste um craque destes jogar no japão.. o dinheiro nao é tudo! ele que regresse à europa e meta juizo naquela cabeça